O Festival francês Agir pour le Vivant (Agir pelo que Vive) tem a sua primeira edição brasileira em parceria com o Sesc São Paulo


 

O Sesc 14 Bis e o Centro de Pesquisa e Formação abrigam o festival com ações formativas e reflexivas, com convidados internacionais e nacionais, sobre temas como o direito à terra e à cidade, memória e saberes ancestrais, ecologia da libertação entre outras questões.
 

De 17 a 20 de setembro acontecem mesas-redondas, debates públicos, oficinas e apresentações artísticas com ativistas, jornalistas, representantes de povos originários discutindo a emancipação por meio de respostas ecológicas. Todas as atividades são gratuitas.
 



O Festival Agir pour le Vivant é realizado anualmente, desde 2020, na cidade de Arles (França) e em outros países como Colômbia, Japão e Camarões, promovendo encontros que abordam uma constelação de temas relacionados aos complexos desafios sociais e ambientais enfrentados atualmente. É movido pela convicção da necessidade de se criar espaços de diálogo aberto e espontâneo e de que é preciso descentralizar a produção do pensamento ecológico e político


Entre os dias 17 e 20 de setembro de 2025, acontece a primeira edição do Agir pelo que Vive no Brasil, como parte da programação do Sesc São Paulo na temporada França-Brasil 2025. As unidades Sesc 14 Bis e o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) recebem profissionais como a jornalista Eliane Brum, a ativista francesa Fatima Ouassak, o músico camaronês Blick Bassy, a liderança indígena Jerá Guarani, os pensadores e escritores Edson Kayapó Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, e a artista visual Maya Mihindou. Esses nomes compõem com outras pessoas uma série de ações propositivas inspiradas no tema da “ecologia da libertação” que promove reflexões sobre o direito à terra e à cidade, memória e saberes ancestrais como formas de leitura da crise ecológica, internacionalismo solidário, emancipação de corpos e territórios, eco feminismo e agricultura comunitária.


Programação completa:

  • 17.09 - Quarta-feira

19h - Por um arquipélago de territórios em resistência Manifesto por um internacionalismo baseado na solidariedade. Com Blick Bassy, Jean d'Amérique, Juliette Rousseau, Eliane Brum e Txai Suruí e Jerá Guarani. Retirada de ingressos on-line.

Local: Teatro Raul Cortez – Sesc 14 Bis

  • 18.09 - Quinta-feira

14h -Por uma ecologia pirata: E a liberdade será nossa. Com Fatima Ouassak. Inscrições on-line.

Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

15h às 18h - Realejo do cultivo. Com Casa Flor'Esta.

Local: Sesc 14 Bis

 

15h30 às 17h30 - Emancipação pela terra: a terra como espaço de subsistência e dignidade. Com Fatima Ouassak, Jera Guarani e Jocilene Araújo Santana. Inscrições on-line.

Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

19h30 às 21h - Direito à terra, direito à cidade: agricultura comunitária, estratégias de resistência e autonomia urbana. Com Jurandir Djekupé e Carmen Silva. Mediação: Claudia Visoni. Inscrições on-line.

Local: Centro de Pesquisa e Formação

  • 19.09 – Sexta-feira

11h às 13h - O poder das mães - Repensando a figura materna nas lutas ecológicas e sociais. Com Fatima Ouassak, Cristine Takuά. Mediação: Ane Rocha. Inscrições on-line.

Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

14h às 15h - “Pequenaude": escrevendo a partir de ruralidades feridas. Com Juliette Rousseau. Inscrições on-line.

Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

15h30 às 17h30 - Re-habitar o Corpo-Território como Feministas: Perspectivas Feministas e Ecofeministas sobre a Reexistência Territorial. Com Juliette Rousseau e Vilma Martins Mediação: Juliane Sousa. Inscrições on-line.

Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

18h - A Última Árvore: Narrativas para Adiar o Fim do Mundo. Com Edson Kayapó e Aline Panhonka Kayapó.

Local: Sesc 14 Bis

 

19h30 - Oficina de escuta: Música como Arquivo e Memória de Luta. Com Blick Bassy.

Local: Sesc 14 Bis

  • 20.09 - Sábado

11h às 13h - Experiência imersiva: expedição ao Sítio Arqueológico Saracura Vai-Vai. Com integrante do Movimento Saracura Vai Vai. Inscrições on-line.

Unidade responsável: Centro de Pesquisa e formação

 

11h às 13h - Alimento é Memória: Baião de Dois Vegano. Com Cícero Umbelino da Silva. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.

Local: Sesc 14 Bis

 

13h30 às 15h30 - Costuras de Resistência: O Rio que o Asfalto Esconde. Com Horta Comunitária do Bixiga. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.

Local: Sesc 14 Bis

 

14h às 15h - Conferência-performance: Memória da Terra, por uma retomada decolonial da memória ecológica. Com Maya Mihindou.

Inscrições on-line. Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

15h às 17h - Por uma memória dos lugares destruídos pela catástrofe climática: rituais coletivos de luto ecossistêmico. Com Sophie Gosselin.

Inscrições on-line. Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

17h30 às 18h30 - Histórias africanas e realidades ecológicas: algumas perspectivas. Com Elgas e Blick Bassy.

Inscrições on-line. Local: Centro de Pesquisa e Formação

 

Sobre Agir Pelo o que Vive

O festival internacional foi criado em 2020 com o objetivo de promover encontros e reflexões críticas sobre os impactos da ação humana sobre a vida no planeta, buscando alternativas que respeitem todos os seres vivos. O festival ocorre anualmente em Arles, na França, e em países como Colômbia, Camarões, Japão e Brasil. Reunindo pensadores, artistas e lideranças de diferentes áreas, o evento propõe debates sobre temas como justiça ambiental e social, economia regenerativa, democracia, saberes tradicionais e solidariedade. A proposta é descentralizar a produção de pensamento ecológico e político, conectando diferentes territórios e vozes, especialmente as marginalizadas.
 

Sobre a Temporada França - Brasil 2025

A Temporada França - Brasil 2025 acontece de agosto a dezembro em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. São mais de 300 eventos pelo Brasil, que seguem três eixos temáticos principais: “Democracia e globalização justa”, “Diversidade e diálogo com a África” e “Clima e transição ecológica”. O Sesc São Paulo, como parceiro da Embaixada da França no Brasil, do Consulado Geral da França em São Paulo e do Institut Français, integra a programação em diversas unidades na capital e interior paulista com mais de 30 atividades, promovendo encontros de culturas brasileiras, francesas e africanas por meio de música, exposições, residência artística, cinema, circo, teatro, dança, literatura, ações para sustentabilidade e direitos humanos.


A programação completa da Temporada no Sesc São Paulo está disponível em: www.sescsp.org.br/projetos/temporada-franca-brasil


Serviço

Agir Pelo que Vive – Temporada França-Brasil

De 17 a 20 de setembro

Todas as atividades são gratuitas

 

Sesc 14 Bis e Centro de Pesquisa e Formação - CPF (4° Andar)
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
Horário: De terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, das 10 às 18h30
Tel: 3254-5600

Transporte gratuito para os participantes das atividades, do CPF ao Terminal Bandeira (desembarque na rua Santo Antônio), de terça a sexta das 18h10 às 22h40 com intervalos de 30 minutos.

Postar um comentário

0 Comentários