Restauro dos telhados da Fábrica São Pedro ampliará áreas de exposições do FAMA Museu


Intervenção em oito galpões do complexo industrial prepara o espaço para reunir acervos históricos

Itu, outubro de 2025 - O Centro Cultural Fábrica São Pedro deu início a uma etapa decisiva em seu processo de preservação histórica, o restauro de 4.526 m² dos telhados de oito galpões do complexo arquitetônico. Reconhecida desde 2003 pelo CONDEPHAAT como Patrimônio Arquitetônico Industrial do início do século 20, a antiga fábrica se prepara para uma transformação cultural que reunirá parte da coleção de arte brasileira do Museu FAMA e parte do acervo do Museu Asas de Um Sonho em um mesmo espaço expositivo.


A iniciativa foi contemplada pelo Edital Fomento Cult SP PNAB nº 12/2024, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura - Governo Federal. As obras têm duração prevista de doze meses e representam, ao mesmo tempo, uma ação urgente de preservação e uma oportunidade de revitalização com destinação cultural.


Além do restauro físico, o projeto prevê, como contrapartida, atividades de educação patrimonial, abrindo o canteiro de obras para visitação durante diferentes fases do processo. A proposta é valorizar a memória arquitetônica e democratizar o acesso à preservação do patrimônio histórico ituano, aproximando a comunidade da transformação em curso.


A assinatura dos contratos, realizada em 17 de setembro, marcou o início oficial desta etapa. Participaram do ato Sandra Senamo, presidente do Museu FAMA; Maitê Velho, diretora técnica do projeto pela Txai Cultura e Patrimônio; Emerson Ribeiro Castilho, museólogo e especialista em restauro do patrimônio cultural pela Peripatéia Cultural; Jessica Aparecida de Paula e Vinicius Martins de Oliveira, arquitetos especialistas em restauro do patrimônio cultural pela BOASP Arquitetos; Felipe Savi, advogado responsável pela assessoria jurídica pela Savi Advocacia; e Rodrigo Tomba, jornalista responsável pela comunicação do projeto.


Durante a reunião, o grupo detalhou etapas e metodologias de execução, consolidando a reta final de um projeto que visa entregar o complexo arquitetônico restaurado e revitalizado. O restauro e a futura instalação do museu materializam o ideal de preservação e difusão cultural impulsionado pelo mecenas Marcos Amaro, presidente fundador dos museus envolvidos.


 
 
 

Postar um comentário

0 Comentários