Líder Aviação fecha parceria com a Beta Technologies para trazer eVTOLs e eCTOLs ao Brasil



Empresa será representante exclusiva da fabricante americana e anuncia encomenda de aeronaves elétricas com foco em mobilidade aérea sustentável
 

Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, anuncia sua entrada oficial no segmento de aeronaves elétricas com a assinatura de uma parceria estratégica com a norte-americana Beta Technologies, referência global no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis.
 

O acordo posiciona a Líder como representante de vendas exclusiva da Beta no Brasil, além de centro de serviços autorizado para os modelos da fabricante. A parceria também confirma a aquisição de três aeronaves e uma encomenda de mais 50 opções de compra para sua frota própria.
 

O acordo deve inaugurar uma nova era na aviação executiva nacional, com foco em soluções de transporte mais limpas, silenciosas e acessíveis. “Depois de anos estudando o mercado de aeronaves elétricas, optamos por uma parceria com a Beta pela robustez da tecnologia, pela maturidade do projeto e pelo alinhamento com nossa visão de futuro. É um marco para a aviação no Brasil”, afirma Júnia Hermont, CEO da Líder Aviação.


A Líder irá comercializar dois modelos da Beta: CX300 (eCTOL), aeronave totalmente elétrica de decolagem e pouso convencionais, e o ALIA 250 (eVTOL), aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais. Os modelos estão em fase final de desenvolvimento e certificação junto à FAA, e com a ANAC acompanhando o processo no Brasil. A entrega das primeiras unidades está prevista após a homologação internacional.
 

Entre os diferenciais do ALIA 250 está o design com quatro rotores verticais independentes e uma hélice horizontal evitando o sistema tilt-rotor, considerado mais complexo e menos eficiente. A aeronave também oferece zero emissão de carbono, por ser 100% elétrico, sistema de carregamento rápido e portátil compatível com a infraestrutura elétrica já existente em aeroportos brasileiros e cockpit com dois assentos, facilitando treinamentos e operação inicial com pilotos.
 

A operação inicial está em fase de estudo, mas contempla diversas aplicações possíveis: voos shuttle entre aeroportos, rotas urbanas e regionais, transporte aeromédico, entrega de cargas e voos corporativos sob demanda. “O eVTOL é complementar à frota de helicópteros e aviões convencionais. Ele abre novas rotas, com menor custo operacional e menor impacto ambiental, especialmente em áreas urbanas”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas da Líder Aviação. A parceria também prevê treinamento de pilotos e equipes técnicas, inicialmente fora do país, com transferência posterior para o Brasil.
 

A entrada da Líder no segmento reforça seu compromisso com inovação e sustentabilidade, pilares estratégicos da companhia nos últimos anos. “A aviação elétrica veio para ficar. Acreditamos que esse movimento vai transformar o acesso à mobilidade aérea e tornar o setor mais eficiente, seguro e ambientalmente responsável”, completa Júnia.
 



ALIA 250, eVTOL desenvolvido pela Beta Technologies (créditos: Divulgação)


CX300, eCTOL desenvolvido pela Beta Technologies (créditos: Divulgação)



Sobre a Líder Aviação

Maior empresa de aviação executiva da América Latina, a Líder Aviação atua há 66 anos no mercado. Conta com mais de 1.350 colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, operando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; serviços aeroportuários; vendas e aquisições de aeronaves; serviços de manutenção; e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 22 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, dispõe de uma equipe bilíngue, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e excelência. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguros aeronáuticos, treinamentos em simuladores de voo e reparo de pás de helicópteros.

Postar um comentário

0 Comentários