Maria Montessori, Jaqueline Conceição, Anne Sullivan e Emilia Ferreiro são as homenageadas pelo projeto Donas da Rua da História.
Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor em todo o Brasil. A celebração que ocorre oficialmente desde 1963 é uma data para destacar e exaltar o papel dessa categoria profissional tão importante na nossa sociedade. Segundo dados do Inep, as mulheres são 81% dos profissionais de educação básica no país. Neste ano, quatro homenageadas entram para o hall do Donas da Rua da História com uma super homenagem da Mauricio de Sousa Produções ao dia dos educadores.

Com traços de Magali, a italiana Maria Montessori (1870-1952) é homenageada, pois foi pioneira no campo pedagógico ao enfatizar a autoeducação do aluno, acreditando que o potencial de aprender está em cada um de nós. Sua metodologia revolucionária se baseia na observação de que crianças aprendem melhor pela experiência. Suas conclusões foram fruto de pesquisas médicas, e de estudo da pedagogia, antropologia e psicologia.

Professora e empreendedora, Jaqueline Conceição é representada pela personagem Milena. Doutoranda em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua em defesa da representatividade por meio da educação. Ela trabalha pela diversidade e acredita que a educação liberta e emancipa, possibilitando a construção de um mundo mais justo. Para isso, incentiva escolas e empresas a criarem mecanismos que fortaleçam não só a presença, mas o reconhecimento dos importantes feitos realizados por pessoas negras em prol da sociedade. Com todo esse propósito, em março deste ano Jaqueline desenvolveu a Casa Preta, um espaço de formação para professores, estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas em discutir e a pensar sobre a educação antirracista. O espaço também promove encontros de formação, realizadas juntamente com o Coletivo Di Jeje, desenvolvido por ela em 2014.

A terceira homenageada tem a palavra inclusão como tema principal em suas realizações. Representada por Dorinha, Anne Sullivan foi responsável por educar Helen Keller, uma adolescente surdo-cega a quem educou por meio da língua de sinais por intermédio do tato. Todo esse aprendizado, a partir dos ensinamentos de Sullivan, proporcionou à Keller o primeiro bacharelado a uma pessoa surdo-cega da história. A educadora, já no final de sua vida, recebeu o reconhecimento da Temple University, do Instituto Educacional da Escócia e da Fundação Memorial Roosevelt, pelo ensinamento à jovem. Sua história também foi eternizada no filme "O Milagre de Anne Sullivan" (1962), protagonizado por Anne Bancroft.

Já Emilia Ferreiro ficou conhecida por revolucionar a alfabetização. Psicóloga e pedagoga argentina, Emilia representada nos traços de Rosinha, é formada pela Universidade de Buenos Aires e doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget. Com profundos estudos sobre o método de aprendizagem da leitura e escrita, ela se tornou uma referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, ou seja, em como as crianças aprendem, tendo um papel ativo no aprendizado. Atualmente é professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, na Cidade do México.
Para Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, homenagear profissionais como elas é registrar o reconhecimento de sua importância. "É fundamental evidenciar nomes de mulheres tão importantes na história da educação do Brasil e do mundo. Jaqueline, Emilia, Maria e Anne são apenas quatro de tantos profissionais da educação que escolheremos para representar a importância do papel dos professores e professoras, que são peças fundamentais para a sociedade, principalmente no que diz respeito à formação do cidadão. Em nome da Mauricio de Sousa Produções deixo o nosso ‘muito obrigada’", finaliza.
A executiva é criadora do projeto Donas da Rua, que conta com o apoio institucional da ONU Mulheres. É uma ação da MSP que demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. O projeto e outras Donas da Rua da História podem ser conferidos no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma Youtube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
0 Comentários