Evento especial aconteceu na renomada Escola Suaudeau, em São Paulo, em 30.09, e contou com a presença de diversos representantes do destino, além da Head de Mercados Ocidentais do Switzerland Tourism: Corinne Genoud | Setembro 2025 - O Turismo da Suíça no Brasil, sob a direção de Fabien Clerc, recebeu a maior delegação já organizada para o Switzerland Travel Experience (STE) 2025, que neste ano contou com 29 parceiros, incluindo regiões, hotéis, atrações, transporte e experiências que tornam a Suíça um dos destinos mais desejados do mundo.
Durante sua passagem por São Paulo, a delegação suíça promoveu um jantar na renomada Escola Suaudeau, com um menu criado para a ocasião, com destaque para a fondue assinada pela Chef brasileira Malu Mello, eleita a melhor fondue do Brasil. O encontro teve como foco celebrar o Turismo da Suíça, além de fortalecer as conexões com o mercado brasileiro, reforçando o espírito de hospitalidade que une Brasil e Suíça.
A semana segue com agenda de reuniões e workshops destinados ao trade de todo o país. “Esta edição do STE, com tantos parceiros suíços vindos ao Brasil e tantos contatos valiosos com a mídia e o trade, nos enche de orgulho. É também um grande incentivo para buscarmos sempre melhores resultados, fortalecendo cada vez mais a presença da Suíça no coração dos viajantes brasileiros”, reforça Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.
Dentre os representantes que integram a comitiva suíça da edição do Switzerland Travel Experience 2025:
· Art Deco Hotel Montana (Lucerna) – ícone da hotelaria suíça, unindo elegância Art Déco, hospitalidade e vistas deslumbrantes do Lago Lucerna, representado por Carmen Schäppi, management assistant.· Baur Au Lac Hotel (Zurique) – referência em hospitalidade de prestígio no coração financeiro da Suíça, representado por Lea Wyss, sales manager. · Belvedere Swiss Quality Hotel – tradição alpina em Grindelwald, unindo charme e hospitalidade suíça, representado por Katja Hostettler, team lead.· Crans-Montana Tourisme & Congrès – destino que combina montanhas, esportes e estilo de vida sofisticado no Valais, representado por Pierre-Henri Mainetti, head of sales and marketing.· Geneva Tourism & Conventions Foundation – a porta internacional da Suíça, com seu cenário cultural e de negócios global, representado por Julia Cuenod, market manager.· Grand Hotel Villa Castagnola (Lugano) – representando a hotelaria de luxo da Suíça italiana, representado por Antonella Archidiacomo, sales and marketing manager.· Guarda Golf Hotel & Residences – ícone de hospitalidade de luxo em Crans-Montana fundado por uma brasileira, representado por Sylvia Leimann, sales representative.· Hotel Bristol (Genebra) – tradição e charme suíço, representado por Béatrice Vaisseau-Rabouin, diretor of sales and marketing.· Hotel FIVE (Zurique) – lifestyle hotel que une modernidade, design e hospitalidade jovem, representado por Alla Topal, sales manager.· Interlaken Tourism – ponto de encontro para experiências alpinas entre lagos e montanhas, representado por Julia Steiger, market manager.· Jungfrau Region Tourism – o coração alpino da Suíça, com vilarejos encantadores e vistas panorâmicas, representado por Elena Koch, market manager.· Jungfraubahnen – acesso panorâmico ao Top of Europe, um dos passeios mais icônicos do país, representado por Linda Willener, sales manager e Fernando Aquino, sales representative.· Kulm Hotel St. Moritz – ícone mundial de luxo e berço do turismo de inverno nos Alpes, representado por Roberta Panella, market head of the Americas, Europe and GCC.· Lake Lucerne Navigation Company – tradição em navegação no Lago Lucerna, unindo natureza e história com novidades no mercado de luxo, representado por Meret Geissbühler, international sales manager.· Lindt Home of Chocolate (Zurique) – atração imperdível que celebra a tradição do chocolate suíço, representado por Stephan Neidhart, sales manager.· Lucerne Tourism – símbolo da região do Lago Lucerna, unindo cultura, natureza e experiências únicas, cheio de novidades para a temporada de inverno, representado por Vanda Catão, sales representative. · Lugano Region – o charme mediterrâneo da Suíça italiana, entre cultura e paisagens, representado por Joël Vuigner, manager of Swissminiatur.· Mt Pilatus – a montanha-lendária de Lucerna, com trilhas, vistas panorâmicas e aventura, representado por Anita Gerber, market manager west.· Mt Rigi – a rainha das montanhas, símbolo da tradição alpina e do bem-estar suíço, representado por Roger Joss, head of international sales and operations. · Romantik Hotel Schweizerhof (Grindelwald) – hotel histórico no coração alpino da Suíça, representado por Katarzyna Morgenstern-Pos, sales and marketing manager.· Sandoz Foundation Hotels – coleção de hotéis de luxo localizados em sua maioria na região francesa, representado por Catarina Madeira, international sales manager.· Schilthorn Cableway – experiência panorâmica com vistas de 360º e cenários de filmes icônicos, representado por Martine Klooster, sales manager.· SWISS – companhia aérea suíça, conectando o país ao mundo com hospitalidade e eficiência, representado por Anette Taeuber, country manager. · Swissminiatur (Ticino) – a Suíça em miniatura, com atrações únicas, representado por Joël Vuigner, manager.· Travel Switzerland (Swiss Travel System & RailEurope/TT Operadora) – parceiros estratégicos para mobilidade e acesso dentro da Suíça, representado por Ruben Monteiro, market manager Travel Switzerland, Laurent Tonnellier, general manager Américas Rail Europe e Pablo Bernhard, CEO TT Operadora.· Very Swiss – DMC fundada por uma brasileira, oferecendo experiências sob medida, representado por Ana Elisa Gerster, owner and manager.· Zentralbahn (Luzern–Interlaken Express) – linha ferroviária panorâmica ligando Lucerna a Interlaken, representado por Christof Rigert, sales manager.· Zermatt Tourism & Zermatt Bergbahnen – lar do Matterhorn, um dos destinos mais icônicos da Suíça, representado por Claudia Wyss, sales manager international of Zermatt Bergbahnen.· Zürich Tourism – a energia cosmopolita e inovadora de Zurique, representado por Aurélia Carlen, área manager Américas.
Crescimento do mercado brasileiro O Turismo da Suíça (Switzerland Tourism) apresenta em outubro resultados expressivos: entre janeiro e julho deste ano, o mercado brasileiro registrou crescimento de mais de 8% nas pernoites de brasileiros em hotéis suíços, consolidando-se como um dos principais mercados de longa distância para o destino. Esse desempenho reforça a tendência já observada em 2024, quando o Brasil bateu recordes históricos com alta de 21,2% em pernoites. O Brasil tornou-se prioridade estratégica para a Suíça, com viajantes reconhecidos por seu alto gasto médio diário (CHF 240) e preferência por destinos urbanos, vilarejos alpinos e experiências autênticas. “Esse crescimento mais moderado já era esperado, uma vez que 2024 representou um ano de resultado extraordinário e atípico, estabelecendo uma base muito elevada de comparação”, diz Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil. Travel Better: a filosofia do Turismo da SuíçaO sucesso do mercado brasileiro está alinhado à filosofia global “Travel Better” do Turismo da Suíça, em português “Viajar Melhor”. Trata-se da "visão futura” do Turismo da Suíça e não tem como objetivo central aumentar a frequência de visitantes ano após ano, mas sim atrair os hóspedes certos, aos lugares certos, no momento certo. A nova filosofia atua em cinco áreas-chave: a promoção do turismo de quatro estações, a orientação dos fluxos turísticos, a extensão da duração das estadias, a promoção do turismo sustentável com o programa "Swisstainable" – este contando com mais de 2’800 parceiros dentro da indústria do turismo na Suíça (destinos, hotéis, transportes, entre outros), e o fortalecimento da aceitação do turismo pela população.
NOVA CAMPANHA: Roger Federer e Halle Berry iluminam o outono na Suíça em novo curta-metragem Em um curta-metragem bem-humorado e inspirador, filmado em meio à deslumbrante paisagem do Lago Lucerna, a lenda do tênis Roger Federer encontra a estrela de Hollywood Halle Berry enquanto viaja por algumas das rotas de transporte público mais icônicas do país. A campanha lançada em setembro reforça ainda mais o apelo do outono. As estatísticas hoteleiras suíças confirmam que o outono está se tornando uma temporada cada vez mais importante para o turismo na Suíça, graças ao seu clima ameno e paisagens vibrantes. Entre setembro e novembro, as pernoites em hotéis cresceram 10,3% nos últimos cinco anos (2019–2024) – uma taxa de crescimento superior à média do período para todos os meses (+7,1%). Todas as regiões da Suíça se beneficiaram desse crescimento, especialmente as áreas de montanha, com aumentos de 8,2% em Graubünden (+66.729) e 8,5% no Valais (+60.762). Os viajantes suíços continuam sendo a força motriz, com aumento de 17% em pernoites ao longo de cinco anos (+707.970). No entanto, os visitantes internacionais também contribuíram para a tendência – as pernoites de estrangeiros cresceram 4,3%, sendo 4% especificamente entre os hóspedes vindos da zona do euro. O crescimento mais significativo veio dos visitantes dos Estados Unidos, com alta de 34,8% (+213.005 pernoites). | Switzerland Tourism (ST) O ST é uma entidade de direito público federal encarregada de promover a demanda doméstica e internacional pela Suíça como destino de férias, viagens e congressos. O desenvolvimento e implementação de programas de marketing para gerar demanda e destacar a forte marca turística clássica-moderna da Suíça, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, compõem suas atividades principais. O ST trabalha em estreita colaboração com a indústria de turismo suíça, que contribui com cerca de metade de seu orçamento. A outra metade provém de fundos federais. A organização trabalha de maneira orientada para o cliente e o mercado, sendo gerida de acordo com critérios de gestão empresarial. Mundialmente, a ST está presente em 23 mercados, com cerca de 280 funcionários (255 FTEs) distribuídos por 36 escritórios.
Acesse no link todos os materiais dos representantes do destino: |
|
|
0 Comentários