A 5ª edição do projeto da Muda Cultural, patrocinado pela GDM e pela Edenred Ticket Log, por meio pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove inclusão digital, criatividade e sustentabilidade em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul
Aprendizes Digital 2023. Crédito da imagem: Nego Júnior
A Muda Cultural, agência que viabiliza iniciativas de impacto para diversas áreas (social, educacional, saúde, cultural, entre outras), anuncia a 5ª edição do “Aprendizes - Digital”. O programa será realizado de 25 de agosto a 21 de novembro, em formato expandido e com participação gratuita.
A nova edição oferecerá oficinas presenciais de tecnologia, artes visuais, programação e robótica para cerca de 375 crianças e adolescentes de até 15 anos, além da formação de aproximadamente 40 educadores, em quatro municípios: Novo Hamburgo (RS), com patrocínio da GDM, e Passo Fundo (RS), Patos de Minas (MG) e Londrina (PR), com patrocínio da Edenred Ticket Log. As atividades, viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, têm coordenação pedagógica de Débora Garofalo, educadora finalista do Global Teacher Prize, conhecido como o "Nobel da Educação".
Com duração de 12 encontros semanais de duas horas por grupo, o programa contempla seis instituições públicas e organizações da sociedade civil distribuídas entre as cidades participantes. Em Novo Hamburgo, três entidades atenderão seis turmas de 25 alunos. Já em Passo Fundo, Patos de Minas e Londrina, cada cidade contará com uma instituição e três turmas, também com 25 participantes cada.
A proposta pedagógica do “Aprendizes - Digital” é baseada na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que estimula o aprendizado interdisciplinar por meio da prática criativa e colaborativa. As atividades integram conteúdos de cultura digital, robótica, programação e artes visuais, promovendo protagonismo, cooperação e autonomia. A sustentabilidade também é tema central, com a utilização de materiais recicláveis para a criação de robôs — alternativa mais acessível em relação aos kits convencionais, como os de LEGO. Os educadores envolvidos participarão de uma capacitação presencial de oito horas em cada uma das localidades.
Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da Muda Cultural, destaca a missão da iniciativa: “Queremos conectar crianças e jovens de territórios vulneráveis ao universo da tecnologia e da criação de forma crítica e colaborativa, ressignificando o descarte por meio da robótica e provocando novas formas de pensar e agir no presente, além de estimular a inserção ao mercado de trabalho, como um fortalecedor do desempenho em tecnologia, que se relaciona com o programa Menor Aprendiz, por exemplo”. Segundo ele, o projeto vem incorporando melhorias desde sua estreia, como a expansão do protagonismo juvenil e a criação de materiais didáticos próprios.
Para a GDM, apoiar o Aprendizes - Digital é “acreditar no potencial transformador da cultura digital aliada à sustentabilidade, preparando jovens para os desafios do futuro”. Já Lívia Alves, Diretora de Recursos Humanos da Edenred Mobilidade, ressalta que “projetos como este, que unem ensino, inovação e responsabilidade social, são fundamentais para ampliar o acesso ao mercado de trabalho e fomentar um ambiente mais inclusivo. Além disso, a iniciativa reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e o objetivo de promover, cada vez mais, qualidade de vida e impacto positivo para as comunidades onde estamos presentes com nossos negócios."
As oficinas são planejadas com base na escuta ativa das comunidades locais, respeitando suas especificidades. A combinação entre tecnologia, sustentabilidade e expressão artística impulsiona o desenvolvimento social imediato e prepara os jovens para novas oportunidades, inclusive profissionais.
“O Aprendizes - Digital não ensina apenas robótica ou programação. Ensina que aprender é um ato criativo, que pensar é arte coletiva, e que a tecnologia pode ressignificar o que consideramos descartável. Jovens s de periferias desenvolvem soluções para o agora, transformando o amanhã. Acesso, estímulo e cuidado para redesenhar o futuro”, conclui Azevedo.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência com 18 anos de experiência na criação de estratégias e gestão de incentivos fiscais para promoção de iniciativas de impacto. Sua atuação abrange várias áreas; desde inclusão digital, educação financeira, capacitação e democratização do acesso à arte e à cultura, até propostas de sustentabilidade com foco em reciclagem, projetos de apoio à criança e adolescente, público idoso, saúde e esporte, destacando-se, também, pela parceria com empresas e instituições que buscam investir em iniciativas alinhadas ao universo ESG, criando projetos para marcas como Grupo Boticário, Itaú e Claro.
Só em 2024, a empresa mediou 36 patrocínios e direcionou R$10 milhões em recursos, fortalecendo diversas marcas por meio dos mecanismos de incentivos fiscais criados com o suporte da Muda Cultural. Para 2025, a empresa visa fortalecer seu posicionamento institucional, se consolidando ainda mais nas áreas de gestão de incentivos, portfólio de projetos proprietários e desenvolvimento de projetos sob medida. Entre as iniciativas já realizadas este ano estão: Aprendizes Digital, Artistas de Rua e maquie&crie.
Sobre a GDM
A GDM é um grupo global dedicado à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos com propriedade intelectual em genética de plantas para cultivos extensivos. Com uma abordagem inovadora, a empresa integra tecnologias avançadas e talentos excepcionais para promover a inovação, a colaboração e o desenvolvimento de novos negócios que impactam positivamente a cadeia de valor agroindustrial. A GDM opera em 15 países e conta com uma equipe de 3.400 colaboradores.
Mais informações: www.gdmseeds.com
Sobre a Edenred Mobilidade
A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Ticket Log, Repom, PagBem e Taggy. Possui mais de 30 anos de experiência no país e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 33 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.
Juntas, desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição.
No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes.
0 Comentários