Dentre os destaques deste fim de semana estão nomes como Flavia Saraiva (Ginástica Rítmica), Caio Bonfim (marcha atlética); Marcia Fu (vôlei); Dora Varella, Raicca Ventura e Ítalo Romano (skate); Petrúcio Ferreira (atletismo paralímpico); Marcel Stürmer (patinação); Grazi Yaci (tiro com arco)
Fotos no link: tinyurl.com/3pyap5vt
Dentro da proposta de incentivar no público a prática regular de atividades físicas e um estilo de vida mais ativo, a participação de atletas convidados é uma importante estratégia que ocupa boa parte da programação do Sesc Verão, que neste ano chega à sua 31ª edição.
Sob o tema Esporte é Movimento, o Sesc Verão 2026 convida a população a refletir sobre o esporte em sua dimensão mais ampla: como expressão corporal, ferramenta de transformação e elemento de conexão entre pessoas e territórios, valorizando o movimento como parte essencial da vida. E no fim de semana dos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o público poderá conhecer a trajetória e participar de vivências e demonstrações ao lado de importantes nomes que marcaram a história do esporte nacional.
Dentre os destaques estão nomes como Flavia Saraiva (Ginástica Rítmica), Caio Bonfim (marcha atlética); Marcia Fu (vôlei); Dora Varella, Raicca Ventura e Ítalo Romano (skate); Petrúcio Ferreira (atletismo paralímpico); Marcel Stürmer (patinação); Grazi Yaci (tiro com arco), entre muitos outros.
Sesc Verão - Atividades com Atletas Convidados – 31/1 e 1º/2
BATE-PAPO E APRESENTAÇÃO COM MARCIA FU (Sesc Belenzinho)
A realização de uma programação de voleibol com a atleta Márcia Fu conecta de forma potente ao tema "Esporte é Movimento", pois sua trajetória reúne elementos centrais da proposta do Sesc Verão: democratização de acesso, fortalecimento da cultura esportiva, reflexão sobre práticas e símbolos do esporte, e inspiração para novos públicos. Márcia Regina Cunha, conhecida como Márcia Fu, natural de Juiz de Fora (MG). Começou a praticar vôlei aos 12 anos e durante mais de duas décadas construiu carreira destacada em clubes nacionais como Minas, Osasco, Pinheiros, Vasco da Gama, além de passagens internacionais. Participou de três edições dos Jogos Olímpicos (Seul-1988, Barcelona-1992, Atlanta-1996), culminando com a conquista da medalha de bronze em Atlanta, em 1996, aprimeira medalha olímpica feminina do voleibol de quadra do Brasil.
31/1, sábado, das 15h às 17h
SKATE - COM DORA VARELLA (Sesc Casa Verde)
Apresentação e bate papo com a atleta Dora Varella, skatista profissional brasileira de 24 anos que compete na modalidade park. Começou a andar de skate aos 10 anos e se profissionalizou aos 17. Dentre suas conquistas, destacam-se o 4º lugar nas Olimpíadas de Paris 2024 e o 7º lugar em Tóquio 2020, além de títulos como tricampeã mundial amadora do Girls Vans Combi Pool Classic e bicampeã pan-americana.
31/1, sábado, das 14h30 às 16h
BASQUETE 3X3 - COM SERGINHO VEIGA E PAOLA KOKLER (Sesc São Bento / Novo Pq do Anhangabaú).
Serginho Veiga é um paratleta brasileiro de basquete em cadeira de rodas e portador de mielomeningocele. Destaque na Seleção Brasileira, ele participou do Campeonato Mundial em Dubai e dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago.Em 2023, participou do Campeonato Mundial Sub-23 na Tailândia e da Copa América com a equipe principal da seleção brasileira. Paola Kokler é uma atleta paralímpica brasileira, notável por sua carreira no basquete em cadeira de rodas. Atua profissionalmente na modalidade há cerca de 15 anos e defende a Seleção Brasileira pelo mesmo período. Paola tem em seu currículo duas Paralimpíadas (Londres 2012 e Rio 2016), quatro Campeonatos Mundiais e três Jogos Parapan-Americanos, conquistando medalhas em todos eles.
31/1, sábado, das 14h às 20h. Novo Pq do Anhangabaú.
ESCALADA - COM A PARATLETA MARINA DIAS (Sesc Guarulhos)
Marina Dias é uma das maiores referências da escalada paralímpica mundial. Natural de Taubaté (SP), Marina compete na classe RP3, destinada a atletas com limitações de alcance, força e potência, em razão da esclerose múltipla. Sua história é marcada por coragem, técnica e conquistas históricas para o Brasil. Em 2023, conquistou o título inédito de Campeã Mundial de Paraescalada em Berna, na Suíça, após vencer todas as etapas da Copa do Mundo em que participou: ouro em Salt Lake City e Innsbruck, bronze em Villars. Em 2025, reafirmou sua excelência ao conquistar o bicampeonato mundial na competição realizada em Seul, Coreia do Sul, sendo a atleta que chegou mais alto na via final, alcançando a agarra 45. Nesta vivência interativa, Marina convida o público a escalar com ela - não apenas fisicamente, mas emocionalmente - em uma experiência que une técnica, emoção e superação. Uma celebração do movimento, da diversidade e da potência do corpo em ação.
31/1, sábado, das 15h às 17h
MARCHA ATLÉTICA COM CAIO BONFIM
Bate-papo e um treino com o público, com o medalhista olímpico Caio Bonfim. Caio Bonfim, expoente brasileiro da marcha atlética, representou o Brasil em diversas competições internacionais, incluindo Jogos Olímpicos e Mundiais de Atletismo. É um dos maiores nomes da modalidade no país, tendo conquistado medalhas importantes, como o ouro (20 km) e a prata (35 km) no Campeonato Mundial de Atletismo em 2025, em Tóquio e o bronze no Mundial de 2017, em Londres (20 km).
31/1, sábado, às 15h30 – (Sesc Pinheiros)
1/2, domingo, das 10h30 às 12h30 (Sesc Avenida Paulista)
1/2, domingo, das 15h às 16h30 (Sesc Consolação)
GINÁSTICA COM FLÁVIA SARAIVA
Bate-papo e vivência de Ginástica Artística com uma das maiores representantes da modalidade da história. Com um carisma enorme e apenas 25 anos, a atleta coleciona inúmeras medalhas em Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e competições nacionais.
31/01, sábado, às 10h – Sesc São Caetano / Parque Chico Mendes
1/2, domingo, das 10h às 12h - Sesc Mogi das Cruzes - Ginásio Tuta (R. Prof. Ismael Alves dos Santos, 560 - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes)
VIVÊNCIA DE TIRO COM ARCO - COM GRAZI YACI
A atividade convida pessoas de todas as idades a participar de uma vivência de tiro com arco conduzida por instrutores do projeto Arquearia Indígena. Será uma oportunidade de experimentar como são as técnicas dessa prática milenar, aprendendo na prática os fundamentos do uso do arco e da flecha a partir da perspectiva dos povos originários. Indígena Karapãna, Grazi Yaci é a primeira mulher Indígena a representar o Brasil na Seleção Brasileira de Tiro com Arco. Natural do Amazonas, nascida e crescida na Aldeia Kuanã na região do Rio Cuieiras, afluente do Rio Negro, conheceu o esporte em 2013 pelo projeto social de Arquearia Indígena. Conquistou medalhas em campeonatos Brasileiro de base e adulto, e em competições internacionais. Realizou seletivas para as Olimpíadas Rio 2016, e alcançou a Seleção Brasileira em 2018 sendo a primeira mulher indígena a representar o Brasil na Seleção Brasileira de Tiro com Arco.
31/1, sábado, das 10h às 12h30 (Sesc Santana)
1/2, domingo, das 11h às 12h30 (Sesc Santo André)
1/2, domingo, das 13h30 às 16h30 (Sesc Itaquera)
SKATE - COM ÍTALO ROMANO (Sesc Santo André)
Apresentação e bate-papo de skate com Ítalo Romano, referência nacional no paraskate, que compartilhará sua trajetória no universo do skate após a perda das pernas em um acidente. A atividade propõe um bate-papo, apresentação vivência inspiradora com o paratleta, que desafia os limites do corpo e da mente sobre o carrinho. Ítalo Romano natural de Curitiba (PR), conhecido por sua trajetória inspiradora de superação e protagonismo no esporte. Aos 11 anos, Ítalo sofreu um grave acidente ao tentar "surfar" no teto de um trem com amigos, prática comum entre jovens da região. A queda resultou na amputação de ambas as pernas. Um ano após o acidente, ele reencontrou no skate uma forma de mobilidade, liberdade e expressão.
31/1, sábado, das 15h às 16h30
AULAS ABERTAS DE TÊNIS DE MESA E TÊNIS DE MESA PARALÍMPICO COM O PARATLETA ALEXANDRE HIDEKI (Sesc Campo Limpo)
As pessoas interessadas são convidadas para uma prática acessível do tênis de mesa, em que serão apresentadas a cultura do esporte, os primeiros fundamentos, regras, seus gestuais e alguns pequenos desafios técnicos. Com condução, aos domingos, do paratleta Alexandre Hideki Kavazoi.
1/2, domingo, das 12h15 às 18h30
INICIAÇÃO DE SKATE PARA MULHERES COM NAYARA NISHIMUTA (Sesc Casa Verde)
Com a skatista bicampeã brasileira, Nayara Nishimuta, e equipe de instrutoras. Aulas de skate voltada para mulheres que desejam se conectar, desafiar limites e ocupar espaços com liberdade. Um momento de troca, aprendizado e fortalecimento entre mulheres, independentemente do nível de experiência sobre o shape. Por motivo de segurança, o uso de tênis é obrigatório para a prática de skate. Nayara Nishimuta é uma skatista profissional de Osasco, São Paulo, especializada na modalidade downhill longboard. É bicampeã brasileira profissional e considerada uma das pioneiras do esporte feminino no Brasil.
1/2, domingos, das 11h30 às 12h30
TRIATLO COM LETICIA FREITAS (Sesc Consolação)
Bate-papo e vivência com a atleta de triatlo Letícia de Oliveira Freitas da classe PTVI, categoria voltada a competidoras com deficiência visual, que disputam as provas acompanhados por uma guia. Natural de Muriaé (MG), Letícia iniciou no esporte aos 12 anos, jogando vôlei. Foi nessa época que recebeu o diagnóstico de retinose pigmentar, condição que causa perda progressiva da visão. Migrando para a natação, construiu uma carreira sólida de 13 anos, representando o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Em 2020, decidiu encarar um novo desafio: o triatlo paralímpico, tornando-se a primeira mulher com deficiência visual a integrar a seleção brasileira da modalidade. Desde então, vem acumulando resultados expressivos, como o ouro no Pan-Americano de 2024, o bronze no Mundial de 2024, e a 6ª colocação nos Jogos de Paris.
1/2, domingo, das 10h15 às 11h45
BMX COM PRISCILA STEVAUX (Sesc Guarulhos)
Priscila Stevaux é uma das principais representantes do BMX Racing brasileiro. Natural de Sorocaba (SP), começou a competir aos sete anos e, desde então, construiu uma carreira marcada por velocidade, técnica e superação. Com múltiplos títulos nacionais e internacionais, é tetracampeã brasileira da modalidade e já representou o Brasil em duas Olimpíadas: Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2018, conquistou o Campeonato Pan-Americano de BMX, e em 2020 alcançou o 6º lugar no ranking mundial, um feito inédito para uma ciclista brasileira. Nesta apresentação, Priscila compartilhará com o público suas vivências, conquistas e reflexões sobre ser mulher em um esporte de velocidade e impacto.
1/2, domingo, das 15h às 17h
PATINS COM MARCEL STÜRMER (Sesc Interlagos)
Marcel Ruschel Stürmer, nascido em Lajeado (RS), é considerado o maior patinador artístico da história do Brasil. Com uma carreira marcada por conquistas expressivas, é tetracampeão dos Jogos Pan-Americanos, medalhista de ouro nos Jogos Mundiais de 2013, e quinze vezes campeão brasileiro da modalidade.
1/2, domingo, das 14h30 às 16h30
PARATLETISMO COM PETRUCIO FERREIRA (Sesc Pinheiros)
Apresentação esportiva com o atleta paralímpico do atletismo Petrucio Ferreira, que contará sobre a sua trajetória e em seguida fará uma apresentação para o público presente. Petrúcio Ferreira dos Santos é um velocista paralímpico brasileiro, considerado o atleta paralímpico mais rápido do mundo. O paraibano é detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos, marcado na semifinal do Mundial de Atletismo de Dubai, em 2019, e do recorde paralímpico. Foi pentacampeão mundial dos 100 metros, no Mundial de paratletismo realizado em Nova Deli, na Índia.
1/2, domingo, das 15h30 às 17h30
VÔLEI SENTADO COM LUIZA FIORESE (Sesc Pompeia)
A atleta Luiza Fiorese realizará uma apresentação de vôlei sentado e convidará o público para vivenciar a modalidade. Luiza Guisso Fiorese é uma voleibolista paralímpica brasileira. Aos 15 anos, enfrentou um osteossarcoma no fêmur esquerdo, o que a levou a passar por uma cirurgia para substituir parte dos ossos da perna por uma endoprótese.
1/2, domingo, das 15h às 17h
SKATE COM RAICCA VENTURA (Sesc Santo André)
Apresentação e bate-papo com Raicca Ventura, skatista profissional nascida em São Caetano do Sul. Compete na modalidade skate park, sendo campeã mundial em 2024, vice-campeã pan-americana em 2023. Em 2024, participou dos Jogos Olímpicos de Paris. Com 18 anos é a melhor atleta brasileira do skate park, ocupando a quarta colocação mundial.
1/2, domingo, das 10h às 11h30
TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS COM MAURÍCIO POMME (Sesc Santo André)
O tênis em cadeira de rodas é um desporto paralímpico semelhante ao tênis convencional, mas com a regra de dois quiques permitidos (um dentro e outro fora do campo) e o uso de cadeiras de rodas para a prática desportiva. A atividade propicia a possibilidade de vivenciá-la num local seguro para que pessoas sem deficiência possam praticá-la por outra perspectiva.
1/2, domingo, das 14h às 18h
ESCALADA COM ATLETAS: MARINA DIAS E THAÍS MAKINO (Sesc Vila Mariana)
Paulista de Taubaté, Marina Dias é uma das maiores referências da paraescalada brasileira. Diagnosticada com esclerose múltipla em 2009, encontrou na escalada uma forma de superação. Compete na classe RP3 e conquistou títulos históricos: campeã mundial em 2023 (Suíça) e bicampeã em 2025 (Coreia do Sul), além de medalhas em etapas da Copa do Mundo. Thais Makino começou a escalar aos 10 anos, influenciada pela irmã mais velha. Aos 15, venceu sua primeira etapa do Campeonato Brasileiro e desde então acumulou títulos, incluindo oito campeonatos brasileiros e três de combinado. Representou o Brasil em campeonatos mundiais e é reconhecida por sua técnica e paixão pela escalada esportiva.
1/2, domingo, das 15h às 17h
Sesc Verão 2026
De 03 de janeiro a 15 de fevereiro
Programação completa no portal www.sescsp.org.br/sescverao




0 Comentários