Pode ser que você nunca tenha parado para pensar nesse tipo de tática de marketing digital, mas certamente já se deixou levar pelas estratégias e gatilhos de uma boa descrição de produto para e-commerce.
Às vezes, o título de um simples artigo, post ou banner é o que nos faz clicar para saber mais sobre aquele assunto ou proposta, não é mesmo? Pois saiba que isso não acontece à toa, há quem estude o assunto e se dedique muito para que a coisa funcione assim.
Além do mais, com o crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo, a concorrência também aumentou muito, e alguns segmentos já estão consideravelmente saturados. Portanto, ter preços e prazos bons já não garante um resultado satisfatório.
Pior ainda: oferecer os melhores materiais e informações, conforme as regras do inbound e do marketing de conteúdo, também podem não funcionar. Afinal, de que adianta um artigo perfeito, caso seu público não clique nele por não encontrá-lo na hora certa?
Basta isso para vermos que o assunto é mais sério do que parece. Daí que decidimos escrever este artigo para ajudar qualquer um a fazer uma descrição de produto para e-commerce que leve todos os fatores em conta, trazendo os resultados almejados.
Você deve estar se perguntando: afinal, o que deve entrar nessas descrições, informações técnicas sobre o produto, preços e diferenciais da marca, um gatilho mental arrasador? Então, este conteúdo é para você, basta seguir adiante na leitura.
1. Quais perguntas podem me ajudar?
A primeira dica indispensável consiste em você compreender exatamente como funciona a dinâmica dos e-commerces e do que se trata uma descrição bem feita. O elemento da concorrência é óbvio, mas nem sempre levamos em conta.
Logo, se você vai anunciar algo como impressora digital roland, pesquise por essa mesma palavra-chave na plataforma em que o anúncio vai ser feito. Depois, estude cada um dos conteúdos e descrições que já existem ali, como referência.
É claro que algumas vão entrar no clássico exemplo negativo, daquilo que você não deve fazer. Mas certamente também vai haver descrições muito boas, que já estão conseguindo atrair e converter clientes, então você precisa ficar de olho nisso.
Algumas perguntas que podem ajudar na hora de planejar sua descrição:
- O que é esse meu serviço ou produto?
- Quais dores e problemas ele pode resolver?
- Quais são seus diferenciais mais marcantes?
- Quais os meus diferenciais enquanto marca?
- Qual a importância das características técnicas?
- Quem utiliza a solução a compreende a fundo?
- A aplicação dela é algo popular ou nichado?
Tudo isso já diz muito sobre algumas das principais dicas que podem ajudar na hora de criar uma descrição e até mesmo um título arrasador, que certamente vai despertar interesse e gerar cliques e oportunidades reais para o seu negócio.
2. Aqui vale a regra de “menos é mais”?
Uma dica fundamental para os dias de hoje é a de considerar que na maioria do tempo as pessoas estão com pressa. Se você for utilizar seu próprio dia como referência, certamente vai perceber que é assim mesmo, e não há nenhum mal nisso.
Ninguém quer perder tempo, e é justo que seja assim, concorda? Então, formate o conteúdo do seu produto tendo isso em mente, e considerando que seu cliente em potencial já deve ter lido outras dezenas de descrições sobre o mesmo assunto.
Além disso, se ele está pesquisando sobre baú para bicicleta, é possível que tenha aberto várias abas do navegador. Assim sendo, a regra aqui é básica: não diga com mil palavras o que poderia ser dito, por exemplo, com quinhentas.
É claro que é bom usar o máximo do campo da página (isso pode variar muito de plataforma para plataforma, a depender da estratégia e de onde você vai publicar a descrição), pois isso, passa mais informações.
Porém, considere sempre aquela famosa regra de que “menos é mais”. Então, vale a pena sintetizar o assunto e tornar a leitura mais dinâmica, assertiva e prazerosa.
3. Definindo os perfis da sua persona
Todo produto ou serviço tem um público-alvo, não é mesmo? Ótimo, só não pense que isso é assunto do pessoal de vendas e do comercial, pois começa no conteúdo.
Na verdade, desde o título você já precisa ter muito bem definido quem é o seu público-alvo. Hoje, esse conceito está ainda mais em voga, e ficou mais profundo por meio da ideia de “persona” e dos perfis que ela deve ter.
Se você trabalha com materiais e equipamentos odontológicos, como alicate de dentista, não basta saber que seu público são os dentistas. Esse é só o começo, depois você precisa avançar e criar o que se convencionou chamar de “perfis semifictícios”.
Eles são baseados em sua percepção do mercado, e também em pesquisas, que podem ir desde estudos e censos levantados sobre seu segmento, até enquetes que você mesmo faça por telefone, e-mail ou pelas redes sociais, que facilitam muito o trabalho.
Assim, ao fazer uma descrição sobre velas de cera de abelha, você consegue assumir exatamente o tom de voz que faz mais sentido para o seu público. Às vezes, uma explicação técnica demais ou uma piada mal colocada, já põe tudo a perder.
Isso é o que o marketing chama de identidade de marca, que define tanto a identidade visual, da qual muita gente fala, quanto a verbal. Esta última costuma ser ignorada, mas é tão importante quanto a outra, especialmente na hora de fazer descrições.
No fundo, toda comunicação com o seu público-alvo e com sua persona precisa levar isso em conta, seja um anúncio feito em poucas linhas em um marketplace, seja um conteúdo mais longo como um e-book que você vai dispor no blog.
4. Como lidar com as descrições técnicas?
Depois de dar algumas dicas mais abrangentes, pode parecer que tudo é questão de teoria ou de gatilhos, mas a verdade é que por trás de qualquer anúncio existe um serviço ou um produto real, não é mesmo?
Muitas marcas se empolgam demais com a própria solução, e acabam deixando isso de lado. Portanto, pense sempre na descrição em termos técnicos, afinal, se ela precisa convencer, também precisa informar e tirar dúvidas.
Dificilmente o cliente vai comprar uma divisora de massa, que é um equipamento de indústria da área de alimentação, sem compreender o funcionamento do produto. Alguns pontos vão incluir instalação, voltagem e a ficha técnica do produto.
Você não pode considerar a descrição bem feita se ela não trouxe isso, concorda? O mesmo vale para todos os segmentos, de máquinas a calçados e alimentos.
5. Sobre o papel atual das multimídias
Todo mundo já ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, ou mesmo que ela “vende mais do que mil palavras”. O que é verdade, por isso, pensar que descrições se limitam a “textos” é um erro, infelizmente, muito comum.
É claro que algumas plataformas não permitem vídeos longos, ou são um pouco mais exigentes em termos de formato de vídeo e foto. De qualquer modo, todas elas dão valor e espaço para uma boa ilustração, não é mesmo?
Imagine uma descrição de semijoias alianças com fotos artísticas e publicitárias, explorando esse momento tão importante na vida de uma pessoa, que é o de utilizar uma aliança de compromisso ou de casamento.
Certamente, uma descrição que não contasse com isso estaria empobrecida em relação a outra que traga esse tipo de multimídia e de apelo visual.
6. Como otimizar todo tipo de conteúdo?
Falar em e-commerce ou comércio eletrônico pode parecer vago, já que ele pode ocorrer dentro de uma loja virtual própria, de um marketplace, das redes sociais, etc. Seja como for, uma dica infalível é a da otimização de conteúdos.
No caso dos motores de busca isso é uma regra incontornável. Para posicionar algo como caixa plástica abs e ficar bem ranqueado nas primeiras páginas, você precisa cumprir com os parâmetros e algoritmos da plataforma.
Você não vai querer que sua loja virtual não apareça nos buscadores, não é mesmo? Uma dica para aumentar ainda mais esse resultado e disseminar melhor as descrições dos seus produtos, é por meio da criação de um blog.
Além disso, pouca gente sabe, mas a otimização vai muito além dos motores de busca. As redes sociais são conhecidas por não posicionarem posts, porém, elas têm uma otimização interna, baseada sobretudo na palavra-chave.
Assim, se você vai postar um vídeo sobre serviço motoboy, não pense que essa palavra precisa constar apenas no título. É preciso aplicá-la no subtítulo, bem como na legenda e na descrição, além de outros campos que cada plataforma tenha voltado para isso.
Assim, a descrição também vai ficar completa no sentido técnico, trazendo mais resultados.
Essas seis dicas deixam claro que qualquer marca pode mudar sua realidade em termos de tráfego, e de vendas, apenas investindo na descrição das soluções prestadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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