Um site responsivo é projetado para se encaixar perfeitamente a qualquer tipo e tamanho de tela, afinal, as pessoas não usam apenas o computador ou notebook para acessar a internet.
Aliás, o uso dos dispositivos móveis, que têm telas menores, é predominante, e sites que não são responsivos prejudicam muito a experiência de quem os acessa.
Quando um site é responsivo, essa adaptação do design do site é feito perfeitamente, sem distorções, pois ele tem a capacidade de identificar a largura do dispositivo no qual está sendo exibido.
Dessa forma, ajusta todo o seu conteúdo àquele tamanho de tela, tais como imagens, textos e outros elementos, tudo de maneira proporcional.
Os sites que se ajustam às diferentes telas são tão importantes que se tornaram um pré-requisito para Google, portanto, quem quer aparecer nos resultados de pesquisa, precisa ser responsivo.
O Google está sempre preocupado em oferecer a melhor experiência para seus usuários, levando até eles resultados realmente úteis. Por isso, sites que não se ajustam estão fora dos resultados do maior buscador.
Isso pode ser extremamente prejudicial para os negócios, pois há uma perda de destaque muito grande. Pensando nessa importância, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os sites responsivos. Acompanhe!
O que é um site responsivo?
Hoje em dia, as pessoas acessam a internet muito mais pelo celular do que por outros meios, mas nem sempre isso foi possível, porque nem sempre os sites se ajustavam perfeitamente à tela e permitiam um acesso de qualidade.
Isso só aconteceu depois que surgiram os sites responsivos, pois eles foram projetados para se ajustarem perfeitamente a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar o design ou causar distorções.
O site responsivo de uma fabricante de painel em ps, por exemplo, vai identificar exatamente o tamanho da tela que está disponível, escolhendo a melhor forma para exibir todos os elementos que compõem a página.
Ele não precisa mudar seu layout para isso, pois garante uma resolução harmônica, facilitando a leitura e outras ações por parte do usuário, esteja ele usando um computador ou um celular.
Resumidamente, seu funcionamento se baseia em:
- Adaptar o conteúdo ao tamanho da tela;
- Elementos se ajustam para rolagem vertical;
- Menu se adapta ao dispositivo;
- Conteúdos são selecionados como destaque;
- Imagens se adaptam ao layout.
Dessa forma, uma pessoa pode pesquisar sobre talão de orçamento personalizado e acessar sites de empresas que usem a versão responsiva por meio de seus celulares, economizando tempo e facilitando o dia a dia.
Agora que você já entendeu o conceito, vamos explicar como fazer com que um site comum se torne um site responsivo.
Como transformar um site comum em um site responsivo?
Para ter um site responsivo, a principal recomendação é contar com um profissional qualificado para esse trabalho. De qualquer forma, existem três passos simples que devem ser seguidos.
O primeiro é adicionar uma sintaxe de design responsivo em um arquivo CSS. Para isso, acesse os arquivos CSS conectando-se ao servidor onde eles estão armazenados.
Vá ao diretório do CSS e abra-o por meio de qualquer editor de texto, pois lá se encontram as classes do estilo do site.
Defina, por exemplo, uma classe onde o carregamento se dará em um dispositivo com largura de 900 pixels. Também aumente a largura do menu para 100% do navegador.
O segundo passo, seja num site de uma escola de aula de pilates funcional ou qualquer outro, é mudar as propriedades dos elementos.
Não é necessário mudar todas as classes, como a cor de fundo, mas propriedades como largura, margens ou altura devem ser alteradas. A largura do menu do site deve ser alterada para 100%.
Com isso, independentemente do tamanho da tela do dispositivo, a largura do menu será a mesma da tela.
O terceiro e último passo consiste em testar as mudanças do navegador, para saber se a mudança foi feita com sucesso. Pesquise por dicas de emagrecimento para homens e certifique-se de que as mudanças do site em questão aparecem na tela.
Também é possível mudar o tamanho do navegador no computador para ver se por meio dele, as mudanças também aparecem.
Vantagens dos sites responsivos
Agora que você já sabe o que é, como funciona e como ter esse tipo de site, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens que ele traz. Dentre elas:
1 - Acompanhar as tendências
O acesso mobile está crescendo e a tendência é que isso só aumente, ou seja, as pessoas que estejam procurando por adesivação de carros, por exemplo, vão acessar os sites muito mais pelo celular e tablet do que por computadores.
De acordo com o IBGE, o celular é o principal aparelho pelo qual os brasileiros acessam a internet. Essa ação tende a se tornar cada vez mais comum, praticamente eliminando outros recursos, como os computadores.
2 - Usuários mais satisfeitos
A experiência do usuário é muito importante, inclusive, quando ele acessa o site de uma empresa e se sente satisfeito com ele, conclui que teve uma boa experiência logo no primeiro contato.
Por outro lado, se ele acessa uma página usando seu celular e não encontra o que procura por conta de dificuldades no acesso, as chances de ele desistir e partir para a concorrência são muito maiores.
Portanto, um site bem estruturado que ofereça uma boa experiência aos seus visitantes é tão importante quanto ambiente de estudo para concurso adequado, pois fazem toda a diferença nos resultados.
3 - Carregamento mais rápido
O Google recomenda que um conteúdo seja carregado em menos de 2 segundos. Isso pode ser considerado impossível quando falamos de um site adaptado apenas para desktop, sendo usado em um smartphone.
Além de demorar para carregar, essa espera é prejudicial para o rankeamento no Google, pois não agrada ao usuário. A principal possibilidade é de que ele feche o site e procure o que precisa em outros endereços da web.
Sabendo disso, um professor de aula particular de piano, por exemplo, vai preferir um site otimizado para a versão responsiva, porque ele é muito mais leve, carregando mais rápido do que as outras versões.
4 - Taxa de rejeição menor
Os sites responsivos diminuem muito a quantidade de visitantes que acessam uma página e saem sem nenhum tipo de interação.
Isso também está relacionado à experiência do usuário, pois quando ele se sente bem recebido em uma página, as chances de interagir realizando alguma ação, como comprar algum produto ou preencher um formulário, são bem maiores.
É importante estar atento à taxa de rejeição, uma vez que o Google considera sites muito rejeitados como ambientes com falta de conteúdo relevante. Com isso, eles acabam perdendo posições importantes nos mecanismos de busca.
Resultados positivos para os negócios
Seja uma escola de aula de sertanejo ou uma empresa do ramo imobiliário, todas podem obter bons resultados usando sites responsivos, como o aumento das vendas.
As pessoas estão acessando a internet cada vez mais por meio de seus dispositivos móveis, certo? Com isso, a tendência é que também realizem compras por meio deles.
Agora, imagine tentar comprar alguma coisa em um site que não funciona direito no celular. As chances de o usuário desistir são muito grandes, pois o consumidor moderno preza por agilidade em seu dia a dia.
Dessa forma, o site responsivo é uma razão a mais para o aumento das vendas e plena satisfação do cliente durante a sua jornada de compra.
O aumento das vendas significa um crescimento da taxa de conversão, seja de visitantes em leads ou de leads em clientes. No entanto, as empresas que promovem sua marca e o que têm a oferecer pelas redes sociais precisam estar ainda mais atentas.
Isso porque essas plataformas são acessadas por meio de aplicativos instalados nos dispositivos móveis. Com certeza, ao ver um anúncio que lhe chame a atenção, o usuário vai clicar nele diretamente do seu celular.
Ao ser direcionado para o site, se este não for responsivo, dificilmente esse visitante será convertido. Lembre-se de que raramente um usuário vai ligar o computador só para ver a oferta que não conseguiu no celular.
Além disso, os sites responsivos são muito mais compartilhados pelos usuários nas redes sociais do que os demais, afinal, as pessoas vão poder migrar de uma plataforma para a outra sem dificuldades.
Esse compartilhamento aumenta o reconhecimento da marca e ajuda a atingir um número maior de pessoas.
Conclusão
A evolução tecnológica na internet exige que as empresas estejam preparadas e acompanhem as tendências. Os sites responsivos oferecem todos os recursos necessários que acompanham essas mudanças.
Dessa forma, o usuário garante uma excelente experiência, ao mesmo tempo em que a marca se torna referência por oferecer um site que pode ser acessado de qualquer lugar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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