Projeto que tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira circula pelo país desde 2024
Artistas de todas as regiões brasileiras integram a programação que enaltece a diversidade musical brasileira e estimula a formação de plateia
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA) farão show no Sesc Piracicaba - (Crédito: Fernanda Brito Gaia)
O Sesc São Paulo recebe em novembro os shows do projeto Sonora Brasil, que apresenta uma variedade de programações musicais e faz parte da proposta de desenvolvimento das artes, com enfoque na valorização, na preservação e na difusão do patrimônio cultural brasileiro.
Com produção artística de abrangência nacional e com livre acesso ao público, o Sonora Brasil dá visibilidade a artistas, contribui para a formação de plateias ao promover a diversidade musical brasileira por meio de seus circuitos itinerantes. Convidados a se unir e criar espetáculos inéditos para o projeto, artistas de diferentes regiões brasileiras mostram a relação entre tempos históricos e territórios em suas músicas, trazendo a relação com diferentes movimentos da música popular brasileira.
No biênio 2024/2025, a temática Encontros, tempos e territórios destaca um aspecto fundamental do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes, com a proposta de que a música é pensada como produto de tempo e território que reflete e dialoga com a sociedade e com os tempos históricos.
Se apresentam nas Unidades do Sesc São Paulo:
Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC) - Sesc Ipiranga
Mestre Negoativo (MG) - Sesc 24 de Maio
Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS) - Sesc São Carlos
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA) - Sesc Piracicaba
Mãe Beth de Oxum & Surama Ramos e Henrique Albino (PE) - Sesc Vila Mariana
A estratégia de estipular um eixo curatorial a partir de um recorte temático a cada período busca criar a produção de conhecimento, proporcionar experiências ricas e diversificadas aos públicos e fortalecer a Rede Sesc de Música, formada por profissionais de todos os estados brasileiros. Chegando a novembro com 145 apresentações em 42 cidades, além de 31 ações formativas.
Serviço
Sesc Ipiranga
Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)
Dia 8/11. Sábado, 16h. Local: Quintal. Grátis. Livre.
Sesc 24 de Maio
Mestre Negoativo (MG)
Dia 09/11. Sábado, 14h. Local: Cafeteria – Jardim da Piscina. Grátis. Livre.
Sesc São Carlos
Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)
Dia 9/11. Domingo, 16h. Local: Teatro. Ingressos 1h antes. Grátis. Livre.
Sesc Piracicaba
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro (PA)
Dia 14/11. Sexta, 19h30. Local: Cafeteria. Grátis. Livre.
Sesc Vila Mariana
Mãe Beth de Oxum & Surama Ramos e Henrique Albino (PE)
Dia 15/11. Sábado, 15h. Local: Praça de Eventos. Grátis. Livre.
Conheça os grupos participantes do Sonora Brasil 2024-2025:
REGIÃO NORTE
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro
Os artistas paraenses, respectivamente pai e filho, trazem a fusão de ritmos amazônicos como guitarrada, lambada, carimbó à música eletrônica e pop. Manoel Cordeiro também foi indicado ao prêmio nacional por novo disco e mostra a força do instrumental amazônico Álbum "Estado de Espírito", que concorreu na categoria “Lançamento de Instrumental”.
REGIÃO NORDESTE
Mãe Beth de Oxum & Surama Ramos e Henrique Albino
A Ialorixá, percussionista, ativista e comunicadora Mãe Beth de Oxum se une ao Duo SH, formado pelo arranjador e multi-instrumentista Henrique Albino referência da nova geração do frevo pernambucano e a cantora Surama Ramos, que transita pelo canto lírico e popular, para criarem um espetáculo inédito.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Geraldo Espindola e Marcelo Loureiro
Os sul-mato-grossenses, Geraldo Espindola, cantor e compositor de notoriedade nos Festivais da Canção, se une ao multi-instrumentista Marcelo Loureiro, que com estilo único mescla diferentes formações clássicas, flamenco e influências do folclore latino, trazendo a música do cerrado entre guarânias e chamamés, a renovada alma pantaneira.
REGIÃO SUDESTE
Mestre Negoativo e Douglas Din
Os mineiros Mestre Negoativo, ativista cultural e pesquisador das tradições Afro-Mineiras e Douglas Din, um dos grandes MCs brasileiros da atualidade, mostram a força do rap e da musicalidade de matriz-africana.
REGIÃO SUL
Seu Risca e Ana Paula da Silva
O quilombola mestre de Catumbi, Seu Risca, e a premiada pesquisadora e cantora Ana Paula da Silva, que é finalista do 8º Prêmio Profissionais da Música-8º Prêmio Profissionais da Música – PPM em diversas categorias: Arranjo, composição e produção, irão mostrar a riqueza da música afro-brasileira de Santa Catarina.





0 Comentários