Pode não parecer, mas o preço de um simples produto pode ter sido resultado de um longo processo de decisão, baseado em dados, números, valores e comparações de mercado. Inclusive, conseguir encontrar esse preço ideal pode parecer difícil se você não utilizar o Markup.
O Markup é uma das muitas técnicas existentes na administração, com o objetivo de precificar corretamente um produto ou serviço, que aliás, é um trabalho necessário para cobrar um preço justo tanto para o empresário quanto para o consumidor.
Em alguns casos, a busca pela precificação correta é uma das partes que menos preocupa empreendedores amadores ou em começo de empresa. Então, esse pode ser um motivo decisivo para falências e, até mesmo, prejuízos graves.
De acordo com um levantamento feito pelo IBGE e divulgado em 2019, cerca de 320 mil empresas foram fechadas nos últimos quatro anos, um número exponencialmente maior em comparação com décadas anteriores.
E mesmo que sejam muitos os motivos que prejudicam uma empresa, cuidar da gestão financeira e econômica é uma das grandes saídas para quem quer lucrar e, ao mesmo tempo, aplicar a fidelização em um cliente.
Entenda melhor o que é Markup?
O Markup é um índice utilizado pelas empresas para auxiliar na formação do preço ideal de um produto ou serviço. Essa não é a única maneira de encontrar a precificação, embora seja uma escolha fundamental para quem está começando, por conta de sua simplicidade.
Além disso, seu modo de cálculo, bem como sua fórmula, fazem com que esse índice seja utilizado por empresas de variados segmentos, com cada particularidade dentro de seus custos, investimentos e preços.
E como funciona? Bom, para encontrar o preço de uma geladeira industrial, por exemplo, é interessante se atentar para os valores de todos os processos que englobam sua produção, além de fazer uma estipulação de sua margem de lucro.
Uma dica é separar todos os dados, contas e demais informações de meses passados da sua empresa e deixar à vista, principalmente, para que possam ser organizados em segmentos presentes no cálculo do índice.
É importante conhecer cada parte a ser utilizada pelo Markup, pois assim você saberá o que entra e o que sai na hora de fazer um cálculo correto. Vamos conhecer abaixo cada uma das três partes do Markup e, em seguida, entender como encontrar o preço.
Despesas fixas
Ao pensar nas suas despesas fixas, organize seus pensamentos, ou até mesmo coloque em um papel, tudo aquilo que faz, direta ou indiretamente, sua empresa estar hoje funcionando e fornecendo itens ou serviços, como manutenção em empilhadeira.
Por exemplo, digamos que você tem uma loja de camisetas personalizadas. Para manter sua empresa funcionando você precisa: pagar o aluguel, a luz, a água, o telefone, as tributações relacionadas a impostos e salários de colaboradores.
Sobre esta última, coloque apenas salários de pessoas que não estão envolvidas de fato com a mão de obra necessária para a produção das peças, mas sim funcionários responsáveis por processos diários, por exemplo, motoboy entregador.
No entanto, guarde essas informações relacionadas aos custos diretos da produção, ela ainda será utilizada ao longo do processo.
Despesas variáveis
Agora, imagine que no seu negócio alguns custos se modifiquem de acordo com as produções e vendas, bem como urgências e demandas fora do planejamento ou das contas relacionadas aos gastos fixos. Essas são as despesas variáveis.
Por exemplo, uma empresa acaba de lançar um novo hidratante para o rosto pele oleosa e viu sua demanda de produtos aumentar, algo que, consequentemente, mudou os números básicos de produção acertados com o fabricante.
Além disso, a empresa precisou investir em um número maior de caixas e embalagens para encomendas, bem como nos preços de envio, que agora se tornaram maiores.
Uma outra questão relacionada à despesa variável é, por exemplo, a comissão da venda de empilhadeira Hyster por um colaborador em uma loja. Comissões são gastos que variam sempre, justamente porque não costumam ser sempre iguais mensalmente.
Esses são alguns exemplos de despesas variáveis, que são determinadas pelas variações daquilo que se é colocado para produção.
Margem de lucro
A margem de lucro nada mais é do que um valor restante em uma venda de produto ou serviço, já descontando todas as despesas, inclusive aquelas referentes à mão de obra, produção e distribuição.
Geralmente é estipulado um valor para cada produto ou serviço ofertado. Chegar nessa definição é possível por meio de uma fórmula bem simples: você pode pode dividir (/) o seu lucro total pela receita total, em seguida multiplicar por 100.
Digamos que uma empresa fornecedora de estrutura metálica para garagem obteve uma receita total de 10 mil reais, teve como gastos 5 mil e, consequentemente, como lucro 5 mil reais. Logo, a margem de lucro deste produto é de 20%.
Cálculo da Precificação
Agora que entendemos cada parte de análise do Markup, é hora de conhecermos como de fato é calculada a precificação de um produto ou serviço.
Markup: 100/ (100 - Despesa Fixa + Variável + Margem de Lucro)
Preço de Venda = Custo de Produção x Markup
Ao encontrarmos o valor do Markup, podemos passar para o reconhecimento dos valores totais de produção de um serviço, englobando matéria-prima, mão de obra, salário de colaboradores e outras questões diretamente relacionadas ao produto ou serviço.
Vamos exemplificar utilizando números para que você compreenda melhor. Uma empresa de pintura de fachada teve:
- 15% de Despesa Fixa;
- 20% de Despesa Variável;
- 25% de Margem de Lucro;
- R$ 150 de Custo de produção.
Logo, conforme a fórmula do Markup: 100/ (100 - 60) = 2,5. Já quanto ao preço de venda, a fórmula chega no seguinte resultado = 150 x 2,5 = 375
Conheça os benefícios desse cálculo
Agora que você já sabe encontrar o Markup, bem como de que maneira encontrar a precificação adequada do seu produto ou serviço, deve estar se perguntando: qual o real benefício em usar essa técnica e o que ela trará de positivo para a minha empresa?
Bom, o primeiro quesito a ser notado é a comparação do valor do seu produto ou serviço por meio do Markup com o de outra empresa concorrente, ou até mesmo com os valores vistos pelo próprio mercado em que você se encontra.
Houve um aumento? Uma diminuição? Essas e outras questões podem ser sentidas e, até mesmo, repensadas dentro de uma empresa por meio do cálculo, tais como:
Investimento
Desde o levantamento para o cálculo até o valor total da sua precificação, procure entender se seus investimentos estão valendo a pena, bem como observar se os resultados estão sendo favoráveis para o seu negócio.
Quais estão trazendo mais resultados? Quais estão dando mais prejuízos? Quais podem começar a ser feitos? Quais precisam de melhorias?
Tudo depende de uma análise criteriosa de seus resultados, principalmente para o caso de prestadores de serviço, que podem avaliar bem suas rotinas.
Custo
O custo, seja o que a empresa paga para produzir, ou o que o cliente pagará pelo produto, pode ser uma boa análise após o cálculo de precificação.
Novamente, dependendo dos resultados, e com a comparação de mercado, é possível ajustar valores que fiquem bons para ambos os lados, tanto com economias com protocolo de qualificação de operação, por exemplo, quanto no preço da loja.
Lucro
A partir da análise do seu lucro mensal é possível encontrar os melhores momentos para mudar uma precificação, possibilitando um movimento contínuo de compra, aliado a preços que colocam um desejo na empresa.
Ou seja, quando as ações são analisadas de maneira certeira, as chances de crescimento de vendas e de público são enormes. Afinal, existe um planejamento bem-feito e de qualidade.
Conclusão
A utilização dessa técnica de precificação faz com que possíveis erros de gestão, como abuso de preços ou valores impagáveis não sejam os motivos da ruína de uma empresa.
Além disso, ao fazer esse levantamento de dados da sua empresa, contabilizando exatamente tudo o que é necessário para fazer o cálculo e encontrar preços ideais, você poderá conhecer mais profundamente o que se passa dentro de sua empresa.
No mais, encontrar a precificação certa de um produto ainda se mostra mais confiável do que optar por um valor baseado no sentimento do momento, ou em um palpite sem propósitos ou experiências de mercado, algo que prejudica empresas em todo o país.
Fazendo seu cálculo do Markup você coloca oportunidades de melhores lucratividades para sua empresa, enquanto cria novos valores de mercado. Comece agora a procurar o seu Markup e veja a diferença!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários