Pista de testes da Ford será palco do 5º Desafio SAE BRASIL Student H2

 

Com 15 equipes inscritas o desafio põe à prova protótipos de Fórmulas e Bajas movidos a hidrogênio projetados e desenvolvidos por universitários


São Paulo – Quinze equipes que representam 15 universidades - uma do exterior (Montevidéu, Uruguai), se inscreveram para o 5º Desafio SAE BRASIL Student H2 Challenge, que pela primeira vez será realizado no Centro de Desenvolvimento e Testes da Ford, patrocinadora diamante do Fórmula SAE BRASIL, de 29 de julho a 02 de agosto em Tatuí (SP).

 

Aberto ao público e patrocinado pela SEG Automotive e pela Hytron/NEA, o Student H2 Challenge acontece em paralelo à 22ª Competição Fórmula SAE BRASIL em pista exclusiva, com 10 Fórmulas e três Bajas elétricos movidos a hidrogênio (célula a combustível). Desenvolvidos e construídos por estudantes, os protótipos passarão por avaliações estáticas e dinâmicas durante a competição, pioneira da modalidade no mundo.

 

As competições estudantis reservam este ano atrações a mais na programação, como o Festival Ford, com exposição de veículos dos Clubes do Mustang e da Ranger, e demonstrações dinâmicas do Mustang em pista. Outro destaque do evento é a Mesa-redonda “Mulheres da Mobilidade a H2”, um debate entre profissionais da indústria e membros das equipes.

 

Quatro das 15 equipes inscritas no 5º Desafio SAE BRASIL Student H2 Challenge são de universidades paulistas, e três do Rio Grande do Sul. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Ceará inscreveram uma equipe cada, como também o Uruguai.

Distinguidas nas categorias de iniciantes (Novatas) e veteranas (Senior) as equipes trabalham com tecnologia de ponta, assessoradas por experientes engenheiros da indústria nacional e internacional para uma competição pioneira e inovadora no âmbito do desenvolvimento de novos sistemas automotivos, e a construção e operação de veículos tipo Baja ou Fórmula SAE movidos a célula a combustível.


Categorias Novata - As seis equipes novatas este ano apresentarão projetos, e responderão a perguntas de jurados especializados para a classificação e recebimento de componentes doados pelas empresas apoiadoras - Air Products, Ballard, SEG Automotive, Siemens Automotive, Swagelok/Tecflux, Valeo e WEG.

 

São elas: BRAZA H2-Racing Team (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fórmula H2 UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), H2 UFCBaja (Universidade Federal do Ceará), Ozelot H2 (Universidade de Caxias do Sul-RS), PROTIUM (Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR) e FING Hidrogen Racing (Faculdad de Ingenieria de Montevidéu-Uruguai).

 

Sênior– As nove equipes da Categoria Sênior inscritas participarão de todas as provas, incluindo o Enduro, o qual é permitido exclusivamente aos veículos aprovados nos testes funcionais e na verificação de requisitos de segurança.

 

Fazem parte da categoria as equipes Challenger E-Racing UFABC (Universidade Federal do ABC - SP), Cheetah H2 Racing UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá-MG),Unicamp Baja SAE (Universidade Estadual de Campinas), H2 FORCE TEAM (Centro Universitário SENAI – SP), H2 UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Hera E-racing H2 (Universidade Federal Fluminense-RJ), Mauá Racing H2 (Instituto Mauá de Tecnologia - São Caetano do Sul-SP), TEC H2 Racing (SENAI CIMATEC-BA) e UFPR Hydro (Universidade Federal do Paraná)

 

Conhecimento – Lançado em 2020 em plena pandemia do Covid 19 o SAE BRASIL Student H2 Challenge tem o objetivo de transferir conhecimento e gerar oportunidades aos estudantes brasileiros de trabalharem com tecnologia de última geração ao lado de expoentes da indústria nacional e internacional.


De lá para cá todos as equipes recebem atualização anual dos cursos preparatórios online gratuito disponibilizados aos estudantes, ministrados pela SAE BRASIL com o apoio de professores e executivos da indústria especializados na cadeia  do hidrogênio. Pioneira desde 2020 na competição estudantil de Baja e Formula movidos a célula a combustívela SAE inspirou no ano seguinte o surgimento de competiçõesde veículos a hidrogênio na Ásia, America e Europa.


PROGRAMAÇÃO 2026 (sujeita a alterações)

 

Dia 29.07– Quarta-feira

13hàs 17hs - Chegada das equipes – Inscrições

    

Dia 30.07– Quinta-feira

08h às 12hs - Instalação dos boxes

13h às 17hs -Safety Scrutiny - Equipes Sênior – Verificação de requisitos de projeto e inspeção técnica de segurança

 

Dia 31.07 – Sexta-feira

08h às 12hs e13h às 15hs- Safety Scrutiny - Equipes Sênior– Verificação de requisitos de projeto e inspeção técnica de segurança

08h às 12h e 13h às 17h - Design presentation Equipes Sênior - Apresentação dos projetos, com 1h de duração por equipe (prova estática)

 

Dia 01.08 – Sábado

08h às 17hs - Design presentation – Equipes Sênior - Apresentação de projetos, com 1h de duração por equipe (prova estática)

08h às 17h Testes funcionais dos veículos – Equipes Sênior - Verificação funcional do sistema de tração e do veículo (prova dinâmica)

10h às 12h e 13h às 17h - Design presentation – Equipes Novatas - Apresentação de projetos, com 1h de duração por equipe (prova estática)

16h às 17hs Mesa-redonda “Mulheres da Mobilidade a H2”– Debate entre profissionais da indústria e membros das equipes.

 

Dia 02.08 – Domingo

10h-12h – Endurance – Teste de resistência dos veículos em condições contínuas e avaliação de consumo e fluxo de energia no sistema de tração (bateria e sistema de célula a combustível combinados), liberado apenas para veículos aprovados (prova dinâmica)

 

Design Showcase – Inicia 30/07 às 13h até 02/08 – A equipe deverá apresentar o design dos boxes e de seus projetos (evento contínuo de apresentação de projetos durante toda a competição)

 

13h-17h - Cerimônia de Premiação dos vencedores de ambas as competições

 

 

5º Desafio SAE BRASIL Student H2 Challenge – 2026

Data: 29 de julho a 02 de agosto 2026

Local: Centro de Desenvolvimento e Testes da Ford:Rodovia SP 127, Km 124,Tatuí (SP).

 

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: Envie seus dados para sdavi.2011@gmail.com – Nome completo, RG/CPF, empresa de comunicação que representa e cargo/função (repórter, fotógrafo, cinegrafista se for TV).

 

Saiba mais

https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/formula-sae-brasil/

 

 

5º DesafioSAE BRASIL Student H2 Challenge

Total de equipes inscritas 2026 – 15 equipes

 

EQUIPES POR CATEGORIA

Fórmula H2 – 9 Equipes

Categoria Senior

Equipe Challenger E-Racing UFABC(Fórmula)– Universidade Federal do ABC, Santo André,SP

Cheetah H2 Racing(Fórmula) - Universidade Federal de Itajubá,Unifei, MG

UNICAMP Baja SAE(Baja) -Universidade Estadual de Campinas, SP

H2 FORCE TEAM(Fórmula) - Centro Universitário SENAI Ipiranga, SP

H2 UFSM(Fórmula) Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS

Hera E-Racing H2(Fórmula) Universidade Federal Fluminense, Praia Vermelha, RJ

Mauá Racing(Fórmula) Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, SP

UFPR Hydro(Baja)Universidade Federal do Paraná, Curitiba

Tec H2 Racing (Baja)– Senai CIMATEC, Orlando Gomes,BA

 

Categoria Novata  – 6 Equipes

Braza H2-Racing Team -(Fórmula) Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, Centro

FING Hydrogen Racing- (Fórmula) Facultad de Ingenieria UDELAR, Ingeniería Mecánica,Montevidéu, Uruguai

Fórmula H2 UFSC - (Fórmula) Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Florianópolis

H2 UFC Baja–(Baja)Universidade Federal do Ceará, UFC Campus do Pici

Ozelot H2- (Baja) Universidade de Caxias do Sul, Campus Sede, RS

PROTIUM- (Fórmula) Universidade Tecnológica Federal do Paraná,UTFPR, Curitiba

Sobre a SAE BRASIL- A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundocom mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.


Postar um comentário

0 Comentários