Sustentabilidade avança no setor de eventos



Em 2025, o Grupo PHD neutralizou 48 toneladas de carbono, garantindo o plantio de mais de mil árvores como compensação e conquista selo Carbon Free

image.png

Marco Bordon, CEO do Grupo PHD -  Crédito da imagem: Efraim Lucas
 

A indústria global de eventos vem deixando claro que o tempo das promessas genéricas acabou: para cumprir a meta mandatória de reduzir 50% das emissões de carbono até 2030 — em alinhamento estrito ao Acordo de Paris — e atingir o Net Zero em 2050, os grandes players estão sendo forçados a compartilhar como o setor vem trabalhando essa questão. Essa é a conclusão do primeiro grande balanço de transparência da iniciativa Net Zero Carbon Events (ciclo 2023-2025). No período de julho de 2023 a janeiro de 2025, 144 organizações permaneceram como signatárias ativas do programa. Esse número corresponde a cerca de 48% do total de entidades com prazo para reportar suas ações até a data final.
 

No Brasil, ainda há espaço para avanços, mas algumas empresas já vêm promovendo essa mudança. O Grupo PHD, por exemplo, um dos mais importantes players do mercado de produção e organização de eventos corporativos no Brasil, acaba de obter o certificado Carbon Free. O selo confirma que as operações são neutras em carbono, resultado de uma iniciativa que abrangeu toda a operação em 2025. Neste período, a empresa neutralizou um total de 48 toneladas de dióxido de carbono equivalente, um volume superior a 400 eventos com carbono neutralizado.
 

A mitigação de carbono envolveu todos os eventos realizados nas casas representadas comercialmente pelo PHD, integrando-as às iniciativas de redução e compensação de impacto ambiental do grupo. Ao todo, foram mais de 400 projetos realizados e mais de 1.000 árvores plantadas por meio dos programas de neutralização. 
 

Para o Grupo PHD, ser pioneira sempre fez parte de sua essência. O investimento na neutralização de carbono é um passo natural na evolução da cultura de responsabilidade ambiental que a empresa constrói desde 2023. “A conquista do certificado Carbon Free é um marco que transcende as nossas operações. Ela demonstra que é totalmente viável e necessário conciliar excelência em eventos com responsabilidade ambiental rigorosa. A certificação reforça nossa preocupação com a responsabilidade ambiental e nos torna uma das únicas empresas do setor de eventos a alcançar esse reconhecimento”, diz Marco Bordon, CEO do Grupo PHD. “Esperamos que este passo inspire toda a cadeia do setor a adotar práticas de neutralização de carbono, elevando o patamar de sustentabilidade em um mercado que é intensivo em recursos. Este é o futuro dos eventos: memoráveis e conscientes.”, completa Bordon.
 

Além da neutralização de carbono, outras iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança) reforçam o compromisso do Grupo PHD com práticas sustentáveis e com o enfrentamento das mudanças climáticas. Entre elas, destacam-se:

  • Coleta seletiva e gestão correta de resíduos, garantindo o descarte adequado dos materiais.
  • Digitalização de processos, resultando em uma redução expressiva no uso de papel e na adoção de assinaturas digitais.
  • Incentivo a fornecedores e parceiros para que também adotem práticas ambientais em suas operações.

Perspectivas de Mercado e Futuro

A iniciativa faz parte de um plano estratégico contínuo do Grupo PHD Eventos para reduzir seu impacto ambiental. “Nos antecipamos em tomar essa iniciativa mesmo sem termos recebido pedidos formais de clientes nesse sentido”, revela Bordon. “Mas identificamos isso como uma crescente expectativa do mercado, especialmente no segmento corporativo, para que fornecedores estejam alinhados às diretrizes ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular os da Agenda 2030 da ONU”.
 

Para os próximos anos, o Grupo PHD seguirá fortalecendo todas as suas iniciativas ESG. Além da agenda ambiental, o grupo está lançando campanhas voltadas ao combate à pobreza, oferecendo aos clientes a opção de direcionar parte do valor de seus eventos para instituições sociais, consolidando sua visão de um futuro mais consciente e sustentável para o setor de eventos.
 

Mais informações sobre a certificação e as ações de neutralização do Grupo PHD Eventos estão em: Link

 

Sobre o Grupo PHD

O Grupo PHD é reconhecido por seu conceito inovador de espaços que proporcionam experiências únicas e memoráveis para eventos. A empresa atua na gestão de edifícios icônicos, rooftops de tirar o fôlego, palácios históricos, museus, parques e salas imersivas. A meta do Grupo é consolidar-se como o maior hub de venues e serviços para eventos corporativos no Brasil, aliado a um modelo 'one stop shop'. Essa proposta abrange desde a curadoria do local ideal até a execução completa de todos os serviços com hospitalidade, incluindo gastronomia, coquetelaria, decoração, cenografia, casting artístico e soluções audiovisuais. Seu portfólio exclusivo conta com mais de 35 espaços de diferentes tamanhos e formatos, com forte presença na cidade de São Paulo e expansão contínua para outras capitais. O PHD também oferece uma plataforma digital própria, que permite encontrar, comparar e reservar espaços com agilidade e segurança. Entre os espaços que integram o portfólio do Grupo, destacam-se: PHD Rooftop (localizado no prédio icônico projetado por Ruy Ohtakie), Jockey Club de São Paulo, Casa Melhoramentos, Jive House, TETTO Rooftop, Octavio House, Espaço Villa-Lobos, Terras de São José Golf, Arena BTG, Varanda Estaiada, Pátio 47, Vanilla Sky, Casa Aragon, entre outros. A atuação do Grupo também se estende a outras cidades, com rooftops da marca TETTO em Vitória, Curitiba, Porto Alegre e Balneário Camboriú, além do PHD Rooftop Curitiba.

Postar um comentário

0 Comentários