Curva ABC: o que é e como ela funciona


A Curva ABC é uma estratégia de classificação de estoque que permite delimitar o grau de importância dos itens, facilitando as análises e processamentos necessários para tomadas de decisões.

Esse estudo foi desenvolvido por um consultor chamado Joseph Moses Juran que se inspirou no economista italiano Vilfredo Pareto, e parte da premissa básica da Regra 80/20, que dita que 80% dos problemas são na sua maioria causados por 20% de fatores.


A curva então detalha seu estoque da seguinte forma: classe A, classe B e classe C.


Se sua empresa está vendendo muito mais bateria de carro 60 amp do que outros tipos de produto, por exemplo, é importante fazer uma análise completa para entender melhor esse comportamento.


Esses itens podem sofrer diversas alterações, por isso, é fundamental ter muita atenção quando realizar uma análise.


Pensando nisso, para que você entenda melhor o que é a Curva ABC, seus objetivos e principais ferramentas, acompanhe a leitura deste artigo.

Usos da Curva ABC

Em uma empresa, os produtos classificados como classe A são aqueles que trazem mais lucros. Adotando a Regra 80/20, são aqueles produtos que representam 20% do total e juntos são responsáveis por 80% dos ganhos com vendas.


Esses são os itens que toda empresa precisa ter em estoque constantemente.

Já os produtos da Classe B são aqueles que têm certa relevância, mas não alcançam resultados tão positivos quanto os anteriores.


A Regra 80/20 delimita que a Classe B compõe um total de 30% dos itens que equivalem a 15% do total do faturamento.


A Classe C representa aqueles produtos de uma visibilidade ainda menor. São 50% do total de itens que juntos conseguem apenas 5% do faturamento.


Com essa categorização, é possível identificar os produtos que terão mais saída nos estoques, quais devem ser priorizados e que representam uma maior relevância no mercado.


Se você tem uma grande alta na venda de bateria estacionária gel pode pensar em 

colocá-la dentro da Classe A, mas é importante avaliar uma série de fatores antes de fazer as escolhas adequadas.


Dessa forma, você consegue economizar em gastos desnecessários de estoque, uma vez que estará otimizando a armazenagem ao compreender as necessidades que seus produtos oferecem.

Curva ABC para clientes

Apesar de seu uso comum em estoques, para realizar um controle mais apurado de itens e buscar a redução de custos sem comprometer o atendimento, essa não é a única utilização prática da Curva ABC.


A ferramenta também pode ser utilizada para procurar causas e efeitos na gestão de qualidade, buscando encontrar quais causas que geram mais efeitos.


A Curva ABC é uma ferramenta versátil, que pode ainda avaliar o perfil de clientes, fornecedores e problemas da empresa, entre diversos outros elementos de pesquisa.


Entre clientes, por exemplo, podemos destacar como Classe A aqueles responsáveis pela maior parte do faturamento da empresa. Estes clientes são aqueles que compram com frequência e quantidade, normalmente sendo os consumidores fidelizados da empresa.


A Classe B ainda consome uma quantidade relativamente boa, mas já se afastam muito do perfil impactante do primeiro grupo.


A Classe C são eventuais consumidores, que não tem uma taxa de retorno efetiva e que consomem muito pouco do seu produto.


Para compreender as vendas em uma loja de informática, é preciso identificar quais produtos se destacam mais no dia a dia. 


Um nobreak bateria externa pode ser de um valor mais alto, com uma saída menor, mas a opção pode colocá-lo em uma categoria B, por exemplo.


Com essa análise, você consegue compreender de forma clara o perfil de consumo de seu público-alvo, identificando pontos a melhorar para cada uma das faixas.


Talvez um atendimento mais personalizado converta mais pessoas da Classe C para alguma das classes superiores, sem perder a qualidade da Classe A.


Esse tipo de estudo também ajuda a compreender a demanda que esse público de consumo deseja. Isso identifica quais produtos têm uma melhor saída, quais são comprados mais frequentemente, quais são preferidos de seus clientes.


Ou seja, a estratégia ajuda a compreender elementos fundamentais do processo de venda.

Uma loja de botijão de gás pequeno precisa ser capaz de saber quais elementos são fundamentais para que ele possa ampliar sua rede de clientes.

Como a Curva ABC funciona

Os avanços tecnológicos cada vez maiores têm tornado a vida dos empreendedores muito mais fácil na questão de ferramentas de análise de mercado.


Hoje em dia, diversas aplicações podem fazer as contas automaticamente, bastando colocar algumas informações básicas como:


  • Descrição;
  • Estoque;
  • Vendas;
  • Valores.

Entre outros elementos que podem ajudar a compreender melhor o mercado e as estratégias que você deve tomar.


Uma empresa de anzol de pesca precisa delimitar quais produtos farão parte da pesquisa, para poder encaixá-los corretamente no grupo.


Uma loja de uniformes pode concluir que as vendas de kimono karatê infantil são a principal fonte de lucro da empresa, e pode utilizar a Curva ABC para identificar quais produtos precisa melhorar para aumentar suas vendas.


Para utilizar corretamente as ferramentas da Curva ABC, é preciso reconhecer sua estrutura, e a primeira coisa a ter em mente é o fato de que nem todos seus produtos têm o mesmo valor.


Independente disso, a escolha do encaixe dos produtos nas categorias A, B e C dependem inteiramente de você, que pode utilizar algumas ferramentas externas para fazer uma boa avaliação desse tipo de contexto.


Uma estratégia comumente usada é a de projeção de faturamento, registrando as expectativas de vendas para um período específico que pode auxiliar a encaixar os produtos na Curva.


Assim, você define cada um dos seus itens e parte para uma melhor avaliação do processo.

É importante levar em consideração que todas as categorias são necessárias para chegar em um resultado correto. 


Se você pular um dos três elementos, pode acabar fazendo uma projeção errada e se prejudicar no processo.


Não pule etapas para compreender na totalidade a análise da ferramenta. Suas peças plásticas injetadas podem valer mais do que você imagina se não concluir suas pesquisas corretamente, fazendo você perder dinheiro.


Assim, conseguimos compreender que os itens dentro da Classe A são aqueles indispensáveis para a empresa, que não podem em hipótese alguma esvaziar os estoques. 

São produtos que devem tomar um pouco mais de sua atenção.


Os itens da Classe B devem estar em estoque também, mas como uma medida de segurança. Como a saída é bem menor, não há necessidade de um giro constante de produtos, pois a saída deles também é menor.


A Classe C é onde ficam os produtos de menor saída, então eles devem ser minimizados na armazenagem, uma vez que geram mais gastos estando no estoque do que conseguem converter em vendas.


Essa análise é uma das mais assertivas para verificar sua variedade de produtos. Muitas vezes, você está apostando na ficha errada, e deve fazer uma avaliação de quais são os campeões de venda para um investimento maior.


Da mesma maneira, o preço da venda pode ser um fator determinante para que alguns produtos estejam em uma categoria específica.


Talvez o problema dos produtos na categoria C seja o preço fora do padrão do mercado, 

valendo uma reavaliação para tornar este item mais competitivo e interessante para os consumidores.


A Curva ABC acaba trazendo uma série de insights para seu planejamento, podendo ser aplicada em várias etapas de análise negocial. Isso permite que você busque alcançar resultados mais próximos para a saúde financeira da empresa.


Uma empresa de estrutura galpão precisa identificar os pontos positivos antes de se colocar no mercado abertamente, para não acabar sofrendo prejuízo.

Importância da Curva ABC

A utilização da Curva ABC como ferramenta de análise permite uma série de benefícios para os gestores utilizarem em sua etapa de tomada de decisão.


Esse tipo de conteúdo acaba sendo muito maior que a parte física, com a ideia de quais produtos estão em alta ou em baixa no mercado e quanto pode-se vender de cada um deles.


O controle de estoque e quadros de produção que a Curva ABC pode proporcionar acabam tornando a empresa muito mais preparada para lidar com o mercado atual.


Ao otimizar conceitos básicos como estoque, seus custos caem em muito, pela não necessidade de um espaço de armazenamento e ferramentas de armazenagem.


Pensando nisso, é ideal criar um programa de gestão que faça uma reavaliação periódica dos dados apresentados, para manter o funcionamento sempre em alta performance e sem dores de cabeça.


Para facilitar sua vida, é possível pensar na ideia de contratar uma pessoa especializada ou comprar algum tipo de software e planilhas de auxilio de gestão que funcione como um intermediário entre o empresário e a necessidade.


Isso ajuda a manter o custo reduzido e uma otimização do tempo para outras atividades relacionadas a empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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