Com diferentes cortes, marca mostra como o macarrão faz parte de diferentes momentos da vida das pessoas
O macarrão é daqueles pratos que sempre têm espaço à mesa. Vai bem em uma refeição rápida no dia a dia, mas também pode ganhar versões elaboradas nas mais diversas ocasiões que marcam encontros.
Em 2026, ano em que celebra 75 anos, Adria reforça sua presença nas mesas dos brasileiros e nas histórias construídas ao redor delas. Para o Dia do Macarrão (25), a marca sugere receitas que mostram como dá para variar o preparo usando diferentes tipos de massa. A proposta também reforça o seu novo posicionamento, “Adria nas mesas da sua vida”, que resgata os momentos vividos ao redor da mesa compartilhando uma boa massa.
O Espaguete, por exemplo, um dos cortes mais conhecidos, combina com molhos mais leves, como sugo, alho e óleo e pesto. Já o Bavette, com fios mais achatados, é uma boa opção para receitas com molhos cremosos, legumes ou frutos do mar.
Para quem prefere molhos mais encorpados, o Penne é uma escolha prática. O formato ajuda a incorporar bem o molho e funciona bem em receitas como bolonhesa, quatro queijos e rosé.
Com diferentes cortes e combinações, o macarrão se adapta a vários momentos: do almoço de domingo à refeição do dia a dia. Há 75 anos, Adria faz parte desses momentos, simples ou especiais, em que histórias e lembranças são construídas à mesa.
Confira o passo a passo abaixo:
Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha

Ingredientes:
- 1 embalagem de Espaguete com Ovos Adria
- 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem
- 2 cebolas médias, picadas
- 2 abobrinhas médias, em cubinhos
- 5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados
- 500g de filé de salmão
- 2 dentes de alho, picados
- Sal e alecrim a gosto
Modo de preparo:
- Comece preparando o salmão. Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve.
- Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fica macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.
- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
- Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.
Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.
Dica do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.
Tempo de preparo: 50 minutos
Bavette com Camarão ao Creme de Açafrão:

Ingredientes:
Para o molho:
- 40 pistilos de açafrão
- 500 ml de creme de leite fresco
- Sal gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 20 camarões médios, limpos
- 1 abobrinha italiana média, cortada em palitos
Para a massa:
- ¼ de embalagem de Bavette Adria Grano Duro
- ½ colher (sopa) de sal
- 2 talos de cebolinha picados
Modo de preparo:
- Hidrate o açafrão em 4 colheres (sopa) de água quente. Em uma panela coloque o creme de leite, junte o açafrão hidratado, tempere com o sal e ferva em fogo baixo por cerca de 5 minutos para encorpar, até reduzir à metade. Desligue o fogo e reserve.
- Aqueça o azeite em uma frigideira, doure rapidamente os camarões, tempere-os com sal, mexa e reserve. Na mesma frigideira salteie ligeiramente a abobrinha para que se mantenha crocante. Tempere com sal e junte aos camarões reservados.
- Em uma panela grande, ferva 3 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, misture delicadamente ao molho aquecido para que toda a massa fique envolvida e junte os camarões e a abobrinha. Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 30 minutos
Pena ao Molho de Linguiça com Couve

Ingredientes:
- 1 embalagem de Pena Ovos Adria (500g)
- 500g de lingüiça de frango
- 1 maço de couve manteiga em tirinhas
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola média picada
- 4 dentes de alho picados
- 700ml de molho de tomate
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Corte 2 gomos de linguiça em rodelas.
- O restante retire a pele e bata a carne no liquidificador e reserve.
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, junte a cebola, o alho, a linguiça moída e as rodelas e deixe refogar bem.
- Retire as rodelas de linguiça e reserve.
- Acrescente a couve manteiga, acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino e deixe refogar por mais 5 min e reserve.
- Em uma panela grande ferva 5L de água com sal e cozinhe a massa.
- Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.
- Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Em uma panela média, aqueça o molho de tomate e reserve.
- Escorra a massa, acrescente o molho e o refogado de linguiça com couve e envolva tudo com a ajuda de dois garfos grandes.
- Decore com as rodelas de linguiça e sirva a seguir.
Tempo de preparo: 20 minutos
Acesse também o site www.adria.com.br e siga a marca nas redes sociais:
Facebook:www.facebook.com/
Instagram:www.instagram.com/
Sobre a Adria
Adria é uma das principais marcas de massas, biscoitos, farinhas e torradas do Brasil. Pertencente ao portfólio da M. Dias Branco, atua principalmente no Sudeste do país e foi pioneira no lançamento das clássicas Tortinhas na região.
Presente no mercado brasileiro desde 1951, a marca é Top of Mind Nacional por seis anos consecutivos na categoria Macarrão, de acordo com o Datafolha. Adria possui mais de 80 tipos de produtos em seu portfólio, além de linhas reconhecidas pelo consumidor como Grano Duro, Tortinhas Crostata e Plugados.
Em 2024, a marca apresentou ao mercado outro dos grandes lançamentos de sua história, o Lámen Zero Fritura, que substitui a fritura em gordura vegetal durante a fabricação do produto pela etapa de cozimento com ar quente.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos, granolas e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e LasAcacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.


0 Comentários