Mostra reúne oito arquitetas e designers do universo infantil em projetos que exaltam a cultura brasileira e a importância do brincar livre
A Muskinha, referência nacional no desenvolvimento de mobiliário lúdico infantil, anuncia a abertura da 4ª edição da Casa Muskinha, que acontece a partir de 18 de setembro. Criada em 2020 para ser o lar da família Muskinha, a casa se consolidou como um espaço híbrido — ao mesmo tempo showroom, mostra de decoração e ponto de encontro entre arquitetos, designers, famílias e apaixonados pelo universo infantil.
Este ano, o tema escolhido foi “Quintal do Brasil”, em homenagem a um espaço cada vez mais escasso nas grandes cidades, mas essencial para a memória afetiva de tantas famílias brasileiras. A casa, construída em 1940 e preservada em seus detalhes originais, se transforma novamente em palco para a criação de ambientes autorais assinados por oito arquitetos parceiros da marca.
“Nosso desejo foi resgatar a beleza dos quintais e da cultura brasileira. Queremos enaltecer nossas fibras naturais, madeiras, estampas que retratam a Amazônia, o Pantanal, nossos animais e cores. Cada ambiente é um convite a revisitar memórias, viver o presente com mais presença e resgatar a essência do brincar livre”, destaca Amanda Chatah, sócia-fundadora da Muskinha.
Além de apresentar novos projetos e lançamentos, a 4ª edição também celebra os 9 anos da Muskinha. “Esse é um momento de encontro e celebração: com nossos parceiros, fornecedores, arquitetos e clientes. Vivemos cada vez mais em um mundo digital, e acreditamos que esses momentos olho no olho são fundamentais para fortalecer vínculos e resgatar a essência das relações humanas — assim como acontecia nos quintais, onde tudo se reunia e a vida acontecia”, completa Amanda.
Os espaços da 4ª edição – “Quintal do Brasil”
Cada arquiteto e designer convidado recebeu o desafio de reinterpretar o quintal brasileiro em seus ambientes, trazendo brasilidade, ludicidade e memória afetiva para dentro da Casa Muskinha.
Bê-a-Bá – por Amanda Chatah, designer
Idealizado pela própria sócia-fundadora da Muskinha, o espaço B-A-B nasce da inspiração no tema “Quintal do Brasil” e no desejo de criar um cantinho acolhedor para a fase do pré-adolescente, inspirado em sua filha Olivia. O projeto, de aproximadamente 7 a 8m², transforma um quarto pequeno em um ambiente multifuncional e aconchegante, com escrivaninha em muxarabi — linha lançada pela Muskinha — que conta com gaveteiros e tampa com espelho. A cama de solteiro, da mesma coleção, se transforma em uma bicama e pode se expandir para uma cama casal, garantindo conforto para receber amigos sem perder o espaço de estudo. O resultado é um ambiente brasileiro, versátil e afetivo, que traz pertencimento, intimidade e funcionalidade ao quarto dos jovens.
Quarto Nuvem de Algodão – por Duda Senna, arquiteta
Inspirado na relação entre irmãos e na magia da infância compartilhada, o espaço traduz a chegada do irmãozinho de sua filha Olivia e toda a fase de afeto e descobertas. Com 17m², o ambiente reúne a linha completa “Duda Senna para Muskinha”, inicialmente criada para o quarto de sua filha e hoje disponível comercialmente. Com traços suaves e arredondados, a coleção traz cama, mesinha de cabeceira, armário, livreiro, estante e tapete, compondo um cenário lúdico e poético. O destaque está no equilíbrio entre estética e funcionalidade, em um quarto que estimula autonomia, imaginação, segurança e memórias afetivas, tornando-se um verdadeiro espaço de sonhos e aventuras.
Recanto do Curió – por Studio Adoleta, das arquitetas Carolina Vilarino e Simone Lescher Fagundes
Inspirado no canto delicado do Curió, este espaço resgata a simplicidade e a força da natureza. Cores terrosas, palhinha, cestos artesanais e texturas naturais criam um refúgio lúdico, que convida a desacelerar e brincar em sintonia com o essencial. Mais do que um quarto, o projeto é um convite para viver cercado pela beleza do simples, em um ambiente que acolhe e inspira.
Castelo de Areia – por Camila Fleck, arquiteta
Um mergulho nas memórias felizes da infância à beira-mar. A arquiteta carioca traz o universo desse lifestyle para a Casa Muskinha. O ambiente traz cores suaves, elementos lúdicos e estímulos sensoriais, criando um refúgio de autonomia, criatividade e vínculo familiar. O diferencial é a união do método montessori ao universo praiano, resultando em um espaço funcional e encantador.
Ateliê de Aventuras – por Iluminoo, designer Caroles Gonzaga
Um espaço dedicado à imaginação e à arte. Inspirado nas próprias memórias da arquiteta em seu ateliê criativo, o ambiente convida crianças a desenhar, pintar, recortar e transformar ideias em realidade. O grande diferencial está em transformar cada criança em artista, permitindo que suas criações sejam expostas no espaço como em uma galeria viva.
Sonhos de Aquarela – por Joyce Moreira, arquiteta
Inspirado na poesia da música Aquarela, este quarto de bebê une cores suaves e vibrantes, texturas e peças autorais, como o tapete desenvolvido pela arquiteta em parceria com a Muskinha. O ambiente oferece estímulos visuais e sensoriais desde os primeiros dias de vida, criando um refúgio acolhedor e cheio de significado.
Tudo Junto e Misturado – por MiniNoma, da arquiteta Juliana Mancini
Um ambiente que resgata a essência do quintal como lugar de liberdade, conexão e afeto. A estrutura central em madeira que remete as tradicionais casas com telhado de barro reúne camas para todas as idades, e na “parte externa” cabaninha e mesa de estudos, complementam esse espaço multigeracional. O diferencial está na integração entre dentro e fora, entre casa e quintal, e os diversos elementos que reforçam a brasilidade em cada detalhe.
Vamos Todos Cirandar – Brinquedoteca Gabi Work, arquiteta
O projeto “Vamos Todos Cirandar”, de Gabi Work, resgata a essência das brincadeiras da infância com balanço, cama de gato, escorregador e espaço para brincar de comidinha, além de uma varandinha para os pais acompanharem as crianças enquanto se divertem. O ambiente acolhedor e lúdico incentiva o livre brincar, estimula a criatividade e fortalece o vínculo familiar, proporcionando momentos de descoberta e socialização longe das telas. Gabi Work destaca o orgulho em criar um espaço tão gostoso e a ansiedade de ver as crianças explorando cada cantinho, tornando a infância mais livre e significativa.
Sobre a Muskinha
A Muskinha nasceu em 2016 após uma “obra do destino”. Olivia, filha de Amanda e José, então com 8 meses, caiu do berço onde dormia. Após o ocorrido, o casal decidiu repensar todo o quarto do bebê, conheceu o método Montessori e José desenhou a primeira cama, que foi executada por uma pequena marcenaria. A “Cama Casinha” se tornou o produto mais vendido da marca até hoje.
Em 2025, a Muskinha já conta com mais de 50 colaboradores e mais de 30.000 mil entregas realizadas em todo o Brasil, sendo referência no desenvolvimento de móveis infantis lúdicos, funcionais e com afeto.
Casa Muskinha 2025 – Quintal do Brasil
Inauguração: 18/09/2025
Rua Humberto I, 981 – Vila Mariana
Informações à Imprensa: AGENCIA VIVA
Renata Nascimento – renata@agenciaviva.com
Andressa Bregalanti – andressa@agenciaviva.com
0 Comentários