Editora ICH lança seu primeiro livro para o público infantojuvenil com o tema matemática


 

Bolhas de sabão, amarelinha, mágica e outros tópicos relacionados ao universo das crianças e dos adolescentes são temas das histórias contadas por Pedro Roitman na obra que reúne textos da coluna publicada na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC)

 


Pode ser que, em algum momento da vida, por alguma razão desconhecida, a matemática tenha começado a parecer mais complicada do que realmente é. Pedro Roitman, professor do Instituto de Matemática da Universidade de Brasília (UnB), afirma que quando isso acontece, o(a) matemático(a) que mora dentro da gente pode cair em sono profundo.
 

Em seu livro Histórias para despertar matemáticos(as) adormecidos(as), primeiro título infantojuvenil da Editora ICH, o autor apresenta a matemática como uma atividade criativa, trazendo histórias publicadas por ele na coluna Matematicamente, da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC).
 

“Plantar a semente de que a matemática é uma atividade divertida é essencial para que as crianças tenham menos chances de passar por traumas e ansiedade relacionados à disciplina ao longo do processo escolar e na vida adulta. A proposta das colunas reunidas no livro é justamente despertar boas emoções, laços afetivos entre as crianças e a disciplina, e quebrar esses paradigmas que afastam tanta gente deste universo”, comenta Pedro Roitman.
 

Histórias para despertar matemáticos(as) adormecidos(as) traz 24 narrativas bem-humoradas que envolvem par ou ímpar, amarelinha, bolhas de sabão, lógica, polígonos, truques de mágica e muito mais. Além dos textos selecionados da revista CHC, Roitman acrescentou desafios, dicas e comentários para entusiasmar os jovens leitores.
 

“A minha esperança é que as histórias reunidas no livro contribuam para um despertar, um desadormecer de matemáticos e matemáticas que existem dentro de nós. Elas podem ser lidas nas escolas com as crianças, ou em família como as histórias de ninar”, pontua o autor.
 

Pedro Roitman é matemático e professor da Universidade de Brasília. Sua vontade de contar histórias veio do desejo de encantar seus filhos.

Pedro também autor do romance Hakim, o geômetra e suas aventuras (Editora 7 Letras).


 

FICHA TÉCNICA:

Número de páginas: 127
Editora: ICH
Coordenação editorial: Bianca Encarnação
Edição de Texto: Bianca Encarnação, Cathia Abreu e Marília Pessoa
Revisão: Laura Chaloub
Projeto gráfico e diagramação: Ampersand Comunicação Gráfica
Capa e ilustrações: Marcelo Badari
Produção Executiva: Guilherme Rocha

 

Postar um comentário

0 Comentários