Redes sociais para empresas: como elas podem aumentar suas vendas



As redes sociais são plataformas usadas por pessoas e empresas do mundo inteiro, visando a conexão e o compartilhamento de interesses.

Após o boom das redes sociais, o comportamento das pessoas mudou muito, uma vez que elas influenciam em decisões que vão desde a compra de um produto ou serviço, até o estilo de vida de uma pessoa.

Nessas plataformas, é possível encontrar todo tipo de perfil de consumidor, com interesses variados, o que despertou o interesse de muitas marcas.

São canais de comunicação que justamente ajudam a divulgar produtos e serviços, de modo segmentado, melhorando o relacionamento com o público-alvo de maneira rápida e simples.

Mesmo estando acessível a todos, existem maneiras adequadas de se usar as redes sociais para as marcas conquistarem seus objetivos. Ou seja, as campanhas precisam ser feitas do jeito certo, para atingir os resultados esperados.

Não basta apenas criar um perfil, é preciso trabalhar em cima dele para impactar as pessoas que realmente têm interesse no assunto e conseguir atingir o que se espera, como no caso das vendas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre que são as redes sociais, para quê servem, por que as empresas devem estar presentes nelas e como é possível alavancar as vendas. Acompanhe!

O que são e para quê servem as redes sociais?

As redes sociais são plataformas que trabalham com diferentes interesses, como o LinkedIn, voltado a interesses profissionais; e o Facebook, que permite o compartilhamento de publicações, por exemplo.

Dentre as principais plataformas usadas hoje, tanto por pessoas, como por empresas, podemos citar:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube.

Além de fortalecerem o relacionamento entre os usuários, as redes sociais também permitem mais interação entre clientes ou leads com as marcas.

Por exemplo, no Instagram, as pessoas podem seguir o perfil de uma fabricante de talão para sorteio, ficando por dentro de promoções, lançamentos, entre outras informações.

O principal objetivo delas é conectar pessoas, usando diferentes funções para isso, desde o entretenimento até interesses profissionais.

Voltando ao exemplo do Instagram, o ideal é que os perfis sejam abertos, uma vez que isso ajuda a conquistar seguidores.

Essa ação estimula o compartilhamento das publicações, curtidas e comentários. Ou seja, é uma maneira de estimular a interação e o engajamento com outros usuários.

Em outras palavras, se uma empresa de materiais escolares personalizados deseja interagir com outras pessoas, deve estar presente nas redes sociais.

Só que, em cada plataforma, as marcas precisam trabalhar de uma maneira, afinal, cada uma delas possuem características e objetivos distintos.

Por que devo estar nas redes sociais?

Esta pergunta certamente já passou pela cabeça de muitos donos de negócios que estão começando agora, e a resposta é simples: essas plataformas são um dos principais canais de marketing digital.

O marketing digital se tornou um modo de grande importância para divulgar marcas, produtos e serviços, uma vez que a internet está no centro da vida das pessoas.

É por meio dela que nos informamos, trabalhamos, compramos e nos comunicamos. Claro, existem outros canais, mas a internet é o principal, sendo as redes sociais um dos mais importantes meios da web para fazer tudo isso.

Dessa forma, desde um fabricante de banner colorido até uma loja de artigos para festa precisam estar presentes em alguma rede social.

Pelo fato de ser um extenso canal de comunicação, essas plataformas aumentam a notoriedade de uma marca. Isso porque os usuários também as utilizam para buscar informações e encontrar conteúdos relevantes acerca de vários assuntos.

Desse modo, a empresa é capaz de construir sua autoridade, levando até a sua audiência aquilo que ela tem interesse. Inclusive, esses materiais são produzidos com base em dados fornecidos pelas próprias plataformas, que ajudam a entender melhor o público-alvo.

Isso permite que as marcas tenham mais oportunidades de serem escolhidas pelos consumidores, a cada publicação feita. Essas publicações podem assumir diversos formatos, como os imagens animadas ou vídeos.

Cada publicação também é uma oportunidade de aumentar o engajamento do público, o que leva a maiores taxas de conversão.

O público também sai ganhando, afinal, se uma empresa de pintura de fachada de escola infantil está presente nas redes sociais, por exemplo, ela oferece mais uma possibilidade de comunicação com seus clientes.

Da mesma maneira, fornece uma oportunidade de serem ouvidos, uma vez que a interação entre público e marca é muito maior nesses canais do que em quaisquer outros.

Essa interação pode facilitar os meios para que a empresa conheça o seu público-alvo, de acordo com seu comportamento, preferências, tendências e outras informações.

Tais dados permitem que a marca direcione melhor suas estratégias e leve até seus seguidores aquilo que eles realmente querem ver.

A fidelidade dos clientes também aumenta, uma vez que eles vão curtir páginas de empresas que já adquiriram um produto ou serviço ou que têm interesse. Tendo-os por lá, fica mais fácil criar campanhas de fidelização.

O tráfego em sites e blogs também aumenta, pois a cada publicação, uma empresa de automação residencial pelo celular pode incluir um link que direcione o usuário para seu site ou blog.

Isso colabora com as estratégias em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) e coloca outros canais em evidência. 

Além disso, o posicionamento deles nos resultados de pesquisas do Google será muito melhor. Tudo isso de um jeito mais barato - ou gratuito - do que por outros canais.

Dicas para vender mais pelas redes sociais

Uma das possibilidades das redes sociais é aumentar as vendas, mas, para isso, é preciso ter foco em algumas estratégias, entre elas:

1 - Criar conteúdos de qualidade

Para se destacar em meio à concorrência, as marcas devem criar conteúdos de qualidade constantemente, com base em informações de sua persona.

É importante criar um calendário editorial e seguir certa periodicidade, temas e datas de publicação. Elas precisam ser adaptadas a cada plataforma, mesmo que falem do mesmo assunto.

Por exemplo, se uma imobiliária criou uma publicação sobre locação de espaço comercial para o Facebook, precisa adaptá-la para o Instagram, que tem mais apelo visual, etc.

Os conteúdos não geram vendas diretamente, mas aumentam a autoridade da marca e fazem com que ela seja lembrada no momento da compra.

2 - Ter uma boa identidade visual

É importante ter uma boa identidade visual para ser rapidamente reconhecido pelo público. 

As publicações, inclusive, devem contar com essa identidade e imagens impactantes, principalmente em plataformas como o Instagram, como já mencionamos.

3 - Esclarecer dúvidas

Antes de comprar um produto ou serviço, é natural que o consumidor tenha alguma dúvida. Dessa forma, é essencial estar atento aos comentários, mensagens na caixa de entrada e outros meios que o cliente possa vir a usar.

Em geral, negócios maiores contam com uma pessoa dedicada a realizar esse trabalho, mas se você está começando agora, pode dedicar um momento do seu dia para fazer isso.

4 - Usar social commerce

É possível fazer a utilização do social commerce, uma ferramenta que permite usar as redes sociais de maneira integrada em uma plataforma e-commerce.

É uma boa opção, afinal, uma desenvolvedora de sistemas consegue vender um software restaurante por quilo sem precisar de intermediários, por exemplo.

Aliás, esse recurso é excelente para aproveitar impulsos de compra, pois o usuário não precisa sair da rede social para fazer a aquisição do produto.

Resultados obtidos com as redes sociais

Além de aumentar as vendas, as empresas conseguem obter outros resultados por meio das redes sociais.

Exemplo disso é a possibilidade de divulgar a marca para um número maior de pessoas, mesmo aquelas que estão muito distantes.

O negócio não fica restrito apenas a sua cidade ou país, podendo conquistar os usuários dessas plataformas de diferentes partes do mundo.

Por meio delas, as empresas também economizam recursos relacionados ao marketing digital. Isso acontece porque, como falamos, elas oferecem dados e informações importantes acerca dos usuários como consumidores.

Com isso, um buffet de festas de 15 anos poderá ter a oportunidade de investir apenas em ações direcionadas, que impactem seu público, tragam resultados e que não pesam no orçamento.

Além disso, é possível divulgar outros canais da empresa nessas plataformas, como o site institucional e perfis de outras redes. Tudo isso ajuda a empresa a se aproximar mais do público e a expandir os negócios.

Conclusão

Mais de 4 bilhões de pessoas ao redor do mundo estão cadastradas nas redes sociais, tendo, pelos menos, um perfil em uma das mais utilizadas. É um número muito grande, que corresponde a mais da metade da população mundial.

Isso traz uma infinidade de possibilidades para as empresas, inclusive na hora de vender. Tudo é feito de maneira organizada, ao mesmo tempo em que é bastante simples, conforme você pode conferir neste artigo.

O melhor é que essas estratégias servem para qualquer tipo de negócio, independentemente do que ele venda. Isso porque essas plataformas buscam conectar todos os interesses e levar soluções a todas as pessoas.

Então, para que a marca cresça e conquiste um espaço cada vez melhor no mercado, é importante entender as redes sociais e investir em boas práticas com elas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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