Patrimônio cultural e ambiental de São Paulo, o Ibira celebra seu aniversário com um ciclo de melhorias em gastronomia, lazer, mobilidade e infraestrutura, reforçando seu papel como um dos parques mais visitados da América Latina
(Divulgação/Urbia)
São Paulo, 20 de agosto de 2025 – No próximo dia 21 de agosto, o Parque Ibirapuera, um dos principais símbolos de São Paulo e cartão-postal reconhecido em todo o Brasil, celebra 71 anos de história. Inaugurado em 1954 e atualmente sob gestão da concessionária Urbia, o espaço vive um ciclo de modernização e expansão de serviços, reafirmando sua posição como um dos mais visitados da América Latina e como patrimônio cultural e ambiental que integra natureza, arte, esporte e lazer em um só lugar.
Desde sua inauguração, em 1954, o “Ibira” se consolidou como ponto de encontro democrático, que abriga ícones arquitetônicos de Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx. O parque é palco de grandes eventos, como a Bienal Internacional de Arte de São Paulo e a SP Fashion Week, além de receber shows, festivais e exposições de relevância nacional e internacional. Valorizando essa história, no último ano, entre agosto de 2024 e julho de 2025, a Urbia entregou um amplo pacote de melhorias que aprimoram a experiência do visitante.
Entre as novidades, destaca-se a chegada do Inter Café, primeira unidade da marca em São Paulo, localizada no Portão 5. O espaço, aberto para clientes e não clientes, oferece cardápio variado e comodidades como empréstimo gratuito de cadeiras, ombrelones e puffs infláveis aos fins de semana, além de ativações com diferentes marcas. Com projeto da Greco Design e parceria gastronômica com a premiada sorveteria Frida&Mina, o café traz conveniência, conforto e interação com a natureza, funcionando diariamente das 6h às 22h.
Na área gastronômica, foram inaugurados os restaurantes Bottega Bernaca e o Fazenda Churrascada. A mobilidade e o acesso também foram ampliados com a revitalização das portarias e do estacionamento do Portão 7, próximo à Serraria; novos sanitários na região; um novo Hub Multiuso para eventos, um ponto de Serviço ao Visitante no Portão 7 em parceria com o Nubank e uma Loja de Souvenirs.
O lazer ganhou destaque com a recuperação do Espelho d’Água da Praça Burle Marx e a revitalização de caminhos secundários; restauração da Ponte de Ferro e renovação dos decks do lago e melhorias paisagísticas no cachorródromo, garantindo mais segurança, conforto e preservação do espaço. O Planetário também ganhou mais acessibilidade e novos instrumentos para atender melhor os visitantes. Nas alamedas do parque, os carrinhos de vendedores autônomos foram padronizados com uma melhor organização do espaço. No campo da infraestrutura, o parque recebeu cabines primárias de energia e a instalação de um Circuito Fechado de Televisão (CFTV), para reforçar o sistema de segurança. Também foi ampliado o atendimento da assessoria de corrida Corre no Ibira, criada em julho.
Ao longo desse ciclo de modernização, a Urbia já direcionou R$ 289,3 milhões em investimentos até o fechamento de 2024 (sem considerar a outorga de R$ 70,5 milhões), reforçando o compromisso em aliar conservação e inovação em cada entrega.
Ao completar 71 anos, o Ibirapuera reafirma sua relevância histórica e cultural, sendo referência em preservação e uso sustentável de áreas verdes urbanas. O aniversário celebra não apenas o passado, mas o compromisso contínuo da Urbia em unir conservação e modernização, garantindo que o parque siga encantando e inspirando todas as gerações.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
0 Comentários