Duo Vapi_Festival de Circo de Florianópolis. Crédito: divulgação
 Palco Aberto Circus Fever_Crédito: Manu D'Eça
 Tomate_Ospália_Crédito: divulgação
Diferentes bairros de Florianópolis serão palco para espetáculos, oficinas, performances e atrações de circo. Durante uma semana, pelo menos três eventos reforçam a potência artística da cidade e de seus realizadores culturais
Florianópolis, 22 de outubro de 2025 - A capital catarinense irá se transformar em um grande picadeiro a céu aberto a partir desta sexta-feira (24), com uma programação intensa dedicada às artes do circo. Três eventos, o 5º Festival de Circo de Florianópolis, o projeto Palco Aberto Circus Fever e o V Ospália - Festival de Palhaçaria, celebram o riso, a criatividade e a cultura popular, com atividades gratuitas em diferentes pontos da cidade.
De 24 a 26 de outubro, o 5º Festival de Circo de Florianópolis apresenta 18 companhias e artistas do Brasil e do Uruguai em um picadeiro montado dentro do Floripa Shopping, no Norte da Ilha. O evento traz espetáculos, varietés e oficinas de linguagens diversas. Palhaçaria, acrobacia aérea, comicidade musical e ilusionismo, além de uma atividade formativa na Escola Circular, localizada no bairro Estreito. “A proposta é levar o circo a espaços de grande circulação, reforçando o caráter democrático do Festival ao ampliar o acesso do público à arte circense”, conta Taylor Moraes, idealizador do Festival.
O Palco Aberto Circus Fever, por sua vez, leva o circo até as comunidades da cidade. No sábado (25), o grupo se apresenta às 15h na Fazenda Experimental da UFSC, na Tapera, durante a Festa do Dia das Crianças do Projeto TEA Florianópolis. No domingo (26), o espetáculo acontece na Pista de Skate da Costeira, também às 15h, como parte do Sarau da Costeira, evento cultural tradicional da região. Nos dois dias, após a apresentação, haverá oficina de malabares.
Encerrando o fim de semana e abrindo uma nova rodada de atrações, o V Ospália – Festival de Palhaçaria toma conta do Centro de Florianópolis entre os dias 27 e 31 de outubro. Com espetáculos, oficinas e intervenções urbanas, o festival abre com uma oficina de perna de pau para iniciantes e encerra com o espetáculo “Tomate, Puro Tomate”, do palhaço argentino Tomate. Entre os destaques, está também a peça “Clov’s, o Internacionável”, “Quando Dançamos Acima das Fogueiras”, da Cia. Traço, o espetáculo “Bacaré - Um Cabaré de Palhaços”, além de outras atrações que ocupam ruas e praças com humor e poesia.
Para o coordenador do Ospália, Charles Augusto, o evento reafirma o papel transformador da palhaçaria. “Mais do que um evento artístico, Ospália reafirma seu papel como um espaço de encontro, experimentação e resistência cultural”, afirma.
Com tantos espetáculos e atividades gratuitas, o público de Florianópolis terá a chance de viver oito dias seguidos de circo, arte e alegria, desde o picadeiro do shopping às ruas do Centro, passando pelas comunidades da cidade. A programação reforça que a capital catarinense tem diversas atividades para oferecer, durante o ano, além de suas belezas naturais.
SERVIÇO Arte circense em Florianópolis
De 24 a 26 de outubro: Festival de Circo de Florianópolis, no Floripa Shopping. Programação completa: @festivaldecircodeflorianopolis;
Dias 25 e 26 de outubro: Palco Aberto Circus Fever, na Tapera e na Costeira, respectivamente. Saiba mais no @palcoabertocircus;
De 27 a 31/10: V Ospália - Festival de Palhaçaria, em diferentes lugares do Centro de Florianópolis. Programação completa no @ospalia.
Ingressos: os três eventos têm entrada gratuita.
 




 
0 Comentários