Análise SWOT: tudo o que você precisa saber sobre o assunto


A análise SWOT para empresas pode ser considerada uma ferramenta de gestão fundamental para o seu negócio.

Também conhecida como matriz SWOT ou matriz FOFA (em português), a estratégia é uma das mais simples e ao mesmo tempo uma das mais importantes do mercado para fazer avaliações de seu negócio e compreender as bases de fundação da mesma.

Por exemplo, uma empresa de calendário personalizado com fotos pode utilizar a análise para identificar as possibilidades de ampliar seu mercado com uma ideia inovadora de produto.

O termo SWOT é uma sigla, que representa, respectivamente:

  • Strenghts (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças).

Através destes quatro elementos, é possível identificar dentro dos ambientes internos e externos do estabelecimento, todos os pontos necessários da corporação, tanto positivos quanto negativos, e iniciar uma série de ações para buscar resultados ainda melhores.

Uma empresa de restauração de carros pode se beneficiar da matriz SWOT para desenvolver melhores técnicas de trabalho, implementando recursos novos de melhorias para seu estabelecimento.

Este conceito foi criado na década de 60, pelo consultor americano Albert Humphrey durante uma pesquisa na Universidade de Stanford. 

Pouco tempo depois, estudiosos de Harvard seguiram a pesquisa, aprimorando os conceitos e criando o formato que temos hoje.

A análise SWOT é uma ferramenta básica em qualquer planejamento estratégico de uma empresa, sendo a principal responsável por identificar as vantagens e desvantagens de iniciar um novo projeto dentro da companhia.

Uma vez que ela avalia sua situação e o mercado que a cerca. Na matriz, é muito mais fácil identificar os pontos positivos e negativos do processo, conseguindo passar para a equipe de gestão a viabilidade sobre uma nova ideia de negócio e seu impacto dentro da empresa.

Por isso, é uma ferramenta essencial para criar estratégias mais dinâmicas, criando um ambiente mais intuitivo e aprofundado nos estudos do meio.

Antes de decidir se você irá implantar aulas de simulador auto escola em seu estabelecimento, é preciso colocar todas as possibilidades no papel para identificar os benefícios e o que pode ser gerado desse tipo de conteúdo.

De todo o conjunto de ferramentas que normalmente é utilizado para analisar estrategicamente uma empresa, poucos têm a capacidade de síntese que a análise SWOT pode proporcionar, tornando-a a melhor opção em muitos dos casos.

Por que fazer a análise SWOT?

Esta ferramenta é fundamental para indicar os próximos passos quando você tem uma ideia inovadora para seu empreendimento.

Isso porque, quando você consegue mais informações sobre os impactos que afetarão o projeto, é muito mais fácil tomar a decisão de seguir em frente ou reajustar a ideia para uma melhor adaptação.

O que significa que você não deve desistir de um projeto quando ele não apresenta um resultado positivo no SWOT. 

É preciso identificar quais ações podem ser tomadas para modificar os pontos negativos e transformar o planejamento, para alcançar um resultado mais satisfatório.

Antes de experimentar uma nova forma de polimento técnico em sua empresa, avalie as possibilidades utilizando a matriz para conseguir encontrar o melhor meio de aplicação.

Dito isso, é importante citar que a análise SWOT pode ser realizada em qualquer segmento da empresa, uma vez que sua abrangência é muito ampla. 

Até mesmo para tomadas de decisões pessoais você pode aplicar as técnicas da matriz, conseguindo identificar pontos positivos.

Análise de mercado

Um dos principais pontos da análise SWOT é compreender melhor o andamento do mercado. Entender o momento atual em que sua empresa está é fundamental para tomar decisões assertivas acerca de mudanças estratégias e novas aplicações de ideias.

Uma empresa de cnh especial para moto precisa compreender quais são os principais elementos do mercado para conseguir uma ação estratégica melhor.

Por conta das análises internas e externas realizadas na matriz, esta torna-se uma excelente maneira de compreender o mercado como um todo, percebendo as movimentações de seus concorrentes e estudando melhor as atuações em seu redor.

Planejamento assertivo

Planejar seus passos é essencial para a saúde financeira de sua empresa. Por isso, a análise SWOT surge como um excelente aliado, uma vez que os elementos da matriz fazem uma avaliação completa sobre o contexto da empresa.

A facilidade de compreensão das informações inseridas na matriz permitem que você consiga organizar cada um dos futuros passos da empresa, utilizando de forma ampla o planejamento de ações estratégicas.

Qualquer ação em um negócio pode ter um forte impacto ao longo do tempo, por isso, o planejamento é um dos mais importantes meios de conquistar resultados positivos e tornar sua empresa uma referência no mercado.

Ao criar uma categoria especial de aula para habilitado em sua autoescola, você deve ter todos os passos planejados para conseguir aplicar a novidade com tranquilidade.

Tomada de decisões

Fazer escolhas é parte do dia a dia de trabalho de um gestor. Mas não basta tomar as decisões. É preciso encontrar as justificativas e a validação de suas opções, principalmente para justificá-las junto aos responsáveis pela empresa.

A análise SWOT surge nesse aspecto como um excelente apoio para a tomada de decisões, gerando informações fundamentais para que o gestor consiga embasar sua linha de raciocínio adequadamente.

Nestes casos, a equipe de gestão pode inclusive utilizar a matriz para apresentar de forma condensada e eficiente os motivos que os levaram a uma determinada tomada de decisões, sendo possível justificar sua linha de raciocínio de forma mais expressiva.

Ao optar pelos serviços de polimento cristalizado em sua empresa, você deve avaliar todo o mercado para garantir que esta será a melhor opção a ser tomada.

Como fazer uma análise SWOT?

Apesar de a elaboração da análise ser uma competência direta da equipe de gestão, quanto mais pessoas da empresa se envolverem na montagem do material, mais completa será a matriz.

Sua composição é feita com quatro fatores principais, separados entre análises internas (aquelas que devem identificar os pontos fortes e fracos dentro de sua própria empresa), e externas (que avaliam fatores importantes do mercado que não podem ser controlados).

1 - Forças

As forças de um projeto são os pontos positivos, diferenciais que fazem sua ideia se destacar das demais. 

Entre os pontos positivos, você pode encaixar todos os elementos fortes de sua empresa, como o trabalho em equipe, a automação de parte do processo, entre outros.

A qualidade de seu trabalho e a velocidade podem ser pontos importantes a colocar como forças em sua empresa de funileiro automotivo.

Além disso, é fundamental identificar as forças da matriz como aqueles elementos que fazem sua empresa destacar-se da concorrência. Pensar nos diferenciais que você tem a oferecer permite uma análise muito mais completa da situação.

2 - Fraquezas

Ao contrário do que é avaliado nas forças, as fraquezas apontam todos os pontos negativos de sua empresa. Isso é mais evidente ainda quando comparado à concorrência.

É essencial compreender que as fraquezas são pontos que atrapalham o desenvolvimento da empresa, e não aqueles que geram prejuízos e danos a sua marca.

Tratam-se de pontos que você conseguiria resultados melhores se os eliminasse, mas que não impedem o trabalho de ser realizado.

Normalmente, temos mais dificuldade de encontrar as qualidades da empresa do que os defeitos, mas ainda assim é imprescindível identificar o que pode ser melhorado com foco, para conseguir identificar os pontos que podem de fato prejudicar o projeto avaliado.

Isso inclui tanto a parte operacional e de trabalho, quanto a relevância e reputação da empresa. Uma empresa nova, ou que passou por algum tipo de revés publicamente, pode acabar considerando isso uma das fraquezas a adicionar na matriz do SWOT. 

3 - Oportunidades

As oportunidades são elementos externos que podem impulsionar positivamente seu projeto. Tratam-se de eventos e movimentações comerciais que têm impacto direto na economia local, e acabam por afetar sua empresa.

Esse tipo de evento não pode ser previsto ou influenciado, mas é fundamental estudar as movimentações e se preparar para quando essas oportunidades chegarem.

Assim, você conseguirá aproveitar da melhor forma possível as vantagens que uma nova oportunidade pode oferecer para seu negócio.

4 - Ameaças

As ameaças representam o oposto das oportunidades, sendo eventos externos que podem prejudicar seu planejamento. Isso inclui uma série de fatores, como tomadas de decisão governamentais que possam prejudicar o mercado, eventos climáticos, entre outros.

Um dos principais pontos de impacto na produção são as variações de taxas, câmbios e mudanças repentinas na legislação, uma vez que estas fontes acabam gerando pouca estabilidade e fazem empresas se preocuparem mais com o futuro econômico.

As ameaças também incluem a ação de outras empresas relacionadas ou não a sua área. Quando uma gigante do mercado decide investir em um nicho específico onde sua empresa atua, é comum que isso seja visto como uma ameaça.

Ao mesmo tempo, empresas concorrentes que começam a receber um destaque maior também podem acabar a longo prazo prejudicando o andamento de seu trabalho.

Conclusão

Em resumo, a análise SWOT é um excelente meio de analisar qualquer ideia ou plano que você pretenda aplicar em sua empresa, mas é preciso compreender todos os detalhes da matriz antes de aplicar seus resultados.

Isso porque a vantagem desse formato de avaliação é justamente na quantidade de informações apresentadas, permitindo um conceito muito mais completo a ser formulado pela equipe de gestão da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários