Em primeira edição, Joinville Hub debate futuro do turismo e destaca inovação como motor para o setor

 

Evento nasceu para engajar empresários em ações e iniciativas que fortaleçam a cadeia produtiva do turismo local

26 de setembro - Estreando no calendário de eventos corporativos da cidade, o Joinville Hub foi realizado na última quarta-feira (24/09), reunindo especialistas e lideranças do turismo nacional para debater o futuro do setor.


Na programação, palestras, painéis e muita troca de experiências sobre inovação, economia criativa e tendências de mercado. O evento, realizado no Ágora Tech Park, foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB).


O secretário Guilherme Gassenferth abriu o evento, compartilhando a visão estratégica para o setor, com planos até 2026, incluindo a criação do Observatório de Turismo, a construção do Palácio das Orquídeas e o incentivo à criação de novas experiências para consolidar Joinville como destino turístico qualificado. Ele também anunciou o Festival Catarinense de Aves, que acontece entre 2 e 5 de outubro, com atividades gratuitas para iniciantes, famílias e observadores experientes.


Para Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do JRCVB, o Hub nasceu para engajar empresários em ações e iniciativas que fortaleçam a cadeia produtiva do turismo local. “Reunimos quem faz a diferença no setor. Foi um dia produtivo e inspirador, que alcançou nosso objetivo de gerar conexões capazes de integrar eventos, hotelaria, gastronomia e atrações em benefício do desenvolvimento econômico”, avaliou.


Considerado polo de inovação e tecnologia em Joinville, o Agora Tech Park serviu de case para a apresentação do diretor-executivo, Fabiano Dell Agnolo, em painel em que falou sobre inovação nos negócios e como aplica-la nas empresas de turismo. 


Referências nacionais

Um dos painéis mais aguardados reuniu executivos de três das principais operadoras de turismo do país: Thayná Galhego (Decolar), Alexandre Tedesco (Trend) e Dyogo Schroeder (Europlus). Mediado em tom de bate papo pela CEO da Imaginadora, Marjori Schroeder, o painel trouxe reflexões sobre como Joinville pode se inserir de forma competitiva nos grandes canais de distribuição e ganhar relevância no mercado nacional.


Os executivos destacaram a importância de organização do trade local, integração tecnológica e fortalecimento da identidade do destino como diferenciais para ampliar sua atratividade junto às operadoras. Também ressaltaram o potencial de regionalização, conectando Joinville a destinos próximos, como a Serra Catarinense, o Litoral Norte e a Rota Germânica, em pacotes que valorizam a diversidade de experiências.


Senso comum entre os painelistas foi de que o papel das operadoras vai além da distribuição - elas são pontes entre destinos e viajantes – e que quando há união entre hotelaria, atrações e receptivos locais, o destino ganha musculatura para entrar de forma consistente na prateleira de vendas.


Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, comandou um talk show com Silvana Gomes, coordenadora de Atividades Corporativas e de Incentivo da Embratur, que teve como assunto principal o Plano Brasis, recentemente lançado pela instituição, e as oportunidades de Joinville no setor de Mice (Meeting, Incentive, Congress and Events).


Outro ponto alto foi a palestra de Anna Donato, fundadora da Imaginadora, que abordou o uso da inteligência artificial combinada ao talento humano para criar narrativas autênticas e significativas para destinos turísticos.


O empresário Facundo Guerra – referência em inovação urbana e conhecido como “tubarão” do programa Shark Tank Brasil – levou sua expertise no ramo da gastronomia, e apresentou cases sobre a transformação de ícones urbanos em experiências capazes de engajar visitantes e imspulsionar destinos.


A programação também contou dois momentos especialista, um deles a cargo de Paulo Gontijo, diretor de Relações Institucionais do Grupo Iter, que falou sobre os desafios das atrações turísticas e parques no Brasil; e o outro de Paulo Roberto Caputo, presidente do Conselho do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). Caputo também comando o segundo talk show da programação, que versou sobre distribuição, com a participação de Lucio Wietzke, da Omnibees.


O sucesso da primeira edição abriu caminho para que o Joinville Hub retorne em 2026, reforçando o posicionamento da cidade como polo de inovação turística no Brasil.


Sobre Joinville (SC)

Em 174 anos Joinville passou de uma vila colonizada por imigrantes suíços, alemães e noruegueses à maior cidade de Santa Catarina. Localizada entre a serra e o mar, preserva suas tradições e oferece atrativos turísticos para diferentes perfis de viajantes. As opções incluem roteiros de lazer e entretenimento, ecoturismo e turismo de aventura, cicloturismo, turismo histórico e cultural, rural e náutico. Em termos de estrutura, Joinville conta com um aeroporto bem conectado à malha doméstica, uma rodoviária, e 6,4 mil leitos hoteleiros, além de 893 bares e restaurantes. Com 1,3 mil indústrias, 11 mil estabelecimentos comerciais e um ecossistema de fomento à inovação, o parque fabril é motor para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos. Dá para perceber que Joinville não é só uma cidade. Joinville é muitas cidades em uma só.

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