A reabertura da Ponte Giratória, um dos principais acessos ao Marco Zero e ao Bairro do Recife, representa um avanço estratégico para o turismo da capital pernambucana, especialmente nos segmentos MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). O ganho é muito significativo para o nicho de turismo de incentivo, ao beneficiar colaboradores, parceiros ou fornecedores que participam de eventos no Recife Expo Center, proporcionando conexões e vivências de alto valor em roteiros pelos principais pontos turísticos do Recife Antigo, a curtas distâncias.
Localizada nas proximidades do Recife Expo Center e do Novotel Recife Marina, a ponte amplia a mobilidade urbana e aproxima visitantes de eventos corporativos, médicos e de negócios dos principais atrativos culturais e históricos da cidade, fortalecendo a integração entre negócios, lazer e cultura.
Com o acesso facilitado, participantes de congressos e feiras passam a estar a poucos minutos de pontos turísticos como o Marco Zero, o Paço do Frevo, o Cais do Sertão, a Praça do Arsenal, a Torre Malakoff, a Sinagoga Kahal Zur Israel, além da Rua do Bom Jesus, Rua da Moeda e da Avenida Rio Branco, transformada em área exclusiva para pedestres.
A melhoria na conectividade urbana ocorre em paralelo à consolidação do Recife Expo Center, inaugurado em agosto de 2024, como novo polo de eventos da cidade. Integrado ao projeto de revitalização do Porto Novo Recife, o equipamento reúne infraestrutura moderna, com dez salas multifuncionais, auditório para 1.500 pessoas e pavilhão de 4.100 m², atendendo eventos de diferentes segmentos.
Além da infraestrutura, o Recife Expo Center vem fortalecendo parcerias estratégicas para ampliar a experiência de organizadores e participantes de eventos. Em parceria com o Catamaran Tours, organizadores de eventos realizados no REC têm 10% de desconto no cardápio regular, 5% no menu executivo e 10% de desconto nos passeios de catamarã, proporcionando experiências exclusivas pelo Rio Capibaribe.
O complexo também oferece tarifas especiais no Novotel Recife Marina e descontos no restaurante Kais 0, benefícios válidos para organizadores e participantes devidamente identificados com crachá, credencial ou pulseira do evento, reforçando o conceito de hospitalidade integrada e turismo de incentivo.
O Recife Expo Center encerrou 2025 com 108 eventos realizados, 378 mil visitantes e impacto econômico superior a R$ 523,9 milhões, números que embasam o reconhecimento recebido em premiações como o Prêmio Caio 2025 e o Prêmio Recife CVB. As conquistas reforçam o protagonismo do equipamento no cenário nacional de eventos e seu papel estratégico no fortalecimento do turismo de negócios em Pernambuco.
“O Recife Expo Center contribui diretamente para o desenvolvimento econômico, o fortalecimento do turismo de negócios e a valorização do Centro Histórico, posicionando o Recife como um destino cada vez mais competitivo no cenário nacional de eventos e turismo”, afirma Tatiana Menezes, diretora do Recife Expo Center.
“A abertura da ponte giratória, tão esperada e desejada por todos, que foi entregue pelo prefeito João Campos em dezembro de 2025, representa a volta de um símbolo importante da nossa cidade e o restabelecimento de uma conectividade da cidade com o bairro do Recife, que é palco de grandes eventos culturais do calendário da cidade, além de facilitar a mobilidade. Sem dúvida uma grande obra, feita com bastante cautela pela PCR que vai impactar diretamente o acesso com mais segurança e conforto à ilha do bairro do Recife. A gente espera que com esta conexão a gente tenha ainda mais eventos acontecendo de forma mais cômoda e segura para todos”, afirmou Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife.
Principais atrativos turísticos do Bairro do Recife
Marco Zero
Ponto de origem da cidade e principal cartão-postal do Recife. Reúne grandes eventos culturais, como o Carnaval, e oferece vista privilegiada para o Parque das Esculturas.
Paço do Frevo
Espaço dedicado à preservação do frevo, patrimônio cultural imaterial da humanidade. Conta com exposições interativas, aulas e programação permanente.
Cais do Sertão
Museu interativo que homenageia a cultura sertaneja e a obra de Luiz Gonzaga. Combina tecnologia, história e música em uma experiência imersiva.
Praça do Arsenal
Área de convivência cercada por bares, restaurantes e centros culturais. É palco frequente de eventos ao ar livre.
Torre Malakoff
Antigo observatório astronômico transformado em centro cultural, com exposições, atividades artísticas e uma das melhores vistas do Recife Antigo.
Sinagoga Kahal Zur Israel
Primeira sinagoga das Américas, fundada no século XVII. Preserva a memória da presença judaica em Pernambuco e funciona como centro cultural.
Rua do Bom Jesus
Uma das ruas mais charmosas do Brasil, eleita entre as mais bonitas do mundo. Reúne arquitetura histórica, museus e vida cultural intensa.
Rua da Moeda
Conhecida pela vida noturna, concentra bares e restaurantes instalados em casarões históricos.
Avenida Rio Branco
Transformada em rua de pedestres, conecta o Marco Zero a equipamentos culturais e exposições a céu aberto.
Embaixada dos Bonecos Gigantes
Símbolo do Carnaval pernambucano, reúne os tradicionais bonecos que representam personalidades da cultura popular brasileira.
Serviço:
Recife Expo Center
Endereço: Cais Santa Rita, 46 – São José – Recife/PE
Site: www.recifeexpocenter.com.br
Instagram: @recifeexpocenter






0 Comentários