Presidente da Associação Brasileira de Startups participa do Teias da Inovação MCTI on-line

Amure Pinho é um dos palestrantes do evento, que traz debate sobre como as startups estão se financiando em meio à pandemia.


Julho, 2020 – Em novo formato, agora on-line, para estar em conformidade com as recomendações de órgãos de saúde em razão da pandemia da Covid-19, o projeto Teias da Inovação MCTI promove mais um evento gratuito na terça-feira (7). Nessa edição, um dos convidados é Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Com o tema “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”, o programa abre espaço para o debate sobre como os ecossistemas brasileiros de startups (nascentes ou já em estágio de crescimento) estão conseguindo se financiar em meio à pandemia. Assim, o objetivo é discutir alternativas, instrumentos e mecanismos para dar sequência ou iniciar projetos de inovação no novo contexto. A ação tem abrangência nacional, ou seja, qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site www.teiasdainovacao.com.br.

Os outros palestrantes são Bárbara Alvim Raymundo, sócia executiva da Ória Capital e Rodrigo Baer, sócio executivo da Redpoint e Ventures. Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da entidade Anjos do Brasil, será a mediadora.

Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), participa do evento: “O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável", afirma.

Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico), o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e a ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais. Entre os temas abordados estão: transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento.

“A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Edições anteriores
O projeto teve sua segunda versão on-line no dia 18 de junho, com foco regional no ecossistema de Caxias do Sul (RS). A primeira versão on-line foi realizada em 4 de junho, com o tema “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”. Ambos receberam mais de 800 inscrições e chegaram a 107 cidades do Brasil. Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas “Communities Meeting - Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together - Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.

Serviço
"Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós Pandemia"

Data: 7 de julho, terça-feira

Horário: das 16h às 17h30


Programação:
16h00 – Boas-vindas

16h10 – Abertura Oficial pela mediadora Maria Rita Spina Bueno

16h15 – Apresentação Bárbara Alvim Raymundo

16h20 – Apresentação Amure Pinho

16h25 – Apresentação Rodrigo Baer

16h30 – Debate + Quiz

17h05 – Perguntas do público

17h25 – Encerramento


Sobre o MCTI
A missão do MCTI é produzir conhecimento e riquezas para o Brasil, além de contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para desenvolver suas atividades, o Ministério conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais para garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da sociedade do país.

Sobre o CNPq
Fomenta a pesquisa científica e tecnológica e incentiva a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha um papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Sobre o CPQD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, soluções que aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e a conformidade e a criação de novos produtos.

Postar um comentário

0 Comentários