SEO: conheça essa estratégia para alcançar o topo do Google


Usa o Google sempre, mas nunca parou para pensar em como colocar seu próprio site bem ranqueado nas primeiras páginas? A estratégia necessária é a do SEO, sigla para Search Engine Optimization (ou Otimização para Motores de Busca).

O papel que a internet vem desempenhando na mudança de hábitos de cada um de nós já não é novidade para ninguém. O que talvez seja inédito para alguns é como os grandes motores de busca podem mudar a realidade de uma empresa. 

Sendo que o Google concentra a grande maioria das pesquisas que ocorrem no mundo todo, sobretudo via celular e tablet.

Então, quer saber como otimizar os artigos do seu blog e conseguir os melhores resultados em posicionamento orgânico? É só seguir adiante na leitura.

Benefícios e papel atual dos buscadores

Segundo dados da Internet Live Stats, empresa de pesquisas da área, o Google concentra mais de 100 bilhões de pesquisas por mês, sendo que já são mais de 70% das empresas brasileiras que o utilizam.

Além disso, a expectativa para o próximo ano é de que as empresas do mundo todo cheguem a investir mais de 80 bilhões de dólares em tráfego nele. Trata-se, com toda certeza, de uma tendência de mercado.

Deste modo, já não pode haver uma empresa ou marca que deixe de investir seus esforços em aparecer no topo do Google. Ademais, se você pensa que isso serve apenas para as grandes indústrias, saiba que não é assim que funciona.

Hoje, uma das palavras-chave secundárias mais utilizadas é “perto de mim”. Ou seja, a pessoa pesquisa por um produto ou serviço, e espera encontrar algo na região. Segundo a mesma Live Stats, 28% das buscas regionalizadas resultam em uma negociação.

Você percebe o que isso significa? É como conceber que a cada quatro pessoas que entrassem em sua loja física, uma delas comprasse algo. Não é preciso ser comerciante pra perceber que essa taxa de conversão é excelente.

Além disso, outro pensamento errado a respeito do Google é o de pensar que marcar presença nele deve ser algo muito caro. Contudo, é preciso lembrar que o SEO é totalmente gratuito.

É isso mesmo, ele só vai exigir algum conhecimento na área e esforço para gerar conteúdos relevantes. Ou seja, você escreve sobre o que gosta, torna-se uma autoridade no assunto e de quebra ainda domina a maior vitrine do mundo.

Por dentro do conceito dos buscadores

Antes de qualquer coisa, é preciso tratar do conceito de SEO. Afinal, um dos grandes equívocos na área está em pensar que basta seguir um ou outro algoritmo, como se eles fossem “gatilhos de venda”, e pronto: o efeito vem de maneira mágica.

Na verdade, quando alguém pesquisa por algo como produtos de higiene pessoal atacado e encontra bons conteúdos na primeira página, esse mecanismo reflete toda uma filosofia acerca da internet e da experiência do usuário.

Não podemos nos esquecer de que a internet democratizou a informação de um modo incrível. Atualmente, as pessoas têm acesso a informações e novidades na palma da mão, sobre coisas que antes demoravam anos para sair nas mídias tradicionais.

Diante disso, o Google se perguntou: como garantir que os usuários encontrem os melhores conteúdos sempre que utilizarem o buscador? Então, por volta de 2005, eles revolucionaram esse tipo de plataforma, aperfeiçoando seus famosos algoritmos e robôs.

Os robôs do Google são esses parâmetros que escaneiam um site para identificar se ele cumpre com os requisitos necessários para “merecer” a primeira página. Ou seja, se o conteúdo é original, relevante e segue o formato devido.

Portanto, a filosofia por trás de tudo isso é a da qualidade, na busca de garantir que cada usuário tenha uma boa experiência de busca. Para isso, eles passaram a criar cada vez mais algoritmos, sempre aperfeiçoando a plataforma e o posicionamento das páginas.

Hoje já se fala em machine learning, que é o incrível conceito de “aprendizado da máquina”. Trata-se de uma inteligência artificial que torna sua pesquisa cada vez mais assertiva e customizada, pois cria um histórico sobre seus hábitos de navegação.

Assim, se você pesquisa algo como dicas de emagrecimento para homens, e na sequência escreve o nome de outra solução, mas sem o termo “para homens”, a plataforma tende a filtrar automaticamente só o que tiver esse perfil.

Ao assimilar esses conceitos, fica muito mais fácil compreender não apenas o funcionamento dos buscadores, mas sobretudo, como é possível fazer um bom serviço, no sentido de realmente dominar o topo do Google, tudo de maneira orgânica.

Como tudo isso impacta no meu SEO?

Depois de dominar o conceito por trás de tudo, é hora de colocar a mão na massa. Isto é, é o momento de compreender como se dá o funcionamento da plataforma e como a teoria impacta na prática.

A primeira dica diz respeito ao link building, que nada mais é que uma gestão de links que você precisa fazer. O primeiro tipo é o link interno, que se faz para levar da página de painel em ps para outra página sua que explique, por exemplo, que PS é poliestireno.

Outra situação é o do link que leva para fora do seu site. Além disso, há outro ainda que é o de quando o seu site aparece como link no site de outras pessoas. Este terceiro tipo é, de todos, o mais relevante e mais importante para você.

Esse algoritmo, que considera sua página mais relevante se ela for citada/linkada por mais gente, é baseado em artigos acadêmicos. Até porque todo trabalho científico tem suas referências bibliográficas ao final, e os mais citados são os mais relevantes, percebe?

Neste sentido, o link building nada mais é que um processo consciente e planejado que visa o melhor posicionamento orgânico de um site. Para isso, ele se esforça no sentido de influenciar uma rede de contatos e indicações naturais.

A parte que diz “natural” é muito importante. Quando uma empresa de segurança para festas é linkada por sites do setor de eventos, como jornais digitais daquele bairro, ou mesmo plataformas de segurança, isso é positivo e traz resultados.

Porém, não é nada aconselhável recorrer a estratégias como a de pagar para ter links ativos em outros sites. Esse tipo de estratégia artificial pode, entre outros riscos, gerar uma penalização, caso os algoritmos identifiquem sua manipulação.

Dicas para um link building arrasador

Se não é legítimo tentar manipular o Google, como fazer para meu site ser linkado por outros? Eu preciso ficar esperando isso acontecer? Por sorte, não é assim, você pode acelerar bastante esse processo.

Se você atua na área de creme olheiras masculino, que tal fazer contato com empresas da área e estreitar os laços? Você pode lançar mão de estratégias de assessoria de imprensa para isso, utilizando e-mails, ligações ou mesmo as redes sociais.

Depois, a grande dica é a do guest post, que permite que você troque conteúdo com marcas que prestam uma solução transversal. Assim, você publica um conteúdo no seu site com link para o parceiro, e ele faz o mesmo no site dele.

Quando você está em um site e lê um termo clicável, como banner para vitrine, este é um texto âncora, ou seja, ele leva para outra página que aprofunda o assunto de maneira satisfatória e qualificada.

Como vimos no começo, isso melhora a pesquisa do usuário, não é mesmo? Portanto, trata-se de uma estratégia positiva de guest post e de SEO.

Sobre palavras-chave e URLs amigáveis

Não é possível falar sobre SEO sem falar sobre as palavras-chaves.

Hoje, o próprio Google Ads ajuda na hora de você definir quais termos utilizar para montar as suas. Assim, você já detecta, por exemplo, que “limpar pontos da cnh” é melhor abreviado, do que com o termo “Carteira Nacional de Habilitação” por extenso.

Depois, as palavras-chave vão aparecer em várias etapas de SEO, tais como:

  • Título do texto;
  • Primeiro parágrafo;
  • Meta description;
  • Título das fotos;
  • Meta tags;
  • Entre outras.

Outra dica de ouro é ela aparecer na URL, que é o endereço do site (como www.seusite.com.br/minhas-soluções). Além disso, é importante que a URL seja curta e legível, em vez de conter aqueles códigos estranhos.

Identidade visual e usabilidade

Em torno da palavra-chave, é claro que você vai gerar os melhores conteúdos que um blog pode ter, como salientamos ao falar de originalidade e relevância. 

Outro elemento fundamental, porém, é o aspecto visual, e a velocidade do site.

É preciso andar na corda bamba: ninguém gosta de ler um conteúdo sem fotos, ou com fotos ruins, não é mesmo? Por outro lado, se ela for muito grande e demorar demais para carregar, isso vai tornar a experiência ruim, e fazer seu SEO cair.

O mesmo vale para vídeos e demais mídias. Certamente elas atrairão muito mais alunos para uma aula de dança mais próxima, desde que não tornem a página lenta.

Por isso, a usabilidade envolve tudo, desde a velocidade da página, passando pelo layout e as imagens, até os títulos, listas com tópicos e tudo que torne o conteúdo agradável.

Com isso, vemos como o SEO é uma estratégia fundamental para atingir o topo do Google e os motivos por que vale a pena praticá-lo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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