7 dicas para você superar a sua concorrência


Um dos grandes objetivos das empresas é estar à frente de seus concorrentes. Afinal de contas, é assim que você consegue se destacar no mercado, conquistar os clientes e aumentar o reconhecimento da marca.

No entanto, em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, isso não é tão simples assim. Claro que a qualidade do seu produto ou serviço conta muito, bem como a experiência na área, mas é possível dar aquele “empurrãozinho”.


No artigo de hoje, acompanhe algumas dicas para você superar a sua concorrência e alcançar sucesso nos negócios. Acompanhe a leitura!

1 - Conheça os seus concorrentes

O primeiro passo para começar a se destacar no mercado é conhecer quem são os seus concorrentes. Ou seja, se você trabalha com salão de festa casamento, saiba quem são os outros estabelecimentos que também promovem eventos do mesmo tipo.


Mas esse conhecimento acerca da concorrência não é para você simplesmente acompanhar o que ela está fazendo, e sim, observar como o mercado reage aos produtos e serviços comercializados.


Dessa forma, você pode se preparar e se colocar à frente de todos.


Voltando ao exemplo anterior do salão de festas, ao conhecer os seus concorrentes, você pode perceber que nem todos têm uma pista de dança neon, sendo uma forma do seu estabelecimento se destacar.


Uma dica é iniciar uma pesquisa de mercado, consultando os tipos de atividades dos seus concorrentes, qual o público-alvo, a faixa de preço, entre outras questões que envolvem a promoção do negócio.

2 - Aprimore o seu trabalho

Sempre tem um jeito de melhorar o seu produto ou serviço. Enquanto a análise da concorrência traz dados relevantes e complexos a respeito do mercado, ela também pode ser uma ferramenta muito útil para perceber quais são as demandas dos clientes.


Dessa maneira, um buffet para aniversário infantil, por exemplo, pode perceber que há uma grande procura por salões com brinquedos para crianças e, nesse sentido, aprimorar o seu serviço com a instalação de vários jogos infantis.


Para levantar esses dados a respeito das demandas, uma técnica muito usada é o benchmarking, que visa analisar as práticas das empresas concorrentes e entender como é possível ficar acima da média, ou, pelo menos, ficar no mesmo patamar.


Ora, no exemplo anterior, os jogos infantis mais comuns podem ser brinquedos infláveis personalizados, por isso, um diferencial pode ser a introdução de videogames.


Além do benchmarking, outra forma de verificar a possibilidade de aprimoramento dos produtos e serviços é por meio de análise SWOT (ou FOFA).


Com a ferramenta, é possível observar os fatores internos (forças e fraquezas da empresa) e externas (ameaças e oportunidades), que ajudam a melhorar os negócios.

3 - Tenha um valor agregado

Oferecer um bom produto não refere-se apenas a um preço atraente. É claro que o valor contribui muito para o processo de decisão dos clientes, mas ele não é o único fator.


Hoje em dia, as pessoas estão em busca de qualidade e de mercadorias que agreguem algo. Quer dizer, ofereçam algo a mais aos clientes.


Para isso, busque responder alguns questionamentos sobre o seu produto ou serviço:


  • Quais os diferenciais técnicos do seu artigo?
  • Como ele faz sentido para o consumidor?
  • Como o cliente pode associar o produto a algo bom?
  • Quais benefícios você pode ofertar ao cliente?

Como no exemplo do salão de festas infantil, além de oferecer novos brinquedos, uma forma de agregar valor ao estabelecimento é incluir o serviço de garçom de buffet, com profissionais simpáticos e empenhados.


Desse modo, é possível que os clientes não se importem em ter de pagar um valor a mais, ao perceber que é possível usufruir de um serviço para melhorar o evento.


Outra dica é personalizar as comidas da festa. Assim, o salão pode oferecer diferentes tipos de comes e bebes além do tradicional, como por exemplo, crepe para evento.

4 - Dê abertura para inovações

Normalmente, as inovações em empresas são disruptivas, isto é, são oriundas de uma ideia diferenciada e geram um novo comportamento nos consumidores.


Um exemplo bastante prático é a própria internet. Com o advento cada vez maior dos dispositivos móveis, várias pessoas passaram a comprar produtos diretamente pelos celulares, ou fazer aquisições por aplicativos.


Nesse sentido, as empresas que investiram nessa tecnologia conseguiram se destacar da concorrência, pois implementaram uma inovação, acompanhando as tendências do mercado.


Mas é claro que a inovação disruptiva não é a única que permeia os negócios. A incremental também aparece em vários momentos e tem a vantagem de ser muito mais acessível para as empresas.


Ou seja, ela é mais simples e não necessariamente refere-se a uma mudança de comportamento do consumidor, mas ajuda a melhorar a imagem do seu empreendimento.


Por exemplo, o uso de adesivo plástico personalizado nas embalagens, com o intuito de atrair o público-alvo e, além disso, oferecer algo diferenciado aos clientes.

5 - Capacite o seu time de colaboradores

A capacitação dos colaboradores é uma das principais ações para se colocar à frente da concorrência. Afinal de contas, quanto mais qualificado é o seu time, melhor é o atendimento ao cliente, a produtividade e o desempenho.


Vale a pena pensar que a empresa é um organismo vivo, portanto ela só funciona bem quando 100% dos departamentos estão operando com qualidade.


Claro que isso não significa “abraçar o mundo com as pernas” e sair por aí fazendo treinamento a toda hora. O ideal é começar pelas equipes mais estratégicas e, posteriormente, passar para os demais setores.


Além do mais, a capacitação dos colaboradores é fundamental para quando a empresa investe em alguma inovação. Por exemplo, no uso de um talão de orçamento personalizado, vale a pena mostrar para todos os funcionários como usar o artigo.

6 - Tenha uma boa estratégia de vendas e marketing

O consumidor atual tem necessidades bem diferentes em comparação com os clientes de 10 anos atrás. Por esse motivo, as empresas precisam acompanhar as novas tendências e comportamentos do público, para elaborar uma estratégia assertiva e direcionada.


Nos dias de hoje, é importante que as campanhas de venda estejam alinhadas com o mundo digital, uma vez que a internet é uma das principais plataformas para a busca dos consumidores.


Além do mais, algo que conta muito para a audiência é o relacionamento de pós-venda. É preciso ter em mente que a venda e o atendimento não terminam com a compra, mas sim, se estende para transformar os clientes em promotores da sua marca.


Nesse sentido, é importante investir em melhorias no relacionamento com o cliente, através de estratégias de fidelização, como clubes de vantagens, campanhas de e-mail marketing, entre outros.


Vale dizer que as estratégias de marketing estão apoiadas em um tripé: conteúdo, produto e relacionamento. 


O conteúdo é responsável pelo engajamento, o produto atrai o consumidor e, por fim, o relacionamento constrói laços com o público-alvo.

7 - Conheça os seus consumidores

Todos os pontos acima são muito importantes para se destacar da concorrência, mas um dos aspectos mais válidos é conhecer o seu consumidor.


Afinal de contas, quando se tem dados concretos a respeito do perfil do público-alvo, é possível direcionar todas as demais estratégias, incluindo as campanhas de marketing, vendas e relacionamento.


Hoje em dia, é possível fazer uma pesquisa da audiência por meio de ferramentas de automação e softwares de gestão, que permitem a coleta de informações precisas sobre os principais clientes da sua empresa.


O perfil do público também ajuda a direcionar o tipo de linguagem, tornando a comunicação mais simples, próxima e eficiente.


Entre os principais dados coletados para conhecer seus consumidores, destacam-se: a faixa etária, o gênero, a escolaridade, o estado civil, a localidade e o nível socioeconômico.


Mas, é claro que, quanto mais dados a sua empresa tiver sobre os seus clientes, maior será o direcionamento das campanhas e, portanto, maiores são as chances de se destacar da concorrência.


Uma dica é construir uma persona, que nada mais é que um personagem semi fictício do cliente ideal, com base nas informações a respeito do público-alvo.


No entanto, para ir além, a persona conta com uma história de vida, interesses, comportamentos, desejos e sentimentos, sendo possível humanizar as campanhas.

Conclusão

Gostou das dicas para superar a concorrência? De fato, não é um processo simples. 


No entanto, muitas dessas estratégias podem ser aplicadas no seu empreendimento, não somente para se destacar de outras empresas, mas também para construir uma imagem positiva no mercado.


Afinal de contas, tudo isso contribui para o crescimento do seu negócio, sendo essencial para aumentar as vendas, o reconhecimento e a consciência da sua marca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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