Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes em 2025 reuniu mais de 75 mil pessoas de 22 a 31 de agosto

 

Grandes marcas transformam experiência do festival





A cidade histórica de Tiradentes recebeu cerca de 75 mil durante a 28ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que aconteceu de 22 a 31 de agosto. De acordo com a Secretaria de Cultura do município, a rede hoteleira teve 90% dos leitos ocupados. No evento, foram mais de 35 mil pratos vendidos nas praças, além dos festins e outros jantares e eventos especiais.

Além de reunir os principais nomes da gastronomia nacional e internacional, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes também se consolida como um espaço de ativações criativas de grandes marcas. Promovido pela Plataforma Fartura - Gastronomia do Brasil, cada parceiro assinou experiências que ampliam a vivência do público e reforçam a conexão entre consumo, cultura e a comida.

Apresentado e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo de Minas Gerais, Bradesco e Gasmig, o projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A edição de 2025 conta com o patrocínio das marcas Claro, Jeep e Stella Artois. Como Patrocinador Cultural e Educacional está o Sistema Fecomércio MG. Localiza Meoo e Codemge assinam como copatrocinadores, enquanto Verdemar, Camil, 3 Corações e Sebrae somam esforços como apoiadores.


Ativações

Bradesco, apresentador do festival, levou o “Armazém das Histórias”, um espaço interativo que uniu tecnologia e memória afetiva, valorizando a tradição gastronômica brasileira e mineira. Já a Gasmig, também apresentadora, assinou a Cozinha ao Vivo da Praça da Rodoviária, ressaltando a energia mineira por meio da gastronomia, com chefs convidados preparando receitas ao vivo.

Entre os patrocinadores estavam a Claro, que marcou presença em diferentes pontos do festival com ativações como bebedouros e o Jardim Claro, um charmoso local para descanso, além de lambe-lambes espalhados pela cidade e presença especial no Sunset da Vinícola Trindade. Já a Jeep ocupou a Praça da Rodoviária com um carro em exposição, além de degustações em seu estande na Praça Santíssimo e nas principais festas do evento, reforçando sua conexão histórica com a gastronomia. Enquanto o Boticário levou à Praça Santíssimo um estande que une beleza e experiência sensorial, ampliando a presença da marca no cotidiano do evento.

Sistema Fecomércio MG, patrocinador cultural e educacional, transformou o Largo das Forras em um grande local de conhecimento, aprendizado e troca cultural. O Espaço Interativo Fecomércio MG recebeu aulas gratuitas com chefs e especialistas, aproximando o público de técnicas gastronômicas em atividades abertas. Já o Espaço Degustação Fecomércio MG proporcionou demonstrações que conectam tradição e inovação. Além disso, o Palco Sistema Fecomércio MG, instalado na Praça Santíssimo, levou uma programação artística diversificada, com apresentações musicais e performances gratuitas ao longo de todo o festival, reforçando o papel da instituição na promoção da cultura.

Localiza Meoo, copatrocinadora,  ativou o público na Praça Santíssimo e ofereceu um serviço de traslado pela cidade, garantindo conforto e mobilidade. Já a Codemge assinou o Sunset da Vinícola Trindade nos dois sábados (23 e 30 de agosto), reforçando a valorização dos vinhos mineiros em uma experiência enogastronômica.

Entre os apoiadores, a Camil batizou a Cozinha ao Vivo da praça Santíssimo, promovendo encontros entre chefs e as pessoas em momentos gastronômicos democráticos e saborosos. A 3 Corações levou a esta mesma praça um estande com venda de produtos, ativações de café e ainda apresentou a Bike 3 Corações, distribuindo degustações pela cidade. O Sebrae montou um espaço especial na Praça da Rodoviária, reunindo 11 produtores, promovendo uma aula show e fortalecendo o empreendedorismo local. O Verdemar ocupou tanto a Praça Santíssimo quanto a Praça da Rodoviária com containers que ofereceram experiências de marca e conexão.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. Desde 2012, as Expedições Fartura já percorreram mais de 100 mil km pelo território nacional, quase 300 cidades e mais de 260 entrevistas realizadas, originando livros, filmes e servindo como base para eventos premiados. O projeto já realizou Festivais Fartura em mais de 10 cidades brasileiras e internacionais, incluindo Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Brasília, Serro, Conceição do Mato Dentro, Lisboa e Porto, atingindo cerca de um milhão de pessoas.

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