• Um Observador de Mamíferos Marinhos (MMO) da ORCA estará a bordo do MSC Poesia para apoiar pesquisas, treinamento da tripulação e conscientização dos hóspedes
• Parceria foi lançada durante o Pacific Northwest Symposium da CLIA, em Anchorage, no Alasca, nos Estados Unidos, incentivando parceiros do setor a priorizar a gestão ambiental e iniciativas semelhantes
• Pesquisa comportamental em tempo real e programa de treinamento da tripulação reforçam o compromisso da indústria de cruzeiros com a conservação marinha baseada em ciência
MSC Poesia |
A MSC Cruzeiros anunciou uma parceria histórica com a organização de conservação marinha ORCA, que contará com o primeiro Observador de Mamíferos Marinhos (MMO) dedicado e treinado pela ORCA a bordo de um navio durante a temporada inaugural da Companhia no Alasca. Essa iniciativa, orientada pela ciência, reforça o compromisso da MSC Cruzeiros em transformar responsabilidade ambiental em ação, à medida que amplia suas operações e contribui para o avanço dos padrões do setor como um todo.
Como parte da parceria, um MMO da ORCA navegará a bordo do MSC Poesia por um período de um mês, durante o pico da temporada de baleias, do final de julho ao final de agosto de 2026 — um dos períodos com maior concentração desses animais nas águas do Alasca. Esse período de observação permitirá a coleta de dados estatisticamente significativos sobre as respostas comportamentais das baleias à presença e à atividade de navios.
Durante esse período, o MMO da ORCA também estudará o comportamento das baleias e coletará dados, especialmente relacionados à reação desses animais à presença de navios de cruzeiro. Essas informações serão compartilhadas com a comunidade científica e também utilizadas para aprimorar o treinamento de como evitar as baleias oferecido pela ORCA às equipes de diversas companhias de cruzeiros e empresas de navegação, incluindo a MSC Cruzeiros.
MMO da ORCA estudará o comportamento das baleias e coletará dados, especialmente relacionados à reação desses animais à presença de navios de cruzeiro |
Com base na expertise da ORCA em observação ética e responsável de baleias, a organização oferecerá suporte e orientação sobre as experiências nos destinos do Alasca, incluindo a análise das excursões atuais voltadas à observação de baleias.
A ORCA também ajudará a identificar operadores que sigam as melhores práticas e trabalhará de forma colaborativa ao longo da temporada para realizar avaliações contínuas, reunindo feedback quantitativo quase em tempo real para apoiar elevados padrões de turismo sustentável de vida selvagem.
A conscientização dos hóspedes é outro pilar central da colaboração. Em cada roteiro no Alasca, o MMO da ORCA realizará uma sessão educativa a bordo para os hóspedes, destacando as pesquisas em andamento e o potencial impacto positivo da parceria. Os hóspedes também serão apresentados às iniciativas de ciência cidadã da ORCA, oferecendo a oportunidade de se envolverem de forma mais profunda com o ambiente marinho do Alasca.
A ORCA trabalhará de forma colaborativa ao longo da temporada para realizar avaliações contínuas, reunindo feedback quantitativo quase em tempo real |
Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros, afirmou: “À medida que nos preparamos para nossa temporada inaugural no Alasca, era fundamental adotar uma abordagem proativa e orientada pela ciência para operar em uma das regiões ambientalmente mais sensíveis do mundo. A parceria com a ORCA nos permite combinar pesquisa especializada, treinamento aprimorado da tripulação e engajamento significativo dos hóspedes para compreender melhor como os navios interagem com as baleias e como podemos reduzir ainda mais os riscos. Essa colaboração reflete nosso compromisso mais amplo com a proteção da biodiversidade marinha, ao mesmo tempo em que seguimos evoluindo a forma como nossa indústria atua de maneira responsável.”
Steve Jones, Diretor de Operações da ORCA, declarou: “À medida que a ORCA entra em seu 25º ano, vemos mais do que nunca a oportunidade que a indústria de cruzeiros tem de desempenhar um papel significativo na proteção das baleias. A MSC Cruzeiros demonstra que pretende ir além, incorporando a conservação como parte essencial do excelente programa que está oferecendo. Temos orgulho de fazer parte da construção de uma temporada de estreia no Alasca que os hóspedes jamais esquecerão.”
A parceria apoia a temporada inaugural da MSC Cruzeiros no Alasca em 2026, com o MSC Poesia, recentemente reformulado, operando roteiros de sete noites com embarques em Seattle, marcando um importante marco na estratégia global da marca.
ORCA oferecerá suporte e orientação sobre as experiências nos destinos do Alasca, incluindo a análise das excursões atuais voltadas à observação de baleias. |
A parceria foi apresentada oficialmente durante o Pacific Northwest Symposium da CLIA, em Anchorage, no Alasca, onde líderes da indústria e da conservação se reuniram para discutir operações de cruzeiros sustentáveis. O anúncio destaca a liderança da MSC Cruzeiros e convida outros players a priorizarem abordagens de conservação baseadas em ciência.
Sobre a ORCA
A ORCA acredita que todos aqueles que se importam com baleias e golfinhos podem desempenhar um papel na proteção desses animais. Há 25 anos, a instituição trabalha com empresas de navegação para estudar e compreender melhor baleias, golfinhos e botos ao redor do mundo, destacando áreas críticas e apresentando a vida desses animais a milhões de pessoas.
A ORCA combina ciência cidadã com pesquisas de ponta e parcerias sólidas com o setor para promover mudanças significativas para baleias e golfinhos em alguns dos habitats mais importantes do planeta. Suas equipes atuam nos cinco oceanos, cobrindo regiões do Ártico à Antártida. Para saber mais, acesse www.orca.org.uk.
Sobre a MSC Cruzeiros
Com sede em Genebra, na Suíça, a MSC Cruzeiros, empresa de propriedade privada, é a terceira maior Companhia de cruzeiros do mundo, líder de mercado na Europa e com uma forte e crescente presença na América do Norte.
Uma marca global de cruzeiros, com 23 navios modernos, que oferecem viagens pelos cinco continentes, permitindo que os hóspedes visitem mais de 100 países ao redor do mundo e mais de 300 destinos, criando memórias inesquecíveis e vivenciando o melhor da hospitalidade.
Para mais informações, clique aqui.




0 Comentários