Tocalivros Social: projeto forma novos leitores pelo Brasil

Com o objetivo de democratizar o acesso à literatura e gerar impacto positivo na sociedade, a Tocalivros Social disponibiliza mensalmente audiolivro gratuito para o público.



Segundo pesquisas feitas pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o brasileiro lê em média dois livros por ano, sendo que 77% das pessoas gostariam de ler mais. Ainda dentro deste grupo, 43% diz não ter tempo para praticar esse hábito. E se as pessoas pudessem ouvir os livros enquanto estão no transporte público, no trânsito, quando vão para academia ou limpam a casa?

É o começo do contato com a leitura e uma forma de disseminar o conhecimento. Com essa proposta que nasceu o Clube Digital de Leitura, projeto da Tocalivros Social, braço de responsabilidade social da Tocalivros, plataforma brasileira de audiolivros. Com um audiolivro gratuito por mês, o Clube incentiva e democratiza a leitura, traz conhecimento, forma novos leitores, otimiza o tempo do público e gera impacto positivo na vida de milhões de brasileiros.

Organizado pelo co-fundador Marcelo Azevedo, o projeto conta com encontros literários em lugares muito especiais, como é o caso da Linha da Cultura do Metrô de São Paulo, que assim como o Hospital das Clínicas de São Paulo, firmou parceria com a causa desde o início de 2020.

O projeto, que tem como embaixador o humorista Fabio Porchat, também fornece audiolivros para os pacientes de hospitais que atendem crianças em tratamento de câncer e doenças raras; organizações que cuidam de pessoas com deficiência visual e dislexia; casas de repouso; além de alunos e professores de escolas públicas. O acesso ao audiolivro é gratuito e é feito por meio do site e do aplicativo da Tocalivros, que está disponível no desktop, iOS e Android.


“Eu estava nas estatísticas como uma das pessoas que considerava que não tinha tempo pra ler. Mas, no fundo, era preguiça mesmo. Hoje compreendo o quanto a leitura transformou meu entendimento nos processos de autoconhecimento e ampliou as oportunidades profissionais. Dizemos que é possível transformar vidas contando histórias e posso confirmar pela minha própria experiência”, releva Marcelo Azevedo.

A Tocalivros Social é considerada uma empresa 2.5. Ou seja, que combina lucro com transformação social, pois trabalha com diversas frentes para auxiliar tanto as pessoas que desejam aproveitar melhor o tempo com boas histórias como um incentivador do hábito da leitura, oferecendo a quem precisar conhecimento, educação, cultura e entretenimento.

Além disso, o projeto do Clube Digital de Leitura realiza atividades para grupos de pessoas que podem desfrutar ainda mais do conhecimento adquirido, já que os encontros trazem debates sobre o livro e conversas construtivas sobre o público LGBTQI+; diversidade; equidade de gêneros e etnia. Porém, por conta da atual pandemia, os encontros foram todos repensados para o on-line, que contará com a presença de autores e leitores do clube.

É possível levar o Clube Digital de Leitura para escolas, bibliotecas, empresas e instituições. Quer ajudar essa causa?

Postar um comentário

0 Comentários