Evento celebra estilo de pintura que é patrimônio cultural de Camanducaia e terá a
sua 5ª edição entre os dias 2 e 12 de outubro, na Casa do Bauer e em ateliês locais
Espaço de Arte Cristina Bottallo será um dos estabelecimentos participantes da próxima edição da Semana do Bauer (Foto: Divulgação/Espaço de Arte Cristina Bottallo) |
Setembro, 2025 – Marcada para começar na próxima segunda-feira (22) no Brasil, a primavera é uma estação cujas características fazem de Monte Verde (MG) um destino ainda mais encantador do que já é. A sua deslumbrante vegetação na Serra da Mantiqueira é realçada pelo desabrochar das flores neste período do ano. E a beleza das paisagens locais serviu como inspiração para a pintura Bauernmalerei, técnica de artesanato de origem alemã que é patrimônio cultural de natureza imaterial e arte decorativa do distrito de Camanducaia. Esse importante reconhecimento histórico voltará a ser celebrado com a realização da 5ª edição da Semana do Bauer, entre os próximos dias 2 e 12 de outubro.
Idealizado e organizado pela artista plástica Maria Osterne, o evento no tradicional destino turístico do Sul de Minas, localizado a apenas 160km de São Paulo, conta com a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) entre os seus apoiadores e promete encantar os turistas que visitarem a Casa do Bauer e os ateliês participantes da atração no vilarejo. Nestes locais ocorrerão aulas dessa técnica de pintura que dá nome à festividade, oficinas de arte e exposições de peças exclusivas produzidas por diversos artistas.
Bonecas Blythe cujas roupas possuem flores pintadas com uso da arte Bauer (Foto: Divulgação/Espaço de Arte Cristina Bottallo) |
Localizado na avenida Monte Verde, 2.072, o Espaço de Arte Cristina Bottallo é um desses estabelecimentos com presença confirmada e terá como uma das atrações para os visitantes a nova exposição "Flores da Primavera”, na qual 25 bonecas Blythe (de cabeça desproporcionalmente grande e olhos que mudam de cor ao puxar de uma corda), vestidas com roupas estilizadas com flores da pintura Bauernmalerei (que, em português, significa pintura camponesa). Já a galeria de arte da artista plástica vai exibir serigrafias em uma mostra que celebra o Dia da Árvore, data comemorada em 21 de setembro, na véspera do início desta primavera. Essas exposições são abertas ao público.
Pratos estilizados com a técnica de pintura que se tornou patrimônio cultural de natureza imaterial do município (Foto: Divulgação/Casa do Bauer) |
No ateliê desse espaço também serão oferecidas oficinas de serigrafia e pintura em tecido e nas quais as alunas aprenderão com a professora Cássia Perr a pintar bolsas com as flores moldadas com a técnica Bauer. Cristina Bottallo, por sua vez, ensinará como aplicar essas formas de arte em superfícies de madeira. A utilização da pintura Bauer sobre folhas prensadas, em tecidos com lápis de cor e por meio do uso de baixo esmalte em azulejos com motivos florais folclóricos são outras atrações que a casa promoverá no período do evento.
As aulas serão entre os dias 3 e 12 de outubro, em dois períodos, às 9h30, às 12h30, às 14h30 e às 17h30. Mais informações e agendamento para participar das atividades pelo WhatsApp: (11) 99171-7075, com a própria Cristina Bottallo. As inscrições para garantir presença em atrações agendadas para a Casa do Bauer, situada na avenida das Montanhas, 55, podem ser feitas no link oficial do evento e a programação completa está disponível no perfil no Instagram.
Banco do centro de Monte Verde decorado com a pintura de flores característica da arte Bauer (Foto: Divulgação/MOVE) |
A importância da realização de mais uma edição da Semana do Bauer é exaltada por Rebecca Wagner, presidente da MOVE. “A pintura Bauer é uma das expressões mais genuínas da cultura do nosso destino e a sua relevância já foi eternizada com o seu reconhecimento como patrimônio cultural do município. A beleza proporcionada por essa técnica artística pode ser vista em muitos lugares de Monte Verde, como, por exemplo, nas pinturas decorativas dos bancos da avenida principal do distrito. E esse evento está consolidado como um atrativo especial no período inicial da primavera”, ressalta a líder da entidade.
Semana do Bauer ocorrerá em quadrimestre cheio de eventos
A atração artística do início de outubro está inserida em um quadrimestre marcado por uma agenda repleta de eventos em Monte Verde. No mês em que o distrito recebe o “Gastronomia nas Montanhas”, festival que reúne 22 estabelecimentos do vilarejo até o próximo dia 28 com uma série de atrativos culinários exclusivos e uma série de apresentações musicais, também ocorreu, no último dia 13, a quarta edição do Rocktoberfest, na pousada Águia da Montanha, que abrigou novamente, em seu espaço externo, uma festa com exibições de rock, chope artesanal, drinks, vinhos e espumantes, comida alemã, pizzas, brincadeiras no jardim e até uma fogueira acesa no entardecer.
Já neste sábado (20), o vilarejo voltará a receber uma etapa do Circuito Cervejeiro de Corrida, que em 2024 aconteceu em agosto no destino turístico. De caráter recreativo e com um percurso de apenas 3km, a prova une corrida, cerveja e diversão e proporciona aos participantes a experiência de fazer paradas estratégicas para a degustação de cervejas ao longo do trajeto. Para completar, no último final de semana do “Gastronomia nas Montanhas”, a localidade contará com mais uma edição da Corrida Bauer, no dia 27, e terá a terceira etapa da Copa Kids de Trail Running e Mountain Bike, em 28 de setembro, com a garotada percorrendo trilhas da bela natureza local.
Após a Semana do Bauer, de 2 e 12 de outubro, o calendário esportivo voltará a se fazer presente no destino com uma etapa do Tour da Roça de Mountain Bike, atração de cicloturismo que estreou de forma bem-sucedida em Monte Verde em 2024, quando atraiu mais de 850 ciclistas, entre os dias 24 e 26.
Em novembro, a localidade mineira terá, no dia 15, a abertura oficial de mais uma aguardada edição do Natal nas Montanhas, que irá até 2 de fevereiro de 2026 com uma diversificada programação de atrações culturais gratuitas. Um dia após o início da festividade natalina, o vilarejo retoma a sua agenda esportiva com o Pedal nas Montanhas, que terá competições de ciclismo mountain bike. Já entre os dias 24 e 26, o distrito de Camanducaia receberá a Feira Nacional dos Destinos de Inverno, sendo que, durante o evento, ocorrerá o 3º Seminário MOVE de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Monte Verde e Região.
Por fim, em dezembro, mês que será marcado pela intensa programação cultural de atrações do Natal nas Montanhas, a localidade ainda terá, no dia 21, a última etapa do ano da Copa Kids Camanducaia de Trail Running e Mountain Bike.
0 Comentários