Festival Ka.Ora emociona Santos com celebração à vida e histórias de superação na Praia da Aparecida

Evento reuniu esporte, arte e solidariedade em apoio às mulheres em tratamento contra o câncer de mama


Santos viveu um fim de semana de emoção, força e celebração da vida com a realização do VIII Festival Ka.Ora, promovido pela Associação Brasileira de Canoas Havaianas (ABRACHA). O evento, que aconteceu neste sábado (25), transformou a orla da Praia da Aparecida em um grande palco de superação e solidariedade, reunindo dezenas de remadoras, familiares, apoiadores e visitantes em torno da causa do combate ao câncer de mama.


Com o mar repleto de cores e energia, 15 equipes participaram das baterias de canoa havaiana — 9 da categoria Ka.Ora, formadas por mulheres em tratamento ou recuperação do câncer de mama, e 6 da categoria Wahine, compostas por simpatizantes da causa. O Projeto Ka.Ora levou seis equipes ao mar, incluindo duas formações estreantes que emocionaram o público ao remarem pela primeira vez. Também marcaram presença as equipes do Projeto Remama (USP), reforçando o espírito de parceria e acolhimento entre os grupos.


Além das competições, o público pôde acompanhar apresentações culturais, danças, percussão e homenagens a apoiadores e autoridades. Um dos momentos mais marcantes foi a Cerimônia das Rosas, tradicional ato de tributo às mulheres que partiram, mas deixaram um legado de coragem, amor e esperança.


Durante a véspera do festival, as equipes se reuniram no Hotel Comfort, em um encontro que simbolizou integração, preparação e troca de experiências entre as participantes.


“É sempre emocionante ver o quanto o Festival Ka.Ora cresce a cada edição. A gente brinca que é uma competição, mas na verdade é uma celebração da força e superação dessas mulheres. Temos duas categorias: a Ka.Ora, formada por sobreviventes do câncer de mama, e a Wahine, com mulheres que apoiam a causa. Fico muito feliz em ver tantas participantes unidas por esse propósito. O esporte tem um poder transformador, promove saúde, bem-estar e autoestima. O saldo desta oitava edição foi extremamente positivo, com quase 200 mulheres participando. Já estamos nos preparando para 2026, quando o Projeto Ka.Ora completa 10 anos, e queremos fazer uma grande celebração”, afirma Fábio Paiva, idealizador do projeto e do festival Ka.Ora.


🏆 Classificação Final

Categoria Wahine

1º - Nainoa Canoe Club

2º - Ikigai

3º - Mana e Yuna Caiçara


Categoria Kaora

1º - Moana

2º - Lanakila

3º - Dragon Rosa Água


O Festival Ka.Ora mais uma vez reafirmou seu papel como um movimento que vai além do esporte — uma celebração de união, força e recomeço, inspirando toda a comunidade a olhar para o câncer de mama com empatia, informação e esperança.


Patrocínio oficial: DP World

Apoio: PROMIFAE, SEMES, Caiaques e Canoas Opium Hightech, Hotel Comfort, Baraçai

Realização: Associação Brasileira de Canoas Havaianas

Organização: Canoa Brasil


Postar um comentário

0 Comentários