Participação no evento integrou série de ações comemorativas dos 60 anos da Agência. Evento foi palco de discussões sobre inclusão e diversidade, com foco na cultura afro e indústria de viagens
|
17/11/2025 – A primeira edição do Black Travel Summit na América do Sul aconteceu entre os dias 13 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro. A Embratur apoiou e participou do evento internacional voltado à promoção da representatividade, do empoderamento e da inclusão de viajantes negros em todo o mundo. A presença da Agência no Black Travel Summit integra ainda a programação de ações comemorativas aos 60 anos da Embratur, destacando o Afroturismo.
Com uma programação que combinou debates, experiências imersivas, capacitações e oportunidades de negócios, o BTSummit fortalece a presença negra no turismo e abre caminhos para a criação de políticas e iniciativas mais inclusivas dentro da indústria global de viagens.
A Embratur levou ao evento uma série de ações estratégicas e institucionais, com o objetivo de ampliar a presença do Brasil nas discussões internacionais sobre o Afroturismo. “Estar na primeira edição do BTSummit na América do Sul é uma oportunidade única de mostrar o Brasil como referência global em diversidade e como um país que transforma sua herança afro-brasileira em experiências autênticas e transformadoras para o turista”, reforça o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Ainda segundo Freixo, a escolha do Afroturismo como tema inicial das ações de aniversário da Agência reforça o compromisso em promover a diversidade, a pluralidade e a cultura afro-brasileira como pilares centrais da imagem do Brasil no exterior.
“É simbólico que as comemorações dos 60 anos da Embratur integrem um evento que coloca o Afroturismo no centro das discussões globais. O Brasil é uma potência cultural e histórica, e o turismo tem um papel fundamental em mostrar essa diversidade ao mundo. Ao sediar o BTSummit, o Brasil reafirma sua posição como um destino que valoriza sua história, sua cultura e seu povo, e fortalece o compromisso da Embratur em promover um turismo mais diverso, inclusivo e representativo”, afirma Freixo.
O evento recebeu cerca de 300 participantes, dos seguintes países: Estados Unidos, Brasil, Argentina, Colômbia, Reino Unido e Benim.
Embratur em destaque no evento
Além da presença institucional da Agência, a marca Visit Brasil foi promovida em materiais impressos e digitais do evento, ampliando a visibilidade do país como destino de turismo afro, cultural e sustentável.
A programação incluiu uma Breakout Session, na qual a coordenadora de Afroturismo da Embratur, Tania Neres, apresentou as principais entregas e estudos de caso da Agência na promoção do segmento. Durante a sessão, foi também lançado o novo módulo de Cultura e Afroturismo do Brasil Travel Specialist, programa de capacitação voltado a agentes de viagens internacionais interessados em vender o Brasil como destino turístico.
Além disso, esteve presente no Wavelength, iniciativa promovida pela Black Travel Alliance, que reuniu 12 jornalistas e criadores de conteúdo internacionais em uma mesa de trabalho voltada à troca de experiências e à construção de parcerias de comunicação.
A presença da Agência no Black Travel Summit 2025 dá continuidade ao trabalho iniciado na edição anterior, em 2024, realizada nos Estados Unidos. Na ocasião, a Agência apresentou cases de sucesso e estabeleceu conexões estratégicas que contribuíram para a vinda do evento ao Brasil este ano, o que representa um passo decisivo para consolidar o país como um dos principais protagonistas do Afroturismo mundial.
Programação
A programação do Black Travel Summit 2025 incluiu exposições, painéis, competições de startups, sessões de bem-estar, palestras e o tradicional Black Travel Awards Gala, que celebra iniciativas e profissionais que promovem a diversidade no turismo global. Entre os temas em destaque estiveram o papel das mídias negras no mercado de viagens, estratégias de marketing inclusivo e o fortalecimento das narrativas afrodescendentes no setor.




0 Comentários