Saiba como usar o LinkedIn para aumentar os seus clientes


O LinkedIn é uma rede social com foco na área profissional, que reúne vários tipos de usuários, seja uma empresa, um cliente, um trabalhador buscando networking (contatos profissionais) ou uma pessoa acessando o conteúdo para receber informações.

Em meio a tanta tecnologia, é ainda mais comum que as pessoas utilizem a internet para diferentes atividades, inclusive para interagir com outros usuários, fazer contatos profissionais ou procurar emprego.


Serviços como camiseta personalizada com logo são constantemente pesquisados na internet, além de muitos outros itens, afinal, é uma maneira prática de se encontrar o que precisa. 


Inclusive, é possível realizar compras, contratar um serviço e, usando o LinkedIn, estabelecer uma rede profissional.


Por isso, esse tipo de rede social é uma grande oportunidade para as pessoas. Com ela, se tornou muito mais fácil conhecer e acompanhar o trabalho de alguém ou de uma empresa. 


De acordo com dados da Omnicore do início de 2020, o LinkedIn possui cerca de 675 milhões de usuários conectados ao redor no mundo. Esses números apontam esta como a maior rede profissional que existe.


Antigamente, para conhecer produtoras de eventos em curitiba e iniciar um networking com indivíduos desse ramo, era necessário marcar um encontro presencial. Hoje em dia, essa conexão pode ser feita pelo LinkedIn.


Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa rede social profissional, sua importância e como utilizá-la para aumentar sua cartela de clientes, acompanhe a leitura.

Afinal, o que é o LinkedIn?

Muito além do que apenas uma rede social de negócios, o LinkedIn é uma grande ferramenta para ter visibilidade em meio a tantos profissionais, além de auxiliar a despertar a atenção dos recrutadores das empresas.


No LinkedIn, os contatos que uma pessoa estabelece são chamados de conexões. Quando uma pessoa se conecta a outra, passa a acompanhar suas publicações e interesses profissionais. Além disso, as informações compartilhadas também chegam a ela.


O alcance de informações compartilhadas nessa rede de negócios pode chegar muito longe. Isso acontece porque as suas conexões têm acesso ao seu conteúdo, assim como as pessoas conectadas a elas e também os contatos dessas últimas. 


Quando alguém cria um perfil, também constrói seu currículo, fornecendo sua formação escolar, experiências profissionais, interesses, entre outras informações. Esses dados ficam acessíveis e são muito importantes no ambiente dos negócios.


É fundamental ter atenção quando usar o LinkedIn, para não perder o foco de seu objetivo! Na prática, ele é uma rede completa para vender conteúdo através de relações sociais. 


Se for bem utilizado, até mesmo um banner para vitrine pode ser anunciado através das publicações empresariais.

1 - Qual o perfil dos usuários dessa rede?

Quando falamos em rede social empresarial, recrutamento e networking, é comum imaginar empresas e olheiros de RH. Mas não é apenas esse tipo de acesso que o LinkedIn recebe. 


A rede social também possui usuários muito diversificados, desde clientes até funcionários. Pessoas que ocupam cargo de liderança, gerentes, até mesmo proprietários de grandes instituições são pessoas acessíveis o LinkedIn. 


Então, é possível acompanhar a trajetória desses trabalhadores para conhecer como alcançaram essa posição.


Além disso, pessoas que não tem emprego naquele momento e não exercem nenhuma função usam essa rede para buscar uma colocação no mercado de trabalho. Há também usuários que buscam informações sobre as próprias empresas.

2 - O que é publicado no LinkedIn?

Muitas empresas postam anúncios de vagas no LinkedIn para recrutar novos funcionários. Além disso, essas instituições também usam a rede como canal de comunicação para transmitir informações sobre seus valores, funcionamento e evolução.


É comum ver postagens com notícias, uma vez que é exclusivo ver uma pessoa falando de si mesmo e uma notícia veiculada por um canal de confiança transmitindo tal informação. 


Um caso interessante é uma empresa que utiliza políticas de proteção ambiental, e para isso faz reciclagem de papel aluminio com o lixo que seria descartado.


Um artigo com informações desse tipo é mais válido do que contar isso em uma publicação comum, por oferecer mais confiança.


Logo, alguns posts usam esse recurso para demonstrar como as medidas adotadas estão funcionando, o crescimento da empresa em dados numéricos e até mesmo a preferência do público por aquela marca.


Além desse conteúdo institucional, muitos trabalhadores fazem postagens contando experiências pessoais relacionadas com sua jornada de trabalho. Isso permite compartilhar problemas e soluções, além das conquistas e como foi possível obter aquele resultado.

Vantagens do LinkedIn

O uso do LinkedIn traz alguns benefícios para todos os seus usuários, independente do cargo que ocupa dentro de uma empresa ou do uso que a pessoa faz na rede social. É interessante conhecer algumas delas para poder usufruir desses benefícios, por exemplo:


  • Encontrar vagas de emprego;
  • Se conectar a outras pessoas profissionalmente;
  • Conhecer o desenvolvimento de uma empresa;
  • Divulgar o currículo;
  • Compartilhar experiências de trabalho;
  • Realizar contatos profissionais.

Usando bem os recursos e ferramentas dessa rede, é possível conseguir diversos tipos de trabalho, indo desde uma vaga em um escritório de advocacia, até como motoboy para farmácia.

Como uma empresa pode usar o LinkedIn?

Embora o LinkedIn seja muito útil para uma empresa conseguir novos colaboradores para seu quadro profissional, muitas delas não possuem esse objetivo. É comum ver um perfil empresarial ativo apenas para divulgar conteúdo e interagir com o público.


Essa ferramenta oferece várias possibilidades que devem exploradas para alcançar bons resultados. Outra oportunidade que o LinkedIn proporciona para empresas é atrair clientes. 


No LinkedIn não existe uma competição tão grande pela atenção do cliente por não precisar disputar espaço com posts pessoais, dos amigos ou família. Mas é importante conhecer algumas dicas para alcançar o cliente da forma correta.

1 - Criar um perfil empresarial

Existe diferença entre um perfil empresarial e de um usuário profissional, e é preciso adequar o perfil da página para o uso que ela terá. 


Para ter um perfil que fala em nome da empresa, primeiro é necessário ter um perfil comum e comunicar o LinkedIn que você vai dar voz a essa empresa.


Para isso basta clicar em “soluções” na parte superior à direita da página e selecionar “criar uma company page”. Depois, existem alguns passos que devem ser seguidos com cuidado para a página alcançar o objetivo dela.


É preciso definir a categoria da empresa, nomear e criar uma URL. É importante lembrar que o perfil profissional estará vinculado ao perfil da empresa, então é preciso alimentar ele com informações relevantes.


Uma dica é escolher as palavras e otimizar a página para fazer com que ela apareça nas pesquisas de outros usuários.


Qualquer tipo de negócio pode criar sua página empresarial para atrair clientes e se conectar com outras pessoas ou empresas. Instituições que atuam como fornecedores de refeições para empresas, por exemplo, também podem estabelecer essa relação. 


Esse é um caso de conexão B2B, ou Business to Business, que é quando a relação de negócios acontece entre duas instituições.

2 - Divulgação de conteúdos

O conteúdo precisa ser bem construído, de acordo com o público-alvo e, por isso, é importante saber qual é o foco daquela informação. É uma pessoa que vai adquirir os produtos e serviços ou é outra empresa?


Essas informações mudam completamente o direcionamento do conteúdo e ajudam a elaborar algo que atenda as necessidades de quem vai consumir.


Além disso, é importante usar elementos que ajudem os mecanismos de busca do site a encontrar aquele perfil para ganhar visibilidade. Criar textos e publicações a partir de palavras-chaves, por exemplo, tornam o material mais acessível entre tantas opções. 


É interessante para uma empresa de segurança para festas, por exemplo, usar palavras sobre o tema de seu trabalho. Mas além disso, deve acrescentar informações relevantes para os clientes que tragam algum destaque.

3 - Gerar interação

A interação é uma das formas de medir o interesse das pessoas naquele conteúdo, por isso, é algo fundamental. 


Compartilhar as conquistas da empresa, bem como como aquilo foi possível, a trajetória e crescimento dos funcionários, por exemplo, são atitudes que despertam o interesse do público.


Essas são algumas informações que as pessoas gostam de saber para entender quais foram as decisões tomadas por uma instituição e porque essas foram as ações escolhidas. Isso aproxima o cliente da marca e atrai cada vez mais usuários. 


Por isso, é uma dica essencial para conquistar maior interesse das pessoas no seu negócio: contar sobre o funcionamento dele.


Uma escola particular maternal, por exemplo, pode compartilhar a história da instituição, o método utilizado, como a empresa se relaciona com seus funcionários e o que a ajudou a crescer no mercado.

Conclusão

Hoje em dia, é mais prático usar a internet para realizar atividades comuns do cotidiano, principalmente para interagir com outras pessoas. O LinkedIn, sendo uma rede social profissional, facilita isso.


Essa plataforma permite a conexão entre empresas e outras pessoas, para compartilhar experiências em relação ao mercado de trabalho. Isso é muito importante, porque permite acesso a conteúdos fundamentais que até pouco tempo atrás não seria possível conhecer.


O uso correto do LinkedIn possibilita encontrar profissionais para uma empresa ou uma vaga de emprego para conseguir colocação no mercado de trabalho, acessar informações diárias sobre o funcionamento de empresas e atrair clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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