Rota da Embratur encerra o Prêmio Sabores da Orla em grande estilo e com experiência sensorial que une gastronomia, cultura e inclusão na orla carioca

 

João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Fotógrafo: Mauricio Pereira)


A orla do Rio foi palco de uma vivência turística inédita nesta quinta-feira (31), com uma experiência repleta de simbolismo e conexão com a cultura brasileira. A Rota da Embratur, patrocinadora oficial do Prêmio Sabores da Orla, encerra a 8ª edição do festival idealizado pela Orla Rio, que une sabores, arte e inclusão social em um passeio exclusivo por cinco quiosques emblemáticos da cidade.

Fruto de uma parceria com a Embratur, a iniciativa reuniu o presidente da empresa, Marcelo Freixo, a outras autoridades, profissionais do turismo, representantes de consulados, correspondentes internacionais, jornalistas e grandes parceiros em uma experiência sensorial que exalta a culinária praiana nacional, ao mesmo tempo em que foram prestadas homenagens a ícones da literatura e da música do Brasil.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a praia é um destino acessível e que além do mar e do céu, a orla do Rio também oferece música, história e literatura para os visitantes de todo o mundo. "A praia é um dos lugares dos quais podemos falar que o turismo tem o acesso mais democrático. Fazemos essa parceria com muito orgulho, pela confiança que a Embratur tem no trabalho da Orla Rio. Essa rota reafirma o Brasil com 'S', dos saberes e do sabor", disse.

A condução do roteiro ficou a cargo de Marco Bransford, guia trilíngue, turismólogo e especialista em criar roteiros personalizados que destacam a riqueza histórica e cultural do Rio. A proposta foi celebrar a diversidade brasileira por meio de uma jornada envolvente e cheia de significado.

O trajeto incluiu cinco paradas em quiosques que contam com enfoques artísticos e culturais distintos:
- Mureta do Leme: inspiração e delicadeza com Clarice Lispector; - Coisas de Bamba: celebração do samba e da cultura de Martinho da Vila e Moacyr Luz; - Tropik: ecos do tropicalismo e da poesia de Drummond de Andrade e Dorival Caymmi; - Quase Nove: a sofisticação da bossa nova eternizada por Tom Jobim; - Sel d’Ipanema: o pôr do sol como pano de fundo para um encerramento poético.

A Rota da Embratur contou também com a presença do projeto Rio Inclui, que promove a participação de pessoas com deficiência na vida cultural e social da cidade, reforçando o compromisso do evento com a inclusão e o acesso para todos.
“O Sabores da Orla de 2025 foi um grande sucesso! Milhares de cariocas e turistas participaram do festival. A orla carioca é muito mais do que paisagem: é cultura, é encontro, é potência. O Sabores da Orla reconhece e valoriza os operadores que transformam seus quiosques em vitrines de criatividade, excelência e propósito”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Com essa imersão em sabores, memórias e identidade, o Sabores da Orla 2025 encerra mais um ano transformando a orla carioca em um espaço de encontros autênticos, onde o Brasil se manifesta de diferentes formas focando na gastronomia, na arte e no acolhimento.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sou da zona do Porto e jogo ocasionalmente, mais por diversão. O spinmacho apareceu-me num grupo de Telegram e resolvi dar uma chance. O que mais gostei foi a facilidade de usar o site no telemóvel — tudo rápido, sem falhas. Fiz um depósito pequeno, usei um bónus, e consegui jogar por mais de uma hora sem gastar quase nada. É raro encontrar algo assim hoje em dia.

    ResponderExcluir