Visite São Paulo debate Segurança Pública


Encontro EmDiaCom recebe Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, e Diretora da Academia de Polícia Civil, Fernanda Herbella
 

EmDiaCom abordou segurança pública com membros dos Conselhos do Visite SP, representantes de hotéis, centros de convenções e entidades setoriais
A gestão pública estadual da Segurança Pública passou por mudanças recentes. Assumiu como Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo o Delegado Osvaldo Nico Gonçalves; a então Divisionária da Deatur – Delegacia de Atendimento ao Turista, Delegada Fernanda Herbella, foi empossada como Diretora da Academia da Polícia Civil; e o Delegado Fabio Pinheiro foi nomeado como Diretor do Dope, Departamento de Operações Policiais Estratégicas. Frente a essas mudanças, o Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) realizou um encontro no dia 26 de janeiro, segunda-feira, no hotel Tivoli Mofarrej, com os membros dos conselhos e representantes dos hotéis, centros de convenções e entidades  para que temas de primeira importância fossem debatidos.
“Este encontro tem como objetivo promover um diálogo direto sobre ações, desafios e estratégias de segurança que impactam a imagem do destino, além de compartilhar perspectivas e fortalecer a colaboração entre o setor de turismo, eventos e viagens e as autoridades de segurança pública”, explicou Fernando Guinato,  Presidente do Conselho de Administração do  VSPCB.
Salão com mesas e pessoas

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Toni Sando apresentando a estrutura e a missão do Visite SP  de aumentar o fluxo de visitantes em São Paulo por meio da captação e apoio  de eventos, capacitação e programas de promoção dos destinos  
A Delegada Herbella ressaltou a importância o resultado e continuidade de encontros anteriores do setor com agentes da segurança pública, que se mantem até hoje. “Em um dos encontros, foi criado um grupo do whatsapp com os hotéis, no qual são trocadas informações e imagens que ajudam a interceptar a ação de criminosos”, comentou.
Fernanda Herbella assumiu a diretoria da Academia da Polícia Civil
Foi selado um compromisso de, agora à frente da Academia da Polícia Civil, realizar, com apoio da Academia Visite São Paulo, capacitações aos chefes de segurança dos hotéis, para um trabalho integrado e eficaz. “A Academia, além do campus na Cidade Universitária, conta com um Campo Operacional em Mogi das Cruzes e mais dez unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo. Estamos a disposição para realizar seminários, congressos e treinamentos focando na melhoria da experiência do turismo e, principalmente, na prevenção”, completou.
Para Dr. Fabio Pinheiro, o segredo do sucesso é a integração. “A exemplo do setor bancário, a integração com a Febrabran e os bancos, com troca de informação e rápido diálogo, foi possível praticamente erradicar as explosões de caixas eletrônicos e roubos em agências nos últimos 10 anos. Com o turismo, esse trabalho pode se repetir”, exemplificou. “Com essa troca agilizada, podemos prever ações, entender novas modalidades de crimes e planejar em conjunto”, disse Pinheiro, assumindo-se entusiasta da relação público-privada.
Foi aberto um momento de perguntas com os associados do VSPCB presentes, com temas que passaram pela sensação de segurança, criação de aplicativos, furtos de celular, assaltos utilizando motos e rondas em hotéis e eventos.
“Em tecnologia, há um exemplo de sucesso que é o SP Mulher Segura, na qual viaturas são enviadas sempre que um agressor com tornozeleira eletrônica se aproxima da vítima”, apontou o Secretário Nico. “Ainda que se busquem formas modernas de reportar e compartilhar informações e imagens, é importante a realização do boletim de ocorrência on line. No caso de turistas estrangeiros, é possível fazer por meio da Deatur”, ressaltou a delegada Herbella.
Secretário Nico apresenta resultados e desafios de Segurança Pública
“O principal afastador de turismo é a segurança. Mesmo que melhoremos os índices, é preciso avançar com a sensação de segurança também”, detalhou o Secretário Nico, ao citar fragilidades legislativas que dificultam a manutenção de criminosos fora das ruas.
Com a presença de representantes de hotéis, centro de convenções e eventos, foi citado o protocolo de que basta o envio de um e-mail com ofício solicitando o apoio da polícia civil para que, de acordo com o evento, sejam enviadas viaturas e/ou rondas. “O trabalho tem sido muito eficiente. Não há mais registros recentes no sambódromo durante o carnaval, assim como a Fórmula 1 tem trazido números positivos”, afirmou o Secretário Nico, citando também o caso do centro da cidade, que, após medidas, vem apresentando melhoria nos números da segurança – além do projeto de que prevê a ida de todas as secretarias estaduais para o bairro.
O Secretário Nico compartilhou o desafio de formação de novos policiais pós-pandemia, período que não houve novos concursos, frente a aposentadoria de veteranos, além de outras situações, como o esforço de melhorar salários e concurseiros que são aprovados, mas não seguem na profissão. “Nosso plano é voltar com mais rondas e trabalhar ainda mais próximo do turismo”, disse.
O Secretário Nico finalizou o encontro relembrando um caso de prisão que contou com ajuda de um chefe de segurança do antigo hotel Maksoud. “Foi a minha maior prisão, em que o criminoso foi reconhecido pela equipe do hotel, acionou a polícia, e o chefe de segurança auxiliou no momento da prisão”, lembra.
O EmDiaCom é um encontro segmentado, realizado pelo Visite São Paulo, com apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Hotel Tivolli Mofarrej SP e Grupo R1.

Postar um comentário

0 Comentários