Wanessa Camargo recebe o cientista Gustavo Cabral de Miranda em uma live promovida pela Equipe Halo, da ONU, para falar sobre COVID-19


Após testar positivo para o novo coronavírus, a cantora Wanessa Camargo tem o que falar sobre a COVID-19, mas ela não vai fazer isso sozinha. Wanessa vai receber em seu Instagram (@wanessa) o cientista Gustavo Cabral de Miranda para uma live nesta quarta-feira (11/11), às 20h. Juntos, os dois tirarão algumas dúvidas sobre um dos assuntos mais falados na atualidade: a vacina contra o novo coronavírus. A conversa vai dizer como estão as pesquisas, em que momento de evolução nós estamos, quando teremos certeza dessa vacina, entre outros assuntos.

O profissional lidera uma pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa faz parte da ação global Equipe Halo - em inglês Team Halo -, em que cientistas ao redor do mundo mostram seu dia-a-dia no laboratório, desmistificam informações incorretas e respondem a perguntas dos internautas sobre o novo vírus e as vacinas por meio de vídeos. Basta seguir a hashtag #EquipeHalo no Tiktok para ficar por dentro das novidades. 

Também chamados de guias, os pesquisadores de respeitadas instituições, como Harvard, Imperial College London e Wits University, contam suas histórias e postam vídeos que destacam a seriedade e o empenho de todos em conter a pandemia. O intuito é aproximar as pessoas dos estudos sobre a COVID-19 com uma linguagem simples e didática para o público se manter atualizado. Acesse o site oficial do projeto aqui.

Além do cientista Gustavo Cabral, o Brasil conta com mais quatro guias: Jaqueline Goes de Jesus, Natalia Pasternak, Rômulo Neris e Wasim Syed. Novos nomes serão anunciados em breve. 

Melissa Fleming, sub-secretária-geral de Comunicação Global da ONU, conta que a desinformação minou a confiança do público nas vacinas. “A #EquipeHalo pretende recuperar essa confiança. São pessoas incríveis fazendo a ciência ser parte de uma colaboração global. Devemos comemorar o fato destes profissionais nos ajudarem a colocar um fim nesta terrível pandemia”, declara. A ação ainda conta com o apoio do Verificado, outra iniciativa global da ONU, Vaccine Confidence Project e GAVI - Aliança das Vacinas.


Sobre o Dr. Gustavo Cabral de Miranda:
Cientista/Pesquisador na FAPESP, Gustavo lidera a pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus gerador da COVID-19, assim como vacinas para chikungunya e zika vírus, no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. A estratégia de pesquisa para produção das vacinas é baseada no uso de “partículas semelhantes a vírus” (VLPs, na sigla em inglês), tema de seus pós-doutorados no Instituto Jenner (Universidade de Oxford), na Inglaterra, e no Hospital Universitário Inselspital (Universidade de Berna), na Suíça. O pesquisador saiu do pequeno povoado de Creguenhém, no município de Tucanos (BA), para estudar ciências biológicas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

Graças a bolsas de investimento à pesquisa, conseguiu também concluir o mestrado em Imunologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o doutorado no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-IV) da Universidade de São Paulo (USP). Gustavo fez ainda um doutorado sanduíche na unidade de investigação Biomark, Sensor Research, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal. Currículo Lattes

Postar um comentário

0 Comentários