Mulheres de Luta promove oficinas Literárias sobre a Criação de Personagens com as escritoras Cristiane Sobral, Lilian Fontes, Lúcia Hiratsuka e Stella Maris Rezende.



Em Personagens, Vozes e Imagens, a ilustradora e escritora Lúcia Hiratsuka traz sua experiência nesses dois ofícios para a construção de personagens. Suas obras são regadas à cores e imagens com referências japonesas e brasileiras, além de grande afetividade. Possui obras com o selo FNLIJ de Altamente Recomendável, prêmios APCA e Jabuti. Seu livro "Histórias Guardadas pelo Rio" foi selecionado para compor a lista White Ravens de 2020, destaque da Feira do Livro de Frankfurt e referência mundial na indicação das melhores obras publicadas anualmente.

O limite entre o real e o ficcional é evidenciado na oficina Eu Lírico na Poesia. Na oficina, a escritora Cristiane Sobral utiliza o exercício de criar personagens ficcionais para discutir questões reais do mundo que nos cerca. Mesmo antes da primeira publicação da escritora em 2010 com o livro "Não vou mais lavar os Pratos", Cristiane já trazia em suas obras o debate sobre gênero e aspectos identitários da cultura afro brasileira.

A premiada escritora Stella Maris Rezende coleciona quatro Jabutis. "A Sobrinha do Poeta" recebeu o selo altamente recomendado para jovens pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), bem como "As Gêmeas da Família" que também foi premiado como melhor livro infanto-juvenil de 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Com dezenas de livros publicados, a escritora traz diversas vozes e pontos de vista de personagens femininas em seus livros. Stella Maris traz sua experiência na oficina Meninas e Mulheres Valentes.

Lilian Fontes é uma escritora que escreve contos, romances e biografias. É autora do "ABC de Rachel de Queiroz", biografia escrita em formato de literatura de cordel que conta passagens da vida de Rachel de Queiroz a partir das letras do alfabeto. Lilian tem ampla experiência com biografias. Em seu processo de criação que envolve a pesquisa e a escrita de personagens biografados, Lilian reflete sobre o ponto de vista e interpretação do escritor ao retratar pessoas reais. Essa experiência é transmitida na oficina O Personagem Biografado.

Os encontros terão 2 horas de duração e serão realizados através do aplicativo Zoom. Também ficarão disponíveis para acesso posterior, sob demanda.

O primeiro encontro está marcado para o dia 3 de novembro, às 19 horas, com a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka. Saiba mais em www.mulheresdeluta.com.br.

No Mulheres de Luta nos empenhamos em trazer conteúdos de interesse da sociedade a partir dos saberes e olhares de mulheres que são especialistas em suas áreas. Nosso objetivo é fazer do Mulheres de Luta um espaço de informação, opinião e inspiração, salientando a força do protagonismo feminismo e a legitimidade da luta por direitos e representatividade.

Inscreva-se e participe dos cursos e eventos do Mul heres de Luta para acessar todo esse saber.

Postar um comentário

0 Comentários