Ativista Naine Terena participa de live na Pinacoteca sobre arte indígena no Brasil

Conversa acontece no próximo sábado (20), às 11h, no instagram @pinacotecasp; Naine é curadora da exposição Véxoa: Nós sabemos. A curadora do museu Fernanda Pitta também participa deste bate-papo.


Naine Terena é curadora da exposição Véxoa: Nós sabemos que acontece no segundo semestre

A doutora em educação, mestre em artes, ativista e curadora da exposição Véxoa: Nós Sabemos, Naine Terena, conversa com a curadora da Pinacoteca Fernanda Pitta sobre a produção de arte feita por artistas indígenas no Brasil. O bate-papo acontece por meio de uma live na conta do instagram do Museu (@pinacotecasp) às 11h.

A exposição Véxoa: Nós sabemos acontecerá no segundo semestre na Pinacoteca Luz . Serão 17 artistas/coletivos de diferentes regiões do país, apresentando pinturas, esculturas, objetos de cultura material, vídeos, fotografias e instalações.

Véxoa: Nós sabemos é um marco da representatividade dentro da Pina e um compromisso com diversidade da arte contemporânea brasileira. Em 2019, por meio do Programa de Patronos de Arte Contemporânea da Pinacoteca de São Paulo, o Museu adquiriu, pela primeira vez, obras de arte contemporânea feitas por artistas indígenas: Feitiço para salvar a Raposa Serra do Sol, de Jaider Esbell, e Voyeurs, Menu, Luto, Vitrine, O antropólogo moderno já nasceu antigo, e Enfim, Civilização, de Denilson Baniwa. Os trabalhos farão parte da nova exposição de longa duração .

Naine Terena é natural de Cuiabá, Mato Grosso, indígena da etnia Terena e ativista. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), docente da Faculdade Católica de Mato Grosso, mestre em artes pela UnB e doutora em Educação pela PUC-SP. Integra atualmente a Rede Multimundos de pesquisas da UFMT, onde estuda educação e tecnologia dentro dos movimentos sociais . É uma das organizadoras do livro Povos Indígenas no Brasil: Perspectivas no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual, e assina algumas produções jornalísticas para projetos/veículos de comunicação ambientais e culturais.

#pinadecasa

Nas redes sociais, a Pinacoteca lançou a campanha #pinadecasa. Desde o dia 18 de março, publica diariamente uma obra da coleção acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos nossos curadores. Todo sábado, às 11h, também tem live no instagram (@pinacotecasp). Em junho, os temas serão bate-papos sobre exposições marcantes na programação da Pinacoteca, tanto as que já ocorreram quanto as que ainda irão inaugurar. A totalidade de visualizações das lives já supera os 60 mil .

Desde que a campanha #pinadecasa foi criada, o Instagram ganhou mais de 26 mil seguidores. Nas outras redes, onde as postagens são redirecionadas, também houve crescimento, o Facebook, registrou mais de 8 mil novos inscritos e o Twitter mais de mil "followers" .

Todas as ações estão alinhadas com a inciativa #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Serviço:
#pinadecasa
LIVE
Sábado (20) às 11h
Instagram da Pinacoteca - @pinacotecasp
Naine Terena, curadora da exposição Véxoa: Nós sabemos, conversa com a curadora da Pinacoteca Fernanda Pitta, sobre arte feita por artistas indígenas e sua importância para as instituições de arte brasileiras.

Postar um comentário

0 Comentários