Barber Week 2025 encerra edição com pavilhão lotado, recorde de público, e dois dias de imersão profissional


A maior feira de barbearia do mundo reuniu marcas, especialistas e apaixonados pelo setor no Expo Center Norte 

 

Imagem: Castelli Produção


A edição de 2025 da Barber Week, o maior evento de barbearia da América Latina, encerrou na segunda-feira (17) após dois dias de programação intensa no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Com mais de 100 marcas expositoras, mais de 50 workshops gratuitos, experiências interativas e o prestigiado Congresso Barber, com mais de mil participantes, o evento atraiu milhares de profissionais e entusiastas do universo da barbearia, consolidando sua posição como o principal encontro do setor no mundo. Ao todo, 25 mil pessoas marcaram presença, o que fez com quem essa edição batesse recorde de público.

 

Além da grande circulação de visitantes, a edição deste ano reforçou temas essenciais para o desenvolvimento do mercado, como gestão, técnicas avançadas, inclusão e identidade profissional. A homenageada Luiza Lopes, referência nacional, emocionou o público ao relembrar sua trajetória: “Eu falei um dia que estaria aqui nesse palco palestrando e hoje estou aqui como homenageada.” A presença e representatividade feminina tiveram grande destaque no evento.

 

 Imagem: Castelli Produção


No palco de conteúdos gratuitos, os palestrantes entregaram temas relevantes para a formação contínua dos profissionais. Entre técnicas, gestão e humanização, reflexões importantes marcaram a programação, como a fala de Ezequiel Ferreira sobre atendimento inclusivo para atípicos e neurodivergentes: “Falar sobre capacidade de atípicos e neurodivergente não é um trabalho, é minha missão.” 

 

Com espaços sempre movimentados, o evento também foi palco das semifinais e finais do Campeonato Barbeiro do Ano by @wahlclipperbrasil, que reuniu os melhores profissionais do país em uma competição de alto nível, celebrando a técnica e a criatividade da barbearia brasileira.

 

Durante os dois dias, marcas do setor capilar masculino, máquinas profissionais, produtos de finalização, coloração, móveis, acessórios e serviços voltados ao universo barber utilizaram o espaço da feira como vitrine estratégica para apresentar lançamentos e fortalecer conexões com o público. A diversidade de marcas e conteúdos reafirmou a Barber Week como um ambiente completo para atualização e negócios.

 

O Congresso Barber, parte fundamental da programação, novamente se destacou pela curadoria de conteúdo técnico, educacional e inspirador. Profissionais nacionais e internacionais compartilharam tendências, técnicas e conhecimento aprofundado, reforçando o compromisso do evento com o desenvolvimento da categoria. Como, por exemplo, Jesse Figueroa, natural de Boagotá que, com 20 anos de experiência no universo barber, hoje ele é um educador global, mentor e líder em educação pela Andis. Ele subiu ao palco para apresentar uma palestra intitulada "Como otimizar a rentabilidade da sua barbearia com cortes modernos e administração correta", além de demonstrações práticas sobre cortes. “Se você conseguir criar uma experiência única e inesquecível, será impossível para o seu cliente encontrar algo semelhante em outro lugar. Lembre-se de que se trata mais do que um simples corte de cabelo, estamos trabalhando com a autoestima e confiança dessas pessoas”, comentou Figueroa. Ele também compartilhou dicas de como melhorar a experiência do cliente no salão: inserindo aromas e sons com música ambiente para uma experiência sensorial completa, além de atendê-lo com ferramentas de alta qualidade e técnicas alinhas às tendências do mercado. ”É importante não ser um vendedor insistente e oferecer ao seu cliente produtos que ele realmente precisa e conseguirá inserir em sua rotina de cuidados capilares, precisamos indicar produtos que sejam funcionais. Durante o atendimento, você pode fazer recomendações e uma ótima maneira de fazer isso, passando confiança, é demonstrando para o cliente a forma correta de usar determinado produto e quais os benefícios dele”, finalizou.

 

Imagem: Castelli Produção


O segundo dia do evento contou com uma programação vasta nas salas de workshops gratuitos. Iniciando com Spadone, que falou sobre a engenharia da barba na Sala 1 – Fade, Luiz Gustavo deu uma palestra importante sobre liderança, Robs Salgado compartilhou um talk sobre a jornada do cliente como impulsionador de resultados, Vinnicius França apresentou técnicas em prótese capilar, Charles França levou ao palco um workshop chamado “Barboterapia”, Luiza Lopes, barbeira, mentora e palestrante subiu ao palco para abordar um tema importante “Gestão de pessoas, atendimento e fidelização”. Em seu talk, ela compartilhou 05 passos essenciais para fidelização do cliente: abordagem, sondagem, conexão, apresentação do resultado e fechamento. “O cliente não volta só porque gostou do corte, claro que isso conta muito, mas muitos outros fatores influenciam para que uma pessoa decida voltar à sua barbearia”, comentou Lopes. “A primeira impressão conta muito, por isso a abordagem com o cliente é importante: pergunte o nome dele, se apresente e o direcione até a cadeira onde ele será atendido. Na sequência, entenda e sonde ele: o que ele quer? Ele tem referência de corte? Quer seguir o mesmo padrão ou pretende inovar? Nessa sondagem, você conseguirá estabelecer um diálogo e, portanto, uma conexão com a pessoa que você está atendendo. Ao apresentar o resultado, explique o que você fez, mostre para ele a diferença do antes e depois, impulsione a autoestima dessa pessoa e, por fim, para encerrar o atendimento, explique os métodos de agendamento, agradeça a preferência e chame-o pelo nome. Isso faz a diferença”, ressaltou. Para encerrar a programação da Sala Fade, Suellen Marques falou sobre a mulher na barbearia.

 

Na Sala 02 – Old Money, Clayton Guimarães iniciou a programação com uma palestra sobre a importância da prótese capilar, Gustava Sathler apresentou o workshop: “A fórmula do lucro: como a precificação estratégica transforma a sua barbearia”, Mael do Corte teve a oportunidade de demonstrar de forma prática a trend “nevou” de maneira rápida e sem ardência, Thaliene Vierde falou sobre a nova tendência do mercado: micropigmentação fio a fio, O Bros demonstrou de maneira prática o corte short fringe, Rogério Henrique promoveu um talk sobre como construir uma barbearia de sucesso, onde compartilhou dicas, insights e sua trajetória, e, por fim, Danilo Hairstyle apresentou uma palestra chamada “Gestão básica para barbearia: metodologia GPS, sistema e fundamentos básicos de precificação”.

 

Já na Sala 03 – Freestyle, a programação iniciou com Matheus Caetano em um bate-papo sobre barba e atendimento, Max Visual levou ao palco sua palestra “Visagismo e barbearia: um novo mercado”, Jorge Alloy debateu sobre produtividade, Caio Mendes promoveu um talk sobre terapia capilar na barbearia, Mael do Corte voltou ao palco, mas dessa vez, para falar sobre a técnica reflexo alinhado e como desenvolvê-la sem manchas com finalização matizadora, Vagnão Barbeiro fez uma demonstração prática do passo a passo para fazer uma trança nagô perfeita e, finalizando a grade de workshops gratuitos, Jé D’assis falou sobre freestyle, identidade e pertencimento de clientes.

 

Imagem: Castelli Produção

 

Encerrando mais uma edição, a Barber Week reforça seu papel como um evento de impacto para a comunidade barber no Brasil, reunindo profissionais, marcas e instituições que impulsionam o segmento ano após ano.

 

SERVIÇO – Barber Week by Beauty Fair CO. 

Dias: 16 a 17 de novembro de 2025

Horário Oficial: das 09h às 18h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Av. Otto Baumgart, 1000 - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02049-000

Site oficial: barberweek.com.br | Instagram: barberweek 

Postar um comentário

0 Comentários