O Mix de Marketing, ou os 4 Ps, abrangem os quatro pilares para que as estratégias de marketing de uma empresa tenha sucesso. Seu significado consiste em Produto, Preço, Praça e Promoção.
Os profissionais da área, quando estudam Publicidade ou Marketing, veem a fundo esses quatro conceitos, que foi criado por Jerome McCarthy e amplamente difundido por Philip Kotler.
Entender o conceito dos 4 Ps é essencial, bem como se familiarizar com o universo deles, e isso para qualquer tipo de empresa, se quiser que ela dê certo.
Da mesma forma, é fundamental compreender a sua importância para estabelecer a marca de uma organização de maneira consistente, tornando-a forte e competitiva em seu mercado de atuação, inclusive nos piores momentos.
O principal objetivo do Mix de Marketing é despertar o interesse de compra no consumidor, portanto, ele vai afetar diretamente os lucros e a receita da empresa.
Isso nos remete a um fato: o marketing vai muito além da divulgação: ele se envolve com a produção, logística, finanças e muitas outras áreas da organização, além de trabalhar a sua marca.
Pensando em tudo isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Mix de Marketing, para quê serve, sua importância, o conceito dos 4 Ps e como aplicá-los, bem como quais resultados podem ser obtidos. Acompanhe!
O que é Mix de Marketing?
O Mix de Marketing, também conhecido como Composto de Marketing, são elementos que compõem as estratégias de marketing. O principal objetivo é fazer com que o consumidor tenha vontade de comprar e ele se baseia em 4 elementos.
Estes são, como dissemos no início, respectivamente, o Produto, Preço, Praça e Promoção, para que, dessa forma, as ações do setor possam ser globalizadas.
Para funcionar, ele leva em consideração diversas variáveis do negócio, como uma fabricante de alicate de dentista. Estas se refletem em ameaças e oportunidades, que devem ser exploradas por meio de um planejamento estratégico.
Logo, o Mix de Marketing serve como um recurso importante para os planos de marketing, ajudando a traçar as melhores estratégias para alcançar os resultados pretendidos.
Os 4 Ps, então, se unem em prol de um mesmo objetivo, o que facilita a aplicação dessas estratégias. Em outras palavras, é como uma força tarefa que alias as áreas relacionadas ao marketing.
Importância desses elementos em uma estratégia
O Mix de Marketing é essencial, uma vez que ele funciona como uma bússola que aponta os melhores caminhos para as estratégias de marketing.
Ele é adaptável ao modelo de cada negócio, uma vez que uma empresa de controle de portão automático tem necessidades e objetivos diferentes de outros modelos de empresa.
De qualquer forma, ao utilizá-lo, a organização terá um guia em mãos que já vem sendo usado por negócios do mundo todo - desde 1950.
O gestor terá uma visão ampla da empresa, que diminui custos, aumenta as vendas e otimiza os processos aplicados. A consequência é o aumento dos rendimentos da organização.
Quando a marca observa seu mercado e reduz os custos de produção, ela consegue converter melhor os valores para outras finalidades, como as promoções.
Ou então, ela pode descobrir maneiras de baratear o transporte de suas mercadorias, o que aumenta a sua praça de atuação.
Como você pode ver, são fatores conectados, por isso, o Mix de Marketing se apresenta como a solução ideal para diversos problemas que antes pareciam difíceis de resolver.
Conceito dos 4 Ps
Como vimos, o Mix de Marketing pode ser aplicado a qualquer modelo de negócio, como uma empresa de aluguel de empilhadeira elétrica, e é baseado em 4 elementos, que são:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
É importante ressaltá-los para que você os memorize e, assim, fique mais fácil entender seus conceitos e aplicações. Conheça-os a seguir.
Para começar, o Produto diz respeito àquilo que uma marca vende, o que também está relacionado à prestação de serviços. O foco desse pilar é fazer com que a equipe entenda e defina seus atributos e características.
Algumas perguntas devem ser respondidas dentro desse elemento, como as necessidades da clientela que o produto deve satisfazer; como ele se diferencia no mercado; seu nome e sua marca; e as cores, tamanhos e modelos disponíveis.
Também determina as funções que ele precisa exercer para atender às necessidades dos clientes; como, quando e de que modo as pessoas vão utilizá-lo; bem como sua aparência física.
O P de Produto também diz respeito ao ciclo de vida do que é ofertado, como aluguel de sala comercial compartilhada e seu comportamento no mercado. Geralmente, esse ciclo envolve:
- Introdução do produto no mercado;
- Seu crescimento;
- Seu período de maturidade;
- Seu declínio.
É imprescindível visualizar esse ciclo de vida para entender qual o momento do produto no mercado e quais são as melhores estratégias para esse período.
Por exemplo, você não pode investir em ações de divulgação e lançamento para um item que já está no mercado há anos.
No P de Preço, por sua vez, nada mais é do que o valor cobrado pelo que é ofertado. Este é importante para a manutenção do negócio em si no mercado, já que é por meio dele que uma fabricante de estrutura para banner conseguirá pagar funcionários, investir etc.
Algumas perguntas também devem ser respondidas, como o valor do produto para o comprador; faixa de preço; necessidade de ações específicas de precificação para determinado público; e a comparação com o preço da concorrência.
Podemos usar como exemplo as marcas de celular. Apesar de muitos aparelhos terem a mesma qualidade e funcionalidade, as marcas mais valiosas aos olhos do público continuam sendo escolhidas, mesmo que seus celulares sejam muito mais caros.
Assim sendo, torna-se importante lembrar que o preço não diz respeito apenas ao produto, mas à percepção que o público tem dele.
O P de Praça é a colocação do produto no mercado, que se responsabiliza pela forma como o cliente chega até determinada marca, tal como uma restaurante de fast food famoso pode usar canais de divulgação, como painel led outdoor.
Para definir esse P, é necessário responder a algumas perguntas como: onde o público procura o produto; tipos de ponto de venda que o vende; como escolher os melhores canais de distribuição; quais canais de divulgação usar, como as redes sociais.
Essas informações ajudam a empresa a definir onde e como deve estar presente, pois de nada adianta uma boa promoção, se ela não estiver onde seu público está.
Por fim, o P de Promoção em nada tem a ver com as famosas liquidações. Ele é empregado no sentido de promover a marca e as soluções que ela oferece, levando seus esforços até o público certo.
Para saber como desenvolvê-lo, é necessário saber quando e onde as mensagens são passadas de maneira efetiva; como a concorrência promove seus produtos; se o mercado ao qual está inserido é sazonal e quais são os melhores canais de divulgação.
Respondendo a essas perguntas, uma empresa de pintura de fachadas, por exemplo, direciona seus esforços de maneira mais eficiente e efetiva, fazendo com que o público passe a considerar os produtos de uma marca como uma solução.
Resultados esperados com o Mix de Marketing
Esses quatro pilares, em conjunto, ajudam as empresas a alcançarem vários resultados essenciais. A exemplo disso, por meio dele, o negócio saberá como vender seu produto, como conquistar a clientela e como fidelizar esses clientes.
Outra possibilidade é que, por meio dessa estratégia, uma fabricante de cartão de visita para lanchonete consegue conscientizar o seu público acerca de seus diferenciais e seus valores, o que a transforma em preferência.
Ser a primeira opção do público significa ser percebida como uma marca valiosa e que realmente faz a diferença na vida das pessoas.
Além disso, a empresa consegue se estabelecer como uma marca diferenciada, que traz benefícios que suas concorrentes não são capazes de trazer.
Exemplificando, podemos pensar em uma determinada marca de café que é vendida em uma cafeteria em dias frios. Para aquele momento, o consumidor vai considerá-lo um produto valioso.
No entanto, uma outra marca de cafés famosa, presente na maioria dos shoppings e centros comerciais e que custa um pouco mais caro, é considerada um diferencial, algo que todos gostariam de ter acesso.
Conclusão
O marketing é um sistema complexo que vai afetar mais do que a divulgação de um produto e sua marca. Ele engloba características e outros setores, por isso, deve ser pensado de maneira estratégica para funcionar.
É aí que entra o Mix de Marketing, que faz com que a empresa estude a fundo aquilo que ela tem a oferecer, para que possa empregar os melhores esforços, usando seus recursos de maneira inteligente.
No fim das contas, o público consumidor sentirá vontade em comprar seus produtos, mesmo que eles custem um pouco mais caro, por entender o seu valor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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