Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação


 

Após uma primeira edição de sucesso em dezembro, evento gratuito acontece mais uma vez na área externa do Museu, desta vez nos dias 17 e 18 de janeiro.

 

Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, “A alma humana, você e o universo de Jung”.

 

Mulher ao lado de homem

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

No fim de semana dos dias 17 e 18 de janeiro, o MIS recebe um evento gratuito para quem ama criatividade, tecnologia, interatividade e inovação! Após uma primeira edição de sucesso em dezembro, a Feira Criativa Mente retorna ao museu promovendo arte, gastronomia, bem-estar e o comércio de pequenos produtores. 

 

A feira foi criada com o intuito de mostrar que a arte é um caminho de cura para questões de saúde mental. A ideia surgiu a partir de um objetivo de Karol Martins, idealizadora do projeto, de ajudar sua mãe, Helena, a sair da depressão. Hoje, as duas empreendem juntas, e Helena se tornou a responsável pela curadoria, trabalho que salvou e resgatou sua identidade. 

 

A primeira edição de 2026, que acontece na área externa do MIS, dialoga com a exposição em cartaz no Museu “A alma humana, você e o universo de Jung”, um contundente convite ao autoconhecimento e um mergulho no universo dos conceitos criados por Carl Gustav Jung – eminente psiquiatra e psicoterapeuta suíço, reconhecido como o fundador da psicologia analítica, que, em 2025, comemoraria os 150 anos de seu nascimento.  

 

Realizada de forma itinerante, mensalmente, em diferentes bairros de São Paulo, a feira reúne pequenos produtores, artistas independentes, rodas de conversa e experiências de autocuidado que aproximam a cidade de uma cultura mais humana, diversa e consciente. Cada edição ocupa novos territórios, fortalecendo a cena local e convidando o público a vivenciar a arte como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação. Ao longo de seis anos, mais de 2 mil artesãos já expuseram em mais de quarenta edições realizadas, que contam com uma média de público de 500 pessoas em cada evento. 

 

Programação 

 

17.01, sábado 

 
11h às 19h | Feira de artes: home & decor, moda, acessórios, vestuário, gastronomia e muito mais. 

12h às 17h | Plantão psicológico gratuito: escuta, acolhimento e orientações, com Natália Aguilar.

14h | Oficina de pingentes com flores e resina, com Mariana Braggion. 

16h | Oficina de incensos naturais, com Thais Constantino. 

 

18.01, domingo 

 

11h às 19h | Feira de artes: home & decor, moda, acessórios, vestuário, gastronomia e muito mais. 

13h | Oficina de pulseiras com miçangas divertidas, com Mariana Braggion. 

14h30 | “A arte como portal para o inconsciente”: roda de conversa com Karol Martins, fundadora da Feira Criativa Mente, Fernanda Andrelino, psicóloga clínica, e David Moratório, analista junguiano e terapeuta de casais. O bate-papo vai explorar como a arte expressa emoções profundas e como ela funciona como cura, desbloqueia o inconsciente e auxilia na saúde mental.     

16h | DJ CranMarry: pop, soul, R&B e música brasileira. 

16h | Oficina de banho de ervas, com Thais Constantino. 

 

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e MIS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da Livelo, Vivo, Goldman Sachs, Ituran e Goodstorage e apoio institucional das empresas Delboni, EAÍ?! Marketing, Unisys, Volkswagen, Unipar, Campari, Colégio Albert Sabin, PWC, Telium, Kaspersky e Play Audiovisual.

Postar um comentário

0 Comentários