Com mais um começo de ano vindo aí, é a melhor hora para as empresas elaborarem o balanço patrimonial de seus negócios, já que essa é uma iniciativa comumente realizada ao longo de 12 meses de trabalho e observação.

Para quem nunca ouviu falar disso, o balanço patrimonial nada mais é que um relatório contábil, que tem como principal objetivo avaliar a situação financeira da sua empresa, diante de um determinado período de tempo.


Esse documento é fundamental para identificar a viabilidade econômica dos empreendimentos, além de analisar os resultados obtidos ao longo do ano e, com isso, embasar decisões estratégicas para o futuro.


Embora muito importante, muitos empresários e empreendedores desconhecem esse relatório e, por conta disso, não conseguem aproveitar todos os benefícios que ele pode trazer para a saúde dos negócios.


Por esse motivo, o artigo de hoje vai falar mais sobre o que é o balanço patrimonial e como fazê-lo, além de trazer todas as vantagens dessa análise. Acompanhe a leitura!

Afinal de contas, o que é o balanço patrimonial?

O balanço patrimonial (BP), também chamado de balanço contábil, é um relatório que descreve a situação financeira das empresas, a partir da avaliação de ativos e passivos.


Ou seja, o documento apresenta todos os movimentos financeiros do seu negócio após um determinado período de tempo, que geralmente é de 12 meses.


Dessa maneira, é possível ter acesso às principais transações, incluindo os bens da companhia, os investimentos, as fontes de recurso, entre outros. Em síntese, é um relatório da saúde financeira do seu negócio.


Um dos principais objetivos do balanço patrimonial é perceber os gastos e, com isso, orientar melhor as transações. Assim, os gestores sabem se é uma boa hora de controlar os custos de algumas operações ou investir em algo novo.


Por esse motivo, o balanço patrimonial é indispensável para todos os negócios, desde uma empresa de pintura predial, até mesmo os microempreendedores.


No entanto, para elaborar o relatório com riqueza de dados, é preciso ter uma documentação coerente do fluxo financeiro e de caixa. Sendo assim, é importante que os gestores mantenham toda essa documentação em dia.


Caso contrário, o balanço contábil perde a sua finalidade, apresentando aos empreendedores um resultado não tão confiável assim, já que faltam informações.

Qual a finalidade do balanço patrimonial?

Como vimos, o balanço patrimonial é indispensável para a avaliação da saúde financeira dos negócios, orientando inúmeras tomadas de decisão.


Mas a sua finalidade vai muito além disso. Tanto que o documento é usado para muitas outras coisas, sendo apresentado em sala reunião pequena logo no início do ano, para nortear várias iniciativas dentro das empresas.


Sendo assim, entre os principais objetivos do balanço patrimonial, destacam-se:


  • Verificar o comportamento financeiro do seu negócio;
  • Compreender o fluxo de caixa e as transações financeiras realizadas;
  • Ser uma base de elaboração do planejamento estratégico;
  • Ajudar na elaboração do planejamento tributário;
  • Colaborar com a tomada de decisões assertivas;
  • Apresentar os dados contábeis a possíveis investidores.

Importante ressaltar que o planejamento estratégico depende, em grande parte, das informações contidas no balanço patrimonial.


Afinal de contas, se um espaço fitness quer investir em uma catraca de academia, por exemplo, é necessário verificar se a empresa possui os recursos financeiros necessários para fazer essa aquisição.


Ou seja, não dá para planejar muita coisa, se não temos o conhecimento preciso de como anda a parte financeira da companhia. 

Quando o balanço patrimonial deve ser feito?

Tendo em vista que o balanço patrimonial é um relatório com a intenção de apresentar a situação financeira da empresa, é recomendado que ele seja feito no final de ano, após decorridos os 12 meses. 


No entanto, nada impede que ele seja elaborado em menos tempo, dependendo das metas e objetivos da organização.


De acordo com a Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, com base na escrituração contábil do negócio. Junto ao relatório, é necessário anexar o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).


Por esse motivo, independentemente do porte do seu empreendimento, seja ele um grande negócio de auto peças de moto, ou uma loja pequena, é necessário ficar atento(a) às disposições previstas em lei.

Como elaborar um balanço patrimonial?

O primeiro passo para elaborar o balanço patrimonial é conhecer a estrutura do documento. De maneira geral, ele é composto por três informações principais: os ativos, passivos e o patrimônio líquido da empresa.


Normalmente, o balanço patrimonial é elaborado na estrutura de razonete. No lado esquerdo constam os bens e direitos (ativos); enquanto do lado direito, as obrigações (passivos) e o patrimônio líquido.


Abaixo, segue um gráfico demonstrativo da estrutura de um balanço patrimonial:


ATIVO

PASSIVO

bens + direitos

obrigações com terceiros

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

obrigações com a própria empresa (pagamentos, entre outros).

TOTAL ATIVO (em reais)

TOTAL PASSIVO (em reais)


É importante destacar que o “total de ativos” deve ser igual ao “total de passivos”. Quem irá garantir que essa conta feche é o patrimônio líquido.


Afinal de contas, a ideia do balanço patrimonial é garantir um equilíbrio entre os recebidos e os pagamentos da empresa.


Para compreender mais sobre cada um desses itens presentes no balanço patrimonial, confira as explicações a seguir.

Ativos

Os ativos representam os bens e direitos da sua empresa, por exemplo, as máquinas, os veículos e outros equipamentos da organização. Ao mesmo tempo, os direitos se referem aos valores que dependem dos terceiros, como contas a receber.


É importante que todas essas informações estejam contidas no fluxo de caixa. A dica é elaborar um catálogo de empresas, em que é possível conferir todas as entradas e saídas, para a construção de um balanço patrimonial mais assertivo.

Passivos

Já os passivos são os custos, isto é, as obrigações e dívidas das empresas. Aqui, é necessário incluir o salário dos funcionários, pagamento de taxas e impostos, entre outras contas que fazem parte da administração corporativa.


Dessa forma, se a sua empresa investiu em um projeto data center, por exemplo, e teve que pagar pelo serviço, o custo financeiro da transação faz parte do passivo.

Patrimônio líquido

Por fim, o patrimônio líquido é a reunião de todos os valores que pertencem aos acionistas ou cotistas da empresa, incluindo o capital social, reservas de capital, ajustes da avaliação de patrimônio, reserva de lucros, prejuízos acumulados, etc.


Daí o porque esse item “fecha” o balanço contábil, uma vez que se o ativo superar o passivo, a diferença é dividida entre os sócios.

Passo a passo para a elaboração do balanço patrimonial

Agora que você já conhece a estrutura do balanço patrimonial, fica muito mais fácil elaborar o documento. No entanto, vale ressaltar que em caso de dúvidas, é importante pedir orientação de um profissional da área de contabilidade ou agência especializada.


Lembre-se que todas as transações dentro do período serão analisadas - desde a simples compra de uma anilha para academia, até uma venda grandiosa. Veja o passo a passo para a elaboração do seu balanço patrimonial:

1 - Agrupe os ativos e passivos

Reúna os ativos e passivos da sua empresa. Os elementos e valores reduzidos, quando somados, não devem representar mais de 1/10 do valor do grupo, dentro das contas em que estão inseridos.


Outra dica é lançar a natureza de cada transação. Isso ajuda na identificação dos valores, além de evitar possíveis erros que podem comprometer todo o relatório.

2 - Veja os saldos contábeis

Verifique os saldos contábeis da sua empresa, com a conta do balanço.


Ou seja, se você está lançando o salário do colaborador, busque a folha de pagamento referente ao período para conferir se os dois são correspondentes.


Por essa razão, é importante ter todas as transações devidamente documentadas.

3 - Classifique as contas patrimoniais

As contas patrimoniais nada mais são que os bens da empresa. Por isso, classifique-as e faça os devidos ajustes, quando necessário.


É importante verificar se os valores permanecem os mesmos. Caso contrário, aplique as possíveis transformações externas, com o intuito de representar fielmente o atual momento em que a empresa está passando.

4 - Faça os lançamentos

Depois de realizar todos os procedimentos indicados acima, é a hora de fazer os lançamentos na planilha.


O valor final, seja de prejuízo ou de lucro, deve ser integrado com o valor do patrimônio líquido do seu empreendimento.

Conclusão

O balanço patrimonial é um dos documentos mais importantes para a avaliação da saúde financeira da sua empresa.


Embora ele pareça difícil de elaborar, quando se tem em mãos todos os registros de fluxo de caixa, o seu preenchimento é muito mais simples.


Porém, sempre peça ajuda para um profissional de contabilidade ou agência contábil, para que o relatório seja elaborado com o máximo de assertividade e confiabilidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 



Postar um comentário

0 Comentários