De 20 a 22 de outubro de 2026, São Paulo voltará a ser o ponto de encontro dos principais profissionais e marcas do setor de pescado da América Latina.
Os números da 4ª edição da Feira Internacional de Comercialização e Tecnologia do Pescado comprovam o sucesso do evento: participação de mais de 4.500 profissionais, representantes de 24 países, 25 estados brasileiros e mais de 110 marcas expositoras. Foram três dias intensos de networking, parcerias firmadas, inovações e experiências únicas — um verdadeiro mergulho nas tendências e oportunidades do setor. “A Seafood é um momento de expor o que temos de melhor. E eu vejo com alegria que ela cresce e se consolida a cada ano”, destacou o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, durante a cerimônia de abertura, que contou ainda com autoridades do Brasil, Noruega, Chile e Itália, entre outros nomes de peso do setor.
Destaques internacionais e conteúdo de alto nível
Entre os grandes momentos do evento, dois seminários internacionais ganharam destaque: “O Futuro do Bacalhau no Brasil”, com a presença da Ministra da Pesca e Política Oceânica da Noruega, Marianne Sivertsen Næss, e autoridades norueguesas do Conselho Norueguês da Pesca; e o Seminário Itália–Brasil, que marcou o início da Missão Empresarial Italiana da Cadeia da Pesca e Aquicultura, reunindo representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Instituto de Pesca de São Paulo, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e da Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas (ITA). “Essa expansão internacional reflete o amadurecimento e o crescimento sustentável do setor de pescado”, destacou Ricardo Torres, novo head da Seafood Show Latin America.
O Seafood Service Show, também foi um dos momentos mais aclamados pelos participantes. A ação reuniu chefs e especialistas, como o consultor César Calzavara, que conduziu a abertura guiada de um pirarucu, mostrando cortes, preparo e finalizando com degustação, enquanto o sushichef Régis Sassaki realizou a abertura de um atum bluefin. O espaço reforçou o propósito de inspirar profissionais do setor a valorizar o pescado em cardápios, com aproveitamento integral, técnicas apuradas e apresentação sofisticada.
Arena Talks: palco de tendências e inovação
A Arena Talks foi um dos espaços mais concorridos da Seafood Show Latin America 2025, reunindo painéis dinâmicos e inspiradores sobre inovação, inteligência artificial no marketing, novos formatos de peixarias e boutiques de pescado, grandes redes de atacarejo, feiras livres, além do Summit de Gastronomia Japonesa e do projeto A.Mar. Um dos pontos altos da programação foi o Seafood Innovation Show, que apresentou produtos finalistas criativos, sustentáveis e alinhados às tendências de consumo moderno. A Arena também sediou o 1º Congresso Latino-Americano de Varejo de Pescado, consolidando-se como um espaço estratégico para debates e troca de experiências entre profissionais do setor. Entre os nomes de destaque presentes estavam Simone Galante, da Galunion Consultoria, e o consultor Caio Camargo, que contribuíram com insights valiosos sobre o futuro do varejo e da gastronomia com pescados.
Global Reception: celebração e reconhecimento
Em clima de celebração, o aguardado Global Reception, coquetel oficial de networking do setor, foi palco da premiação dos destaques da feira. Durante o evento, foram revelados os vencedores das disputas Melhores Peixeir@s do Brasil e Innovation Show, que reconheceram o talento, a técnica e a inovação no mercado de pescados.
Melhores Peixeir@s do Brasil
1º lugar: Alan Gomes e José Edson (Natural da Terra Paraíso – SP)
2º lugar: Edilson Pereira e Caio de Oliveira (Peixaria Carrefour Butantã – SP)
Innovation Show
1º lugar: Noronha Pescados – Empanado Popeye (Polaca do Alasca com Espinafre)
2º lugar: Damm – Filé de Salmão Defumado Korin
3º lugar: Blumar – Tirinhas de Salmão Empanadas tipo Tempurá
Competição e talento: Campeonato Brasileiro de Sushi
Encerrando o evento em grande estilo, a 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Sushi reuniu os melhores sushichefs do país em uma disputa de técnica e criatividade.
O grande campeão foi Willian Utida (MS), seguido por Rodrigo Bando, ambos premiados com passe livre para competir na próxima edição do maior campeonato de sushi do mundo, em Tóquio.
Com uma combinação única de conteúdo técnico, presença internacional, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios, a Seafood Show Latin America 2025 reforçou seu papel como hub estratégico do setor de pescados no continente — promovendo o consumo responsável, a sustentabilidade e a inovação.
E o próximo capítulo já tem data marcada: de 20 a 22 de outubro de 2026, São Paulo será novamente o ponto de encontro dos profissionais e marcas que constroem o futuro do setor.
Seafood Show Latin America 2026
Data: 20 a 22 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.







0 Comentários