O filme ‘O Último Azul’ que terá sessão gratuita seguida de debate, no CineSesc, (divulgação)
No Dia Internacional da Pessoa Idosa, Sesc São Paulo realiza atividades gratuitas: CineSesc realiza sessão do filme ‘O Último Azul’ seguida de debate, e o Sesc Pompeia realiza o tradicional ‘Segue o Baile’
O Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado em 1˚ de Outubro e o Sesc São Paulo realiza programação que promove a qualidade de vida, a saúde e o protagonismo da pessoa idosa, por meio de atividades artísticas, reflexivas e corporais.
O Trabalho Social com Pessoas Idosas é um programa pioneiro que surgiu em setembro de 1963, sob a perspectiva da valorização da cultura do envelhecimento e do protagonismo da pessoa idosa, rompendo com estereótipos e preconceitos. Desde então, o TSPI proporciona o acesso a cursos de letramento digital, experimentações artísticas, reconhecimento de direitos, prevenção de quedas, entre muitas outras atividades em sua programação.
O programa é responsável pela organização e produção da Revista Mais60 – Estudos sobre o Envelhecimento, publicação quadrimestral que tem como propósito estimular a reflexão e a produção técnica no campo da gerontologia e áreas do envelhecimento e longevidade e é disponibilizada gratuitamente nas bibliotecas das Unidades e no sesc.digital.
Conheça a programação do Trabalho Social com Pessoas Idosas em sescsp.org.br/tspi
Entre os destaques da programação: no CineSesc a exibição do filme O Último Azul, de Gabriel Mascaro, seguida de bate-papo com o Dr. Rodrigo Bonicenha e Dra. Beltrina Côrte. No Sesc Pompeia, o projeto segue Segue o Baile é composto por shows musicais voltados às tradições da música brasileira e internacional em seus diversos formatos dançantes, com o show Vera Lúcia convida Markinhos Moura para compor o hall de artistas do projeto unindo vozes e trajetórias em um show vibrante, repleto de sucessos, emoção e muita energia no palco.
No Sesc Belenzinho, o bate-papo, A maternidade autista com Kat Draugelis e Faso, aborda a rotina familiar, o equilíbrio entre trabalho, autocuidado e maternidade. No Sesc Avenida Paulista, a caminhada Parada da Longevidade com o objetivo de atender as duas primeiras áreas de atuação propostas pela Década do Envelhecimento Saudável: "Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento" e "Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas".
>>> PROGRAMAÇÃO
O Último Azul
CINEMA (Gabriel Mascaro, Brasil, Chile, Holanda, 2025, 86', ficção, 14 anos). Para maximizar a produtividade econômica, o governo ordena que os idosos se mudem para colônias habitacionais distantes. Tereza, 77, se recusa - em vez disso, embarca em uma jornada pela Amazônia que mudará seu destino para sempre. Sobre os debatedores: Dr. Rodrigo Bonicenha, geógrafo e pesquisador na área do envelhecimento, atualmente professor na Faculdade de Saúde Pública da USP e a Dra. Beltrina Côrte, jornalista e professora na PUC-SP, coordenadora do grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação e da revista Longeviver. CineSesc - Dia 1/10. Quarta, 14h30, no CineSesc.
Segue o Baile
MÚSICA O projeto Segue o Baile é composto por shows musicais voltados às tradições da música brasileira e internacional em seus diversos formatos dançantes. Direcionadas prioritariamente às pessoas idosas, as atividades estão em consonância com as diretrizes institucionais e inseridas no eixo Arte e Expressão, promovendo a sociabilização desse público, além da vivência e fruição de diferentes manifestações artísticas. Nesta edição, Vera Lúcia convida Markinhos Moura para compor o hall de artistas do projeto unindo vozes e trajetórias em um show vibrante, repleto de sucessos, emoção e muita energia no palco. Vera traz um repertório eclético e dançante, enquanto Markinhos relembra sucessos como "Meu Mel" e homenagens a Elis Regina. Sesc Pompeia - Dia 1/10, quarta, 17h30. Ingressos 30 min antes.
A maternidade autista com Faso e Kat Draugelis
BATE-PAPO Kat compartilha os desafios e aprendizados de ser uma mulher autista e mãe da Alice, também autista. A conversa aborda a rotina familiar, o equilíbrio entre trabalho, autocuidado e maternidade, e as estratégias para lidar com as crises da filha sem se sobrecarregar, trazendo um olhar sensível e real sobre neuro divergência e cuidado. O encontro integra o projeto Cuidando Junto, o qual visa reconhecer, valorizar e apoiar o trabalho informal e não remunerado de cuidadores familiares e o trabalho e formação de cuidadores formais. Sesc Belenzinho - Dia 5/10. Domingo, das 14h às 15h30.
2ª Parada da Longevidade · Pela garantia de um envelhecimento digno, saudável e ativo para todos
CAMINHADA Como objetivo atender as duas primeiras áreas de atuação propostas pela Década do Envelhecimento Saudável: "Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento" e "Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas". Sesc Avenida Paulista - Dia 5/10. Domingo, das 9h




0 Comentários