Theatro São Pedro divulga a Temporada 2026, com ópera de Conceição Evaristo


 

Programação terá as óperas Orfeu no Inferno, Don Pasquale e Conceição Evaristo - Uma Ópera Escrevivência, com texto da própria autora que completa 80 anos em 2026. Academia de Ópera fará as montagens de A Escada de Seda, de Rossini e O Morcego, de Strauss II, e o Atelier de Composição Lírica apresentará títulos inéditos. Temporada de espetáculos reúne o Cine São Pedro, com a 2ª Mostra de Música e Cinema, balés com a São Paulo Companhia de Dança e apresentação com solista Bruno de Sá, além de atrações para o público infanto-juvenil, música de câmara em formato intimista e concerto em comemoração ao ano Brasil-China 

 


Theatro São Pedro. Crédito: Íris Zanetti


 

Está disponível a Temporada 2026 do Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Na série lírica serão encenadas as óperas Orfeu no Infernode Jacques Offenbach (1819-1880), Don Pasqualede Gaetano Donizetti (1797-1848), Conceição Evaristo - Uma Ópera Escrevivência, de Juliana Ripke (1988 -) e Conceição Evaristo (1946 -), A Escada de Seda, de Gioachino Rossini (1792-1868) e O Morcego, de Johann Strauss II (1825-1899), além do espetáculo com três títulos inéditos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.

 

A temporada lírica com a Orquestra do Theatro São Pedro inicia no mês de abril, com a ópera Orfeu no Inferno, do compositor alemão Jaques Offenbach, nos dias 17, 19, 22, 24 e 26. A montagem conta com André dos Santos na direção musical e Cibele Forjaz na direção cênica, tendo no elenco os cantores Anna Beatriz Gomes, Isabella Luchi, Denise de Freitas, Aníbal Mancini, entre outros.

 

Na sequência, o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, programa que tem como objetivo fomentar a composição de obras operísticas inéditas, promove espetáculo com três títulos nos dias 11, 12 e 14 de junho. Maíra Ferreira assina a direção musical e Julianna Santos estará à frente da direção cênica. No elenco, nomes como Manuela Freua, Laiana Oliveira e Vinícius Atique.

 

Já no mês de julho, o Theatro São Pedro apresenta a ópera Don Pasquale, do italiano Gaetano Donizetti. As récitas ocorrem nos dias 10, 12, 15, 17 e 18, com Ira Levin na direção musical e Livia Sabag na direção cênica. Rodrigo Esteves, Santiago Villalba, Guilherme Moreira e Raquel Paulin integram o elenco.

 

Em 2026, a escritora Conceição Evaristo irá completar 80 anos. Para valorizar a trajetória dela, o Theatro São Pedro realizará um espetáculo muito especial, trazendo ao público a ópera Conceição Evaristo - Uma Ópera Escrevivência, com texto da própria autora e composição musical de Juliana Ripke. A estreia está marcada para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tendo as demais récitas em 22, 25, 27 e 29 de novembro - aniversário de Conceição. Edna D’Oliveira, Juliana Taino e Vinicius Costa farão parte do elenco.

 

ACADEMIA DE ÓPERA E ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO 


Os dois grupos de formação ligados ao teatro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro promoverão duas montagens originais em 2026, cada uma com quatro récitas. A primeira será A Escada de Seda, de Gioachino Rossini, nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, com Gabriel Rhein-Schirato na direção musical e João Malatian na direção cênica.

 

Já em outubro, nos dias 08, 09, 10 e 11, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentam O Morcego, de Johann Strauss II. A direção musical fica com Priscila Bomfim e a direção cênica com Ronaldo Zero.

 

CINE SÃO PEDRO - 2ª MOSTRA DE MÚSICA E CINEMA 


O projeto que une cinema com trilha de orquestra ao vivo ganhará nova edição em 2026, com exibições de 13 a 28 de março. A iniciativa ocorre em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Goethe-Institut, sob direção musical do regente Marcelo Falcão, que estará à frente da Orquestra do Theatro São Pedro.

 

Com Sinfonia Amazônica (1951), de Anélio Latini Filho, o primeiro longa-metragem de animação brasileiro, e os filmes Nosferatu (1921) e Fausto (1926), de Friedrich Wilhelm Murnau, além de uma homenagem ao compositor chinês Tan Dun, apresentando trilhas marcantes acompanhadas de projeções em vídeo que ressaltam o caráter visual e ritualístico de sua obra, a Mostra Cine São Pedro visa estimular o contato do público com a sétima arte em uma sala de concerto, buscando também resgatar a história centenária do Theatro São Pedro, inaugurado em 1917, e que já foi também cinema.

 

ESPETÁCULOS DE BALÉ E COM BRUNO DE SÁ 


A parceria do Theatro São Pedro com a São Paulo Companhia de Dança trará um programa com novas coreografias ao som de orquestra, reforçando o objetivo de conectar a música com outras linguagens artísticas. Nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro, o público poderá conferir as encenações de Alvorada e Maria Tudor, do compositor Antônio Carlos Gomes (1836-1896) e Giselle, de Adolphe Adam (1803-1856). A direção musical e a regência dos espetáculos são de Cláudio Cruz, que estará à frente da Orquestra do Theatro São Pedro. Os responsáveis pela coreografia são Lars Van Cauwenbergh e Yoshi Suzuki.

 

O sopranista Bruno de Sá, que tem se destacado em importantes palcos europeus, retorna ao Theatro São Pedro em dezembro para o espetáculo Mille Affetti, nos dias 18, 19 e 20. Com um raro timbre vocal, o cantor irá interpretar obras de Haydn, Mozart, Caruso, entre outros. Gabriel Rhein-Schirato assina a direção musical e Aline Santini a iluminação.

 

BRINCANDO EM CENA 


O espetáculo oferece uma jornada lúdica por meio do mundo da imaginação, onde a música, o teatro, a ópera e a improvisação se fundem para criar uma experiência encantadora. Tendo como foco o público infanto-juvenil, o projeto cativa tanto as crianças quanto os adultos, criando um ambiente divertido no qual são cantadas árias de ópera em português, combinadas com jogos musicais e de cena.

 

Com direção musical de Paulo Galvão e cênica de Felipe Venâncio, os concertos ocorrem nos dias 11, 12, 17 e 18 de outubro, tendo no elenco os cantores Raquel Paulin, Juliana Taino, Geilson Santos e Julian Lisnichuk.

 

MÚSICA DE CÂMARA E ANO BRASIL-CHINA 


Na série Além do Palco, que proporciona ao público experiências intimistas na temporada de música de câmara, serão realizados concertos nos meses de fevereiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro. A programação oferece um amplo repertório, contando com cantores e instrumentistas convidados.

 

Em comemoração ao ano Brasil-China, o Theatro São Pedro promove nos dias 31 de outubro e 01 de novembro o concerto Molihua, entre poemas e paisagens. Gesiel Vilarubia estará à frente da Orquestra do Theatro São Pedro e William Pereira será responsável pela encenação do espetáculo, que terá participação da soprano Marília Vargas.

 

RECITAL DE GALA 


O Recital de Gala da Academia de Ópera apresenta os jovens talentos do programa em árias, duetos e cenas do repertório lírico. Resultado de um intenso processo formativo, o concerto destaca a evolução técnica e interpretativa dos alunos, que sob a orientação do corpo docente, trazem ao palco musicalidade, presença cênica e paixão pela ópera. Uma celebração do futuro do canto lírico e da força da formação artística, marcada para o dia 20 de dezembro.

 

EXPERIMENTA SÃO PEDRO 


Em 2026, o Theatro São Pedro recebe mais uma edição do Experimenta São Pedro. Com a intenção de difundir a música de câmara e valorizar os projetos artísticos dos(as) profissionais, alunos(as) e ex-alunos(as) da Santa Marcelina Cultura, o evento recebe apresentações de grupos do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) da EMESP Tom Jobim, projetos dos músicos da Orquestra do Theatro São Pedro, bem como recitais dos cantores participantes da Academia de Ópera do São Pedro.

 

BILHETERIA  


Os ingressos para a temporada 2026 estão disponíveis pela bilheteria digital no site do Theatro São Pedro.


Postar um comentário

0 Comentários