"Dentro da Minha Pele" é selecionado para o IDFA - International Documentary Film Festival Amsterdam



O filme terá sua estreia internacional no dia 24 de novembro no IDFA, o maior festival de documentário do mundo; evento acontecerá entre os dias 16 de novembro e 6 de dezembro com exibições presenciais e online e contará com a participação da O2 Play, agente de vendas do documentário.

São Paulo , novembro de 2020 - O documentário brasileiro "Dentro da Minha Pele", dirigido por Toni Venturi, com codireção e pesquisa de Val Gomes, está entre os dezoito selecionados do International Documentary Filmfestival Amsterdam (IDFA) na seção Frontlight. 

Veja:

A O2 Play, da O2 Filmes, é a agente internacional de vendas do documentário e também participará do evento neste ano, que ocorrerá entre os dias 16 de novembro e 6 de dezembro. O IDFA é o maior festival de documentários do mundo e um dos mais tradicionais do mercado cinematográfico. "Dentro da Minha Pele" já está disponível na Globoplay.

Com participação de artistas como Chico César e Luedji Luna e de intelectuais como Sueli Carneiro, Cida Bento e Jessé de Souza, entre outros, "Dentro da Minha Pele" conta as histórias de 9 pessoas, com diferentes tons de pele preta, que apresentam seu cotidiano na cidade de São Paulo e compartilham situações de racismo, dos mais velados aos explícitos, luta e superação. O médico Estefânio Neto, a modelo-performer Rosa Rosa, os estudantes universitários Wellison Freire e Jennifer Andrade da Faculdade Getúlio Vargas, a funcionária pública e ativista trans Neon Cunha, a trabalhadora doméstica Neide de Sousa, a corretora de imóveis branca Marcia Gazza que perdeu o filho adotado negro, assassinado pela Polícia Militar, e um casal que espera um bebê, a professora do ensino público Daniela dos Santos com o garçom Cleber dos Santos.

Usando da linguagem do documentário de observação acompanham os personagens nos seus ambientes de trabalho, dores e superações. Sob luz natural, os depoimentos intimistas nos colocam com delicadeza frente às experiências de racismo vividos na própria pele, trajetórias de resistências e reinvenções.

Um filme poético costurado com várias linhas narrativas - personagens, música e pensamentos de intelectuais negros - que desvelam o racismo impregnado na sociedade brasileira. O último país nas Américas a abolir o trabalho escravo.

Participações
Sem roubar o protagonismo das histórias pessoais, seis pensadores negros fazem reflexões sobre o racismo no Brasil. Num estúdio de fundo preto e sóbrio, sob luz contrastada, acompanhamos os pensamentos de Cida Bento (psicóloga), Cidinha da Silva (escritora), Joice Berth (arquiteta), José Fernando de Azevedo (dramaturgo e pesquisador), Salloma Salomão (historiador e músico) e Sueli Carneiro (filósofa). Inserções pontuais de 3 cientistas sociais brancos antirracistas completam as entrevistas, Jessé Souza (sociólogo), Lia Vainer Schucman (psicóloga) e Adilson Paes (Tenente-coronel da Polícia Militar).

Música negra contemporânea e slam de jovens periféricos estabelecem os respiros poéticos entrelaçando as histórias pessoais com as reflexões filosóficas. Num ateliê de arte e pintura, as cantoras Bia Ferreira e Doralyce interpretam a canção "Cota não é Esmola", Chico César apresenta uma nova versão de "Respeitem meus cabelos, Brancos", Luedji Luna aparece em "Iodo", Thaíde com o rap "Algo Vai Mudar", Valéria Houston traz o samba "Controversa" e Dona Anicide Toledo com o Batuque Guaia de Capivari cantam e dançam a umbigada "Luís Gama". Numa favela do Capão Redondo, os jovens slamers Bione e Barth Viera comparecem com a poesia de denúncia, afirmativa, produzida na periferia da cidade de São Paulo.


"Dentro da Minha Pele" é uma produção da Olhar Imaginário e com a distribuição da O2 Play.

Críticas
QUESTÕES SOBRE UM BRASIL NEGRO
"No longa, um discurso de igualdade racial vai à instância extremada de radicalidade."
CORREIO BRASILIENSE - Ricardo Daehn (03/10/2020)

UM SOCO NECESSÁRIO EM NOSSOS ESTÔMAGOS.
"O doc é um soco que todos nós precisamos levar. Porque não haverá democracia no Brasil enquanto houver racismo."
UOL - BLOG DO JUCA KFOURI (09/09/2020)

CRITICA: DENÚNCIA, MUSICA E COMBATE AO RACISMO EM DENTRO DA MINHA PELE
"A sensibilidade e leveza são trazidas ao filme pela poesia de artistas da música preta brasileira."
TELAS POR ELAS - Filipe Pavão (02/09/2020)

DENTRO DA MINHA PELE
"Um filme essencial e poderoso, urgente para pensar o #BlackLivesMatter além dos limites e padrões."
FILMMELIER (27/08/2020)

EM VOD, "DENTRO DA MINHA PELE" DISCUTE RACISMO E LUGAR DE FALA
"Vale a coragem, vale a polêmica, vale a abertura de pensamentos e consciências. "Dentro da Minha Pele" é um filme para ser visto e debatido.’
PLANETA TELA - Celso Sabadin (25/08/2020)

DIRIGIDO POR HOMEM BRANCO, DOC DA GLOBOPLAY DISCUTE RACISMO
"Um grande presente do documentário é a arte que entra como alívio depois de depoimentos tensos, muitos deles gatilhos para uma audiência negra mais sensível."
MUNDO NEGRO - Silvia Nascimento (23/08/2020)

‘DENTRO DA MINHA PELE’ E DA NOSSA CABEÇA
"... o longa-metragem é de uma vertigem arrebatadora na ciranda de nove vozes… que formam um jogral antirracista."
ESTADÃO - BLOG P DE POP - Rodrigo Fonseca (23/08/2020)

CONSCIÊNCIA TEM COR?
"Experiência, Pensamento e Arte. Dentro da Minha Pele propõe uma reflexão ampla e profunda sobre o racismo estrutural brasileiro."
CARTA MAIOR - Carlos Alberto Mattos (23/08/2020)

DOCUMENTÁRIO: DENTRO DA MINHA PELE
"A construção dialética das diferentes camadas narrativas do filme é resultado da parceria dos dois criadores."
PORTAL GÉLEDES (22/08/2020)

TONI VENTURI LANÇA O LONGA "DENTRO DA MINHA PELE"
"Trata-se de uma poderosa reflexão. Construído com depoimentos substantivos, recursos metalinguísticos e grafismos plásticos."
REVISTA DE CINEMA - Maria do Rosário Caetano (22/08/2020)

DENTRO DA MINHA PELE
"Um grito documental de BASTA! contra a intolerância racial."
C7NEMA (Portugal) - Rodrigo Fonseca (22/08/2020)

COMO UM BRANCO FAZ UM FILME ANTIRRACISTA?
"Como um branco faz um filme antirracista? Venturi foi lá e fez, sem esconder seu lugar de fala nem disfarçar certo constrangimento."
COLUNA UOL - Camilo Vannuchi - (21/08/2020)

O RACISMO DE CADA DIA
"O resultado é um painel pungente e perturbador, que coloca em xeque-mate a noção de democracia racial e a ideologia do branqueamento."
IMS - BLOG DO CINEMA - José Geraldo Couto (20/08/2020)

DENTRO DA MINHA PELE
"Racismo. Ao mesmo tempo, a questão mais visível e invisível do país. Aquela que, quanto mais salta aos olhos, menos se fala. Mas que parece, finalmente, ter se tornado inadiável."
CINEWEB **** - Neusa Barbosa (18/08/2020);

Chico César em cena do documentário

Serviço
"Dentro da Minha Pele" no IDFA 2020
Direção Toni Venturi, Codireção Val Gomes (86 minutos)

FICHA TÉCNICA
"Dentro da Minha Pele"
Intelectuais: Cida Bento (psicóloga), Cidinha da Silva (escritora), Joice Berth (arquiteta), Jessé Souza (sociólogo), José Fernando de Azevedo (diretor teatral), Lia Schucman (psicóloga), Salloma Salomão (historiador e músico), Sueli Carneiro (filósofa)

Artistas: Dona Anicide Toledo e Batuque Guaia de Capivari, Bia Ferreira e Doralyce, Chico César, Luedji Luna, Thaíde, Valéria Barcellos

Slamers Barth Vieira, Bione
Direção: Toni Venturi
Codiretora e Pesquisa: Val Gomes
Roteiro: Toni Venturi, Val Gomes, Marcus Aurelius Pimenta
Produção Executiva: Tiago Berti
Fotografia: Daniel Fagundes
Segunda Câmera: Aline Juliet
Montagem: Marcola Marinho, Paulo Alberto
Direção de Produção: Camila Abade
Assistente de Produção: Juliana Balhego
Assistência de Direção: Monique Rocco
Som Direto: Evelyn Santos
Música Alysson Bruno
Produção Musical: Felipe Julian
Edição de Som e Mixagem: Pedro Noizyman
Arte e Grafismo: Bruno Bayeux
Administração: Audrey Markutis
Produção: OLHAR IMAGINÁRIO
Gênero: Documentário social
Ano: 2020
Duração: 86 minutos
Distribuição: O2 PLAY
País: Brasil

Sobre a Distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Para mais informações acesse https://www.o2play.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários