Tesouro Direto: saiba o que é e como funciona


Criado em 2002 por órgãos federais responsáveis pela dívida pública do país, o Tesouro Direto tem sido uma das mais populares formas de investimento seguro, atraindo cada vez mais pessoas que desejam planejar rentabilidades para o futuro.

Para resumir melhor, o Tesouro Direto é uma forma de empréstimo de cidadãos para o Governo. Por conta do pagador ser o próprio país, o investimento é considerado uma forma segura, e bem mais rentável por conta de altas taxas de juros.


Funciona da seguinte maneira: você pode escolher emprestar valores a partir de R$ 30 e, em seguida, escolhe o tempo que deseja fazer esse empréstimo, estipulando então uma data certa para o resgate do valor junto aos seus juros.


Sobre esse quesito, existem três especificações: pré-fixados, pós-fixados e híbridos. 


O primeiro intitula o vencimento do empréstimos que você sabe quando vai receber, podendo também optar em retirar o capital investido na data correta ou antes.


Nos pós-fixados, você só reconhece os retornos do investimento após a finalização do processo. Isso acontece por algumas variações em determinadas taxas, que podem sempre modificar de acordo com diferentes possibilidades e acontecimentos econômicos.


A terceira e última modalidade se deve aos títulos híbridos, que nada mais são do possibilidades de obter a parte da remuneração já definida no momento da contrato e uma outra parte só ser identificadas após variações de inflação, podendo mudar valores.


Com essas informações e processos prontos, você fixa um compromisso e recebe um título de Tesouro Direto, o que pode gerar oportunidades futuras para investir em casas, carros, estudos e retiradas de carteira nacional de habilitação pcd, por exemplo.

Quais os reais benefícios do Tesouro Direto?

Apesar da escolhas por cada título trazerem resultados e rentabilidades diferentes (uma variação que alcança diferentes propostas e vontades por parte do cidadão investidor), são muitas as vantagens em usar o Tesouro Direto como forma de pensar no seu futuro.


Algumas delas são baseadas nos seguintes motivos:

1 - Tem a melhor segurança


Por ser um processo totalmente relacionado com o Governo Federal, o investimento em Tesouro Direto se torna a forma mais segura do mercado. 


Além disso, o órgão coloca à disposição inúmeras possibilidades que não fazem você correr risco de algo. Pelo contrário, haverá sempre algum lucro.


Ademais, diminui-se qualquer taxa de fraude, justamente por ser um órgão público e ter grandes formas de segurança e investigação. 

2 - É o investimento mais acessível 

Com apenas R$ 30 você começa a investir, obtendo um título de Tesouro Direto. 


Esse valor, em comparação a outros estilos de Fundo de Investimento é bem menor, algo que anima aqueles que querem testar a modalidade ou não têm muitos recursos financeiros.


Tendo um CPF e uma conta em uma instituição financeira, você pode começar a experimentar, sem muitas complicações. É possível até mesmo conseguir no futuro dinheiro suficiente para investir na abertura de uma empresa de solda industrial, por exemplo.

3 - Pode voltar a ter seu dinheiro a qualquer momento

Calma que sempre dá para escolher voltar atrás. Ao fechar seu contrato de empréstimo, você estipula um valor certo e um tempo determinado em que ele ficará com o Governo. 


No entanto, no dia a dia de muitas pessoas, acontecem imprevistos e situações que necessitam de dinheiro, como reformas na casa, espelhamento de pintura no carro, gastos relacionados à saúde, etc.


Nesses casos, você pode muito bem resgatar seu dinheiro de volta, sem muitas burocracias. 


Se for um contrato pré-fixado, por exemplo, você pode receber seu valor integral contando com poucas alterações, oriundas de investimentos feitos. 


Mas caso seja um contrato diferente, como o híbrido, você pode correr o risco de receber mais ou menos do valor. Lembre-se que todos os investimentos são suscetíveis a maus resultados, afinal, são riscos diários relacionados a inúmeros fatores


Imagine sempre que o investimento é como se você estivesse dirigindo um carro, e a lombada de borracha serve para atrair você à estabilidade e a análise antes de prosseguir.

Passo a passo para entrar no Tesouro Direto

Se interessou pela grandes possibilidades de lucro que você poderá ter com o Tesouro Direto? Então, acompanhe agora esse passo a passo para começar a investir no seu futuro.


  1. Abra um conta em uma corretora (escolha as melhores opções);

  2. Faça seu cadastro na página do Tesouro Direto;

  3. Escolha o tipo de título que é melhor para você;

  4. Compre-o e comece a investir!


Lembre-se que é necessário fazer uma declaração anual, onde você detalhes os valores e tipos de investimentos que tem feito, tal qual uma declaração de imposto de renda. 


Nesse caso, o imposto tributário só será pago no momento da devolução do seu investimento, ou num caso de você querer resgatá-lo mais cedo!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários