Evento discute estratégias de fomento à inovação no ambiente empresarial de Boa Vista (RR)


Teias da Inovação é um evento gratuito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que visa incentivar o empreendedorismo em municípios brasileiros 

Setembro, 2020 – O projeto Teias da Inovação MCTI, on-line desde meados de maio, promove mais um evento gratuito na quinta-feira (24). Com o tema “Inovação na prática: desenvolvimento de atores regionais”, o programa, desta vez, foca no município de Boa Vista (RR), com debates sobre a promoção de competências técnicas na cidade para o fomento de estratégias inovadoras na região. Apesar de ter foco na capital roraimense, o evento tem abrangência nacional e qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: www.teiasdainovacao.com.br.

De acordo com números da FIER (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) em 2019, Roraima possui, aproximadamente, 530 indústrias de diferentes nichos, tais como têxtil, alimentícia (hoje, uma das principais, com fábricas de laticínios, pães, refrigerantes e bebidas alcoólicas) e de materiais para construção civil, por exemplo. Elas geram mais de 10 mil empregos diretos e PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 10,2 bilhões para o estado.

Os debates, focados em ciência, inovação e tecnologia, contarão com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). “A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Entre os palestrantes estão: Cláudio Nascimento, Diretor de Tecnologia do Município de Olinda, conselheiro do Porto Digital de Recife, representante no Brasil da OASC – Open & Agile Smart Cities, e curador, produtor e palestrante em eventos de Smart Cities; Vaneri Verri, advogado, pós-graduado em direito tributário pelo Instituto IPOG, Diretor Geral da Indústria de Bebidas Monte Roraima e Presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Roraima; Dorete Padilha, Diretora técnica do Sebrae Roraima, graduada em pedagogia pela Universidade de Cruz Alta-RS, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Cruz Alta, bacharel em Direito pela Faculdade Cathedral de Boa Vista e tem Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia.

O mediador será Vinícius Tocantins Marques, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Diretor da Agência de Inovação do Instituto Federal de Roraima, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialização em Segurança de Redes e Computação Forense, Mestrado em Computação Aplicada e Especialização de Gestão da Inovação pela Steinbeis University da Alemanha.

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e tem o apoio da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. "O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável", afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

Edições anteriores
O projeto teve sua oitava edição on-line, no dia 09 de setembro, com o tema “Organização, funcionamento e replanejamento dos ecossistemas brasileiros de inovação para competitividade global” e teve foco nacional. Já no dia 25 de agosto, com o tema “Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica”, o evento focou na cidade de Jaraguá do Sul (SC). A sexta edição on-line foi no dia 18 de agosto. Com o tema, “Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá”, o evento focou na capital amapaense. A quinta edição on-line foi em 06 de agosto, com o tema “Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia”, o programa teve abrangência nacional. Anteriormente, na edição on-line do dia 21 de julho, com o tema “Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro”, o programa, focou no município de Juazeiro do Norte (CE). A terceira edição on-line foi também de abrangência nacional, realizada no dia 7 de julho, com o tema “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”. O segundo evento transmitido pela web foi em 18 de junho, com foco regional no ecossistema de Caxias do Sul (RS). A estreia no formato on-line foi duas semanas antes, em 4 de junho, com o tema nacional “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”. Os eventos on-line somaram mais de mil inscrições e chegaram a mais de 110 cidades brasileiras. Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas: “Communities Meeting - Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together - Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.

Serviço
“Inovação na prática: desenvolvimento de atores regionais”.

Data: 24 de setembro, quinta-feira

Horário: das 16h às 17h30


Programação:

16h00 – Boas-vindas com Paulo Alvim

16h10 – Abertura Oficial pelo mediador Vinícius Tocantins Marques

16h15 – Apresentação Dorete Padilha

16h20 – Apresentação Claudio Nascimento

16h25 – Apresentação Vaneri Verri

16h30 – Debate + Quiz

17h05 – Perguntas do público

17h25 – Encerramento

Sobre o MCTI
A missão do MCTI é produzir conhecimento e riquezas para o Brasil, além de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Ministério conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais para garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da sociedade do país.

Sobre o CNPq
Fomenta a pesquisa científica e tecnológica e incentiva a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha um papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Sobre o CPQD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, soluções que aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e a conformidade e a criação de novos produtos.

Postar um comentário

0 Comentários