Maker’s Mark apresenta mais uma iniciativa unindo arte e coquetelaria em um espaço de destaque da cena cultural: a 36 Bienal. O evento, que acontece no dia 25 de novembro para convidados, contará com visita guiada pela exposição e um coquetel especial, no qual serão exibidas as obras criadas pelos artistas brasileiros para a campanha “De Maker’s para Makers”, lançada em 2025.
A proposta celebra o processo artesanal que define a identidade de Maker’s Mark desde sua origem no Kentucky, em 1953. Assim como cada garrafa é finalizada manualmente com o icônico lacre de cera vermelha, cada pôster da campanha foi produzido em técnicas manuais, traduzindo autenticidade e expressão individual de cada um dos artistas. A exposição durante o coquetel reforça esse diálogo com a arte, celebrando o olhar criativo que une Maker’s Mark, artistas e coquetelaria.
As obras são dos artistas Gabriel Fernandes (colagem manual), Sílvia Nastari (tipografia artesanal) e Victorya Antonoff (xilogravura e monotipia), que deram vida a cartazes exclusivos inspirados no DNA da marca. Desde o seu lançamento, a campanha criada pela Publicis Brasil obteve reconhecimento do público e da mídia especializada, conquistando posição de destaque em grandes festivais de criatividade, como O Festival do Clube de Criação e El Ojo de Iberoamérica 2025.
“Maker’s Mark sempre foi movida pela autenticidade e pela valorização ao trabalho artesanal. Esse encontro na Bienal traduz a essência da marca, colocando em diálogo arte, coquetelaria e cultura, em um espaço que valoriza a expressão criativa”, comenta Lizandra Freitas, Diretora Geral da Suntory Global Spirits Brasil, América Central e América do Sul.
Os conteúdos digitais com registros do processo de criação dos artistas e bartenders estão disponíveis no instagram da marca: @jornadamakers.
Conheça os artistas convidados da campanha "De Maker's para Makers”
Gabriel Fernandes
Gabriel é um artista visual brasileiro, natural de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, reconhecido por suas colagens manuais que utilizam principalmente o papel, entre outros elementos. Com mais de 500 obras espalhadas pelo mundo, Gabriel já colaborou com diversas marcas, projetos e instituições. Sua arte, que tem origem sobretudo em quadros, também está presente em pôsteres, estamparias e parcerias de grande visibilidade. Suas narrativas visuais exploram reflexões pessoais, atribuindo a cada elemento um significado único, fortemente influenciado pela sua cultura e identidade.

Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Sílvia Nastari
Nascida em 1980, em São Paulo (SP), Silvia Iniciou seu trabalho artístico com a tipografia em 2013 após um período estudando esta técnica no San Francisco Center for the Book, em São Francisco, na Califórnia. Em sua obra, a artista explora materiais preservados desde do século XIX, como tipos móveis, clichês e ornamentos tipográficos, para criar peças em que o as técnicas tradicionais da tipografia dialogam com o design gráfico contemporâneo. Diretora de arte da Editora Quelônio, projetou e imprimiu dezenas de livros artesanais e peças gráficas em que a técnica da tipografia é explorada a partir dos materiais e maquinários antigos que fazem parte de seu ateliê. Mestre em Design pela FAU/USP, ministra cursos livres, faz trabalhos de design gráfico para o mercado editorial e é pesquisadora da história do livro, tipografia e memória gráfica.

Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Victorya Antonoff
Victorya é artista visual e gravadora, nascida no Grajaú, periferia de São Paulo. Atua com gravura desde 2015, explorando principalmente a xilogravura e a monotipia como linguagem de expressão e resistência. Sua produção mergulha nas possibilidades da matriz e da repetição para investigar afetos, solidão e as camadas sensíveis de ser mulher lésbica. Cada obra carrega marcas, sulcos e texturas que evocam introspecção, desejo e memória — revelando a potência poética da gravura como corpo, escuta e linguagem.

Foto: Divulgação/Maker’s Mark
Sobre Maker's Mark
Maker 's Mark é o primeiro bourbon super premium do mundo, conhecido por sua rica herança e compromisso com as técnicas tradicionais de fabricação da bebida. A marca que produz bourbon há mais de 60 anos, foi co-criada em 1953 por Bill Samuels Sr e sua esposa Margie Samuel, no Kentucky - Estados Unidos. Sua receita reúne além dos tradicionais ingredientes milho e cevada, trigo de inverno vermelho (item que garante a doçura deste Bourbon) e é envelhecido pelo período de 5 a 7 anos em barris virgens de carvalho. Feitos artesanalmente até os dias atuais, sua embalagem icônica é marcada pelo lacre de cera vermelho, fruto do olhar de Margie Samuels - primeira mulher a entrar no Kentucky Bourbon Hall of Fame (Hall da Fama do Bourbon de Kentucky) e que se tornou referência no mundo dos whiskies.
Sobre a Suntory Global Spirits
Com sede em Nova York, a Suntory Global Spirits é uma subsidiária da Suntory Holdings Limited, do Japão. Presente em quase 30 países, a empresa surgiu em 2014, quando a Suntory, líder japonesa na fabricação de bebidas, adquiriu a produtora de whiskies Beam Inc. Atualmente, emprega cerca de 6 mil funcionários em escritórios, destilarias e vendas e tem seus produtos à venda em 69 países.
No Brasil, onde mantém operação própria desde 2019, a Suntory distribui os bourbons Jim Beam e Maker’s Mark, os whiskies japoneses Yamazaki, Hakushu, Hibiki e Chita e o gim espanhol Larios, entre outras marcas de alcance global.
0 Comentários