Tipos de estoque: saiba os principais e quais as suas vantagens


Existem diferentes tipos de estoque, mas você conhece todos eles? É importante que toda empresa os conheça, uma vez que é dessa forma que o gestor consegue se aperfeiçoar e se manter atualizado.

Esse conhecimento também é necessário porque se trata de um elemento muito importante para o sucesso do seu estabelecimento.

Se ele é bem administrado, consegue se equiparar à demanda dos consumidores, sem prejudicar o orçamento do negócio para mais ou para menos.

Contudo, mesmo sendo vital para a organização, muitos gestores demonstram falta de habilidade e conhecimento, o que acaba fazendo desse setor um grande problema.

Se não houver uma boa gestão nesse aspecto, toda a logística da companhia pode ser prejudicada. Dessa forma, é preciso encontrar práticas que combinem com o tipo de estoque do negócio e suas necessidades.

É dessa forma que torna-se possível facilitar o gerenciamento de toda a jornada dos produtos vendidos, o que evita perdas e ajuda o negócio a acompanhar as demandas do mercado.

É pensando nesses aspectos que, neste artigo, vamos falar sobre a importância do estoque e por que devemos escolher o tipo ideal, quais são esses tipos e os benefícios de uma boa escolha. Acompanhe!

Importância do estoque

O estoque faz parte dos ativos da empresa e se configura como uma parcela de capital que se encontra parada. Quando bem administrado, evita que a empresa tenha produtos encalhados e, com isso, perda de lucros.

Ele é responsável por ter ou não aquilo que o cliente procura, e quando o item desejado não está disponível, a empresa perde uma venda.

Por outro lado, se há uma grande quantidade de itens estocados, esses bens geram gastos de armazenamento e mais perdas financeiras.

Só que nem todo estoque é igual. Por exemplo, uma fabricante de itens para fundição de peças automotivas precisa de um tipo de estoque, enquanto uma loja de roupas precisa de outro.

Conhecer bem o tipo que você vai usar no negócio o ajudará a ter mais eficiência em sua operação logística. Além disso, é uma maneira de se antecipar às demandas, o que promove redução de custos e aumenta a produtividade.

É dessa forma que a organização sabe quais produtos são mais vendidos ou os insumos mais necessários em sua produção.

Com isso, consegue fazer com que eles estejam sempre disponíveis, o que permite à companhia aproveitar as oportunidades de crescimento.

Se, por exemplo, uma empresa de locação de empilhadeira manual conhece bem os tipos de estoque, adequa melhor os seus processos.

O relacionamento com os fornecedores é aperfeiçoado, assim como com as transportadoras e, claro, com os clientes.

Tipos de estoque

Até aqui, ficou claro o que é o estoque e a importância de escolhê-lo bem para o seu negócio. Mas, quais são os tipos existentes? Veja a seguir:

1 - Estoque de antecipação

Também é conhecido como “estoque sazonal” e é usado pelas empresas quando elas se deparam com uma alta demanda, o que exige maior produção ou pronta entrega de algumas mercadorias.

Os períodos mais comuns para uso desse tipo de estoque são Black Friday, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados etc.

As altas em alguns mercados, como da construção civil, também podem exigir a adoção desse tipo. Por exemplo, quando uma fabricante de andaime de ferro precisa atender a uma alta na demanda.

É com ele que as empresas conseguem suprir as necessidades de consumo de seus clientes em determinadas épocas e aproveitar as oportunidades de venda.

2 - Estoque de proteção

Também conhecido como estoque isolador, é bastante utilizado no varejo, principalmente o automobilístico e alimentício.

Sua função é proteger as vendas e garantir a disponibilidade dos produtos, mesmo em situações adversas, como alta nos preços ou greve dos fornecedores.

Da mesma maneira, esse tipo de estoque ajuda a lidar com altas súbitas na demanda, o que garante que as empresas mantenham todos os seus clientes satisfeitos.

3 - Estoque inativo

Este estoque é igualmente bastante comum no varejo, sendo composto por aqueles produtos que não tiveram uma boa venda e se tornaram obsoletos.

Neste caso, uma loja de estrutura galpão pode negociar com seus fornecedores e trocar essas mercadorias por outras que vendam mais.

Outra alternativa é realizar promoções que ofereçam esses produtos parados por um preço mais atraente para os clientes ou incluí-los em combos promocionais.

4 - Estoque de ciclo

Este tipo é mais adequado para aquelas organizações que têm uma rotatividade maior de mercadorias e que precisam otimizar seu estoque de acordo com as demandas.

Sabe-se que a produção dos produtos não é simultânea, mesmo assim, as lojas precisam ter todas as suas mercadorias disponíveis.

Contudo, é necessário uma constante movimentação do estoque, fazendo uso de códigos que ajudam a realizar o monitoramento, delimitando limites máximos e mínimos para cada mercadoria.

Somente assim, a empresa consegue manter seu volume de vendas com bons números, mesmo quando há mudanças na demanda do mercado.

5 - Estoque de canal

Uma fabricante de chapa de aço 3mm, por exemplo, precisa considerar o tempo que seus insumos passam nos caminhões e outros transportes.

O estoque de canal atua como um intermediário de estoque, no que diz respeito entre a origem e o destino final das mercadorias. Por isso também é conhecido como estoque em trânsito.

Ele é importante para o monitoramento das cargas, assim, uma loja pode dar uma previsão de chegada de um produto que seu cliente deseja adquirir, por exemplo. É uma forma de não perder a venda e evitar que o consumidor procure o produto em outro lugar.

6 - Dropshipping

Novas modalidades de venda surgiram com a ascensão da tecnologia, como no caso das plataformas e-commerce. Isso obrigou a gestão logística a ser capaz de lidar com as mudanças no varejo e nas relações de consumo.

O dropshipping funciona tanto como modelo de varejo quanto de estoque. Por exemplo, se o cliente comprou peças empilhadeira em seu site, você envia o pedido para o fornecedor e ele envia as peças para o cliente com o nome da sua loja.

Para que esse tipo funcione bem, é essencial contar com bons parceiros, que vão desde os fornecedores até os centros de armazenagem, para que as demandas sejam atendidas e as entregas sejam feitas dentro do prazo.

7 - Estoque máximo

Esse tipo trabalha com a máxima de produtos disponíveis no estoque durante um período de tempo previamente determinado.

No caso de uma loja de kit gin tônica especiarias, por exemplo, seu cálculo se baseia no limite mais alto que essa loja pode adquirir em mercadorias, pensando em seu espaço disponível para armazenamento e as determinações financeiras.

Quando o seu negócio adquire uma quantidade alta de produtos de uma só vez, consegue negociar melhores preços e facilidade de pagamento, o que traz mais economia de recursos.

Benefícios de uma boa escolha

Agora que você já sabe quais são os tipos de estoque, conheça de que maneira deve aplicá-los em sua empresa. Mas é importante saber, também, que uma boa escolha implica em alguns benefícios.

Todo negócio tem a intenção de atender a todas as demandas de seus clientes, e isso é uma garantia quando escolhemos o tipo de estoque certo, visto que ele garante uma distribuição rápida e precisa das mercadorias.

Ao adotar o tipo ideal, a empresa, como no caso de uma loja que vende vinho góes suave, alcança a quantidade ideal, sem pecar pela falta ou excesso, sempre equilibrada com a demanda de seus clientes.

Uma boa escolha também garante um estoque organizado, completo e que se orienta pela quantidade de vendas ao consumidor final, afinal, é ele quem dita o processo, desde a produção até a distribuição.

Outro benefício é que a escolha correta evita que o cliente busque no seu concorrente os produtos que precisa adquirir, quando está em falta no seu negócio.

Por outro lado, evita acúmulos que podem tornar diversas mercadorias obsoletas e que continuam gerando gastos para a sua organização.

Se a companhia souber escolher o tipo de estoque ideal, terá mais clareza sobre o que pode prejudicar as vendas, os itens que saem menos e os fatores que desencadeiam aumento nos custos logísticos.

Conclusão

Não tem nada mais frustrante do que entrar em uma loja e não encontrar o produto que você estava procurando. Então é comum simplesmente partir em busca dele em outro lugar para fazer a compra.

Para o consumidor é muito fácil de resolver, apesar de perder mais tempo procurando; só que para as empresas, essa situação não é tão simples assim.

O estoque pode evitar esse problema e garantir que o seu negócio tenha sempre em mãos a solução que seu cliente procura. Escolha bem o tipo que pretende adotar e otimize suas vendas e a logística de sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários